Topo

"Esqueci de minha carteira em casa"

Atualizada em 6 de agosto de 2009

Esqueci de minha carteira em casa.

Essa é uma frase muito comum no Brasil. Poucos percebem o erro cometido nela. Será que você conseguiu identificá-lo? Aqui vai uma dica: "Quem esquece, esquece algo". E agora? Está resolvido? Ainda não? Então mais uma: "Quem se esquece, esquece-se de algo". Agora chegou à solução, não é mesmo? Vamos a ela:

O verbo "esquecer" pode ser usado com ou sem o pronome "se", ou seja, existe o verbo "esquecer" e o verbo "esquecer-se". Caso ele seja usado sem o pronome, também será usado sem a preposição "de"; se for usado com o pronome, será usado com a preposição. Há, portanto, frases como as seguintes:

  • Esqueceram o filho no berçário.
     
  • Esqueceram-se do filho no berçário.

    O mesmo ocorre com o verbo "lembrar", ou seja, há o verbo "lembrar" e "lembrar-se"; "lembrar algo" e "lembrar-se de algo", como o seguinte:
     
  • Lembrou o nome do filme?
     
  • Lembrou-se do nome do filme?

    Posto isso, concluímos que a frase apresentada pode ser construída de duas maneiras diferentes:

    Esqueci minha carteira em casa.

    Ou

    Esqueci-me de minha carteira em casa.

    Outra maneira de usar esses dois verbos (raríssima, por sinal) é utilizar a "coisa" como sujeito e a pessoa como objeto indireto, com a preposição "a". Nesse uso, os significados são "cair no esquecimento", no caso de "esquecer", e "vir à lembrança", no caso de "lembrar". Há, então, frases como as seguintes:
     
  • Lembraram-me aquelas manhãs de minha infância. Neste caso, "aquelas manhãs de minha infância" funciona como sujeito, ou seja, é o elemento lembrado. Essa frase tem o mesmo significado que "Aquelas manhãs de minha infância vieram à minha lembrança".
     
  • Esqueceram-lhe os desafios do colega. Aqui, o significado é "Os desafios do colega caíram no esquecimento".
     
  • Lembrou-me o nome da primeira namorada. Significa "O nome da primeira namorada veio-me à lembrança".