"Já foi apurado 73,45% das urnas"
Atualizada em 2 de junho de 2009
"Já foi apurado 73,45% das urnas"
Ouvi a frase "Já foi apurado 73,45% das urnas" de uma repórter de televisão durante a cobertura das eleições municipais de 2004. Facilmente se percebe o equívoco, não é mesmo? A inadequação é de concordância verbal, pois o verbo está conjugado na terceira pessoa do singular enquanto o seu sujeito está na terceira pessoa do plural.
Outro repórter disse uma frase parecida, efetivando a concordância de duas maneiras distintas em dois momentos distintos: ele disse "...foram apurados..." e "... foram apuradas..." . Qual é a adequada?
Vamos à explicação:
Para uma adequada concordância do verbo, deve-se procurar o seu sujeito. A pergunta que se faz para encontrar o sujeito é Que(m) é que ...............? , colocando-se nos "pontinhos" o verbo utilizado. A resposta para essa pergunta é exatamente o sujeito do verbo.
Na frase apresentada, perguntamos: Que é que já foi apurado? A resposta é "73,45% das urnas". Eis o sujeito, representado por número percentual acompanhado de substantivo preposicionado. Quando isso ocorrer, o verbo tanto poderá concordar com o número percentual (73,45) quanto com o substantivo preposicionado (urnas). A frase adequada aos padrões cultos da língua portuguesa poderia, então, ser estruturada de duas maneiras:
"Já foram apurados 73,45% das urnas."
"Já foram apuradas 73,45% das urnas."
Na primeira frase, o verbo concorda com o número; na segunda, com o substantivo "urnas".
Veja outros exemplos:
- 43% da população votaram em Lula ou 43% da população votou em Lula.
- 1% dos brasileiros optou pelo candidato José Maria ou 1% dos brasileiros optaram pelo candidato José Maria.
Se o número percentual estiver acompanhado de elemento restritivo (artigo, pronome adjetivo...) ou de "mais de..., menos de..., perto de..." , a concordância se dará apenas com o número percentual. Veja estes exemplos:
- Esses 43% da população provavelmente votarão novamente em Lula.
- O 1% dos brasileiros simpatizantes de José Maria provavelmente é contra FHC.
- Mais de 40% da população brasileira votaram em Lula.
Essas são as regras. Há gramáticos que, para facilitar o uso do verbo nessas situações, pregam que a tendência é concordar somente com o substantivo, mesmo no caso dos restritivos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.