MPF recomenda fim de trotes violentos em faculdades do Acre
O MPF/AC (Ministério Público Federal) do Acre enviou recomendação a todas as instituições de ensino superior do Estado para que sejam promovidas medidas a fim de evitar o trote estudantil. Segundo a nota, as instituições devem desenvolver campanhas de orientação de veteranos e calouros sobre as consequências do trote, com destaque para aspectos de responsabilização civil e criminal.
Recomenda-se também que os calouros não sejam expostos a "violência, humilhação, constrangimento ou qualquer situação degradante, dentro ou fora das dependências das Universidades".
De acordo com Ricardo Gralha Massia, procurador que assina o documento, "a Constituição Federal prevê que a educação deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, o que afasta a possibilidade de ocorrências como os trotes humilhantes".
As instituições tem prazo de 20 dias para informar ao ministério as providências efetivamente tomadas para o cumprimento da recomendação.
*Com informações do MPF/AC
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.