Topo

Veja agora os gabaritos oficiais do Provão 2003

08/06/2003 18h13

  • Veja os gabaritos de 2003
  • Veja as provas oficiais de 2003

    Já estão online os gabaritos e provas do Exame Nacional de Cursos de 2003. O exame foi aplicado na tarde deste domingo (08/06) a cerca de 470 mil estudantes de 26 carreiras, em 704 cidades do país.

    Foram 26 provas e 20 gabaritos (os exames dos cursos de jornalismo, letras e das quatro habilitações de engenharia só têm questões abertas). O padrão de respostas das questões discursivas será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em julho.

    O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Otaviano Helene, disse neste domingo (08/06) que o Provão atual não é um bom método de avaliação dos cursos de graduação. "Ao apenas aplicar uma prova ao aluno formando, o exame não cumpre o objetivo de avaliar os cursos de graduação". Atualmente, a avaliação é obrigatória para a obtenção do diploma de graduação.

    As propostas de mudanças no sistema de avaliação da educação superior estão sendo discutidas por uma comissão nacional criada pelo ministro Cristovam Buarque. A comissão, que nas próximas semanas promoverá audiências com diversos setores da sociedade para debater o assunto, tem prazo até final de agosto para apresentar as conclusões do trabalho.

    Otaviano Helene defende que a avaliação seja "contínua e processual, formativa e dialógica". Para ele, o Provão poderia ser, na melhor das hipóteses, "um controle de qualidade dos alunos, não uma avaliação da qualidade dos cursos".

    O presidente do Inep afirma que o Provão tem recebido inúmeras críticas das associações científicas, profissionais, sindicais, estudantis, de gestores de cursos de diversas áreas e de pesquisadores na área de avaliação, que destacam, de forma exaustiva, as deficiências do Exame. " Como instrumento de avaliação, mostrou-se insuficiente, e dada a característica do ensino superior brasileiro, necessitamos de um mecanismo bem mais eficaz", disse.

    Potencialidades

    Para Otaviano Helene, a Avaliação das Condições de Ensino (ACE), realizada ao longo do curso, é capaz de evidenciar de forma mais efetiva a qualidade da graduação brasileira.

    Realizada por uma equipe de especialistas no próprio local de funcionamento do curso, a ACE verifica a qualidade do curso em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas.

    "Esta forma de avaliação, ao contrário do Provão, permite que os cursos, as instituições, as mantenedoras e o Ministério da Educação identifiquem os pontos fortes e fracos, as potencialidades e eventuais omissões, abrindo possibilidades concretas para a tomada de medidas políticas, acadêmicas e administrativas capazes de assegurar a qualidade", analisa o presidente do Inep.

    Os estudantes que fizeram o Provão este ano poderão retirar o boletim com o desempenho individual pela Internet, mediante a utilização de uma senha pessoal, a partir de novembro. O aluno recebeu hoje, durante a prova, as instruções sobre a sua senha.

    Caso não tenha condições de acessar a Internet, o estudante deverá solicitar seu boletim ao Inep pelos Correios, enviando junto uma fotocópia do seu documento de identidade, também a partir de novembro. O pedido deve ser remetido ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na Esplanada dos Ministérios - Bloco L , Anexo II, Sala 411 - CEP: 70047-900 - Brasília-DF

    O curso participante receberá, no final de novembro, também pela Internet, o relatório detalhado com os resultados do desempenho do grupo de alunos em 2003 e o histórico dos resultados anteriores. Os relatórios com análise dos resultados gerais de cada área serão divulgados em dezembro.

    As informações foram fornecidas pelo MEC. É recomendável confirmar datas e horários para se prevenir de alterações posteriores à publicação deste texto. Outros dados podem ser obtidos no site do Inep. São 26 provas, mas o Inep anunciou apenas 20 gabaritos. Os exames de jornalismo, letras e das quatro engenharias são dissertativos Da Redação
    Em São Paulo