Três em cada dez alunos matriculados na Unicamp este ano são de escola pública
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) recebeu neste ano um número total de 1.111 matrículas de alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública, equivalente a 32% dos matriculados. No ano passado, foram admitidos 1.003 estudantes da rede pública, representando 29,4% das matrículas.
O aumento na participação de alunos da rede pública foi verificado já na passagem da primeira para segunda fase. A porcentagem aumentou de 20,3% em 2010, para 21,8% este ano.
A Unicamp atribuí esses números ao novo modelo do vestibular, com com 48 questões de múltipla escolha na primeira fase (eram 12 questões dissertativas), um novo modelo de prova de redação (com três textos) e quatro provas na segunda fase, (língua portuguesa e literatura, matemática, ciências humanas e língua inglesa, ciências da natureza), aplicadas em três dias consecutivos (antes eram quatro), com 24 questões dissertativas por dia.
Com essas mudanças, todos os candidatos passaram a ter a prova de redação corrigida, o que não acontecia nos últimos anos, quando havia uma pré-seleção a partir das notas obtidas nas questões da primeira fase.
As inscrições de alunos de escola pública também aumentaram no vestibular 2011. Foram 14.277 candidatos da rede pública (27%) em 2011, contra 13.503 (26,4%) no ano anterior. O número total de inscritos foi 51.222.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Unicamp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.