Simulado Unicamp

(Unicamp) Texto para a questão:

"O pequeno sentou-se, acomodou nas pernas a cabeça da cachorra, pôs-se a contar-lhe baixinho uma história.

Tinha um vocabulário quase tão minguado como o do papagaio que morrera no tempo da seca. Valia-se, pois, de exclamações e de gestos, e Baleia respondia com o rabo, com a língua, com movimentos fáceis de entender"

No romance Vidas Secas, a alteridade é construída ficcionalmente. Isso porque o narrador:

(Fuvest) Leia o seguinte trecho de Til, de José de Alencar:

À direita do terreiro, adumbra-se  na escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
(...)
È aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça de armas.
Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar-se.
Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no cangote das mães, ou se enrolam nas saias das raparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco.

Ao comentar o romance Til e, inclusive, a cena do capítulo "O Samba" aqui reproduzida, Araripe Jr., parente do autor e estudioso de sua obra, observou que esses são provavelmente os texto em que Alencar "mais se quis aproximar dos padrões" de uma  "nova escola", deixando, neles, reconhecível que, " no momento" em que os escreveu, " algum livro novo o impressionara, levando-o pele estímulo superfetar a sua verdadeira índole de poeta". Alguns dos procedimentos estilísticos empregados na cena aqui reproduzida indicam que " a nova escola" e o "livro novo" a que se refere o crítico pertencem ao que os historiadores da literatura chamaram de:

(Fuvest) Considere a seguinte afirmação: "Ambas as obras criticam a sociedade, mas apenas a segunda milita pela subversão da hierarquia social nela representada". Observada a sequência, essa afirmação aplica-se a: 

(Unicamp) Leia o seguinte excerto de Memórias Póstumas de Brás Cubas:

Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes.                                                                             

Na passagem citada, a substituição da máxima pascalina de que o homem é um caniço pensante pelo enunciado " o homem é uma errata pensante" significa: 

(Fuvest) O autor pensava estar romanceando o processo brasileiro de guerra e acomodação entre as raças, em conformidade com as teorias racistas da época, mas, na verdade, conduzido pela lógica da ficção, mostrava um processo primitivo de exploração econômica e formação de classes, que se encaminhava de um modo passavelmente bárbaro e desmentia as ilusões do romancista.

                                                            Roberto Schwarz- adaptado

Esse texto crítico refere-se ao livro:

(Fuvest) Texto para a questão:

Ora nesse tempo Jacinto concebera uma ideia... Este príncipe concebera a ideia de que "o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado". E por homem civilizado o meu camarada entendia aquele que, robustecendo a sua força pensante com todas as noções adquiridas desde Aristóteles, e multiplicando a potência corporal dos seus órgãos com todos os mecanismos inventados desde Terâmenes, criador da roda, se torna um magnífico Adão, quase onipotente, quase onisciente, e apto portanto a recolher (...) todos os gozos e todos os proveitos que resultam do Saber e de Poder...(...) este conceito de Jacinto impressionara os nossos camaradas do cenáculo, que (...) estavam largamente preparados a acreditar que a felicidade dos indivíduos, como a das nações, se realiza pelo ilimitado desenvolvimento da Mecânica e da erudição. Um desses moços (...) reduzira a teoria de Jacinto (...) a uma forma algébrica:

                                                Suma ciência

                                                        X               = Suma felicidade

                                                Suma potência

                                                                

E durante dias, do Odeon à Sorbona, foi louvada pela mocidade a Equação Metafísica de Jacinto.

O texto refere-se ao período em que, morando em Paris, Jacinto entusiasmava-se  com o progresso técnico e a acumulação de conhecimentos. Considerada do ponto de vista dos valores que se consolidam na parte final do romance, a " forma algébrica" mencionada no texto passaria a ter, como termo conclusivo, não mais  "Suma felicidade", mas, sim, Suma:

(Unicamp) Muito me pesa, leitor amigo, se outra coisa esperavas das minhas Viagens, se te falto, sem o querer, a promessa que julgaste ver nesse título, mas que eu não te fiz decerto. Querias talvez que te contasse marco a marco, as léguas das estradas?                                   

                                              Viagens na Minha Terra, Almeida Garrett

No trecho acima, o narrador garrettiano admite que traiu a expectativa do leitor, tal fato deveu-se

(PUC - adaptada) Texto para a questão:

"Quando saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos, foram os dois morar juntos; e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela  e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos  de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história."

O trecho acima integra o romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. Considerando o romance como um todo, indique a alternativa que contém informações que não são pertinentes a essa obra.

Texto para a questão:

Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

 

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,

não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,

não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,

não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,

a vida presente.

 

 (Carlos Drummond de Andrade)

 

Analise as afirmações abaixo

                  I - O tom eufórico e grandiloquente percorre todo o poema, fato que aproxima Carlos Drummond de Andrade do estilo de Castro Alves.

                  II - Nesse texto, ocorre também a metalinguagem, pois o eu lírico não deixa de fazer considerações sobre o ato de escrever.

                  III - Descarta-se também a evasão, baseada em elementos místicos, os" serafins".

Está correto apenas o que se afirma em:

Texto para a questão:

Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma -- na princesinha e na mendiga. E para ambas é a boneca o supremo enlevo. Dá a natureza dois momentos divinos à vida da mulher: o momento da boneca -- preparatório, e o momento dos filhos -- definitivo. Depois disso, está extinta a mulher.

Negrinha, coisa humana,  percebeu nesse dia da boneca que tinha uma alma. Divina eclosão! Surpresa maravilhosa do mundo que trazia em si e que desabrochava, afinal, como fulgurante flor de luz. Sentiu-se elevada à altura de ente humano. Cessara de ser coisa- e doravante ser-lhe-ia impossível viver a vida de coisa. Se não era coisa! Se sentia! Se vibrava!    

Assim foi -- e essa consciência a matou

(Monteiro Lobato)

Nesse fragmento do conto Negrinha, percebe-se uma característica que também ocorre no conto Amor, de Clarice Lispector. Pode-se dizer que nesses contos há:

Em Amor, há interpenetração de elementos do mundo exterior com os elementos do universo interior de Ana. Assinale a alternativa em que esse procedimento ocorre, isto é, em que se nota primeiramente referência a um fato objetivo e posteriormente uma consequência eminentemente subjetiva.

Texto para a questão:

Enquanto quis Fortuna que tivesse
Esperança de algum contentamento,
O gosto de um suave pensamento
Me fez que seus efeitos escrevesse.

Porém, temendo Amor que aviso desse
Minha escritura a algum juízo isento,
Escureceu-me o engenho co tormento,
Para que seus enganos não dissesse.

Ó vós, que Amor obriga a ser sujeitos
A diversas vontades, quando lerdes
Num breve livro casos tão diversos,

Verdades puras são, e não defeitos...
E sabei que, segundo o amor tiverdes,
Tereis o entendimento de meus versos!

Leia as afirmações abaixo sobre o soneto:

I –Em algumas partes do texto, ocorre hipérbato, algo recorrente na linguagem camoniana e no próprio Classicismo.
II- O soneto é também metalinguístico e faz referência ao leitor, esses procedimentos estilísticos não deixam de ser retomados por Machado de Assis.
III- Quando acabou o poder econômico do eu lírico, isto é, a Fortuna, houve uma série de acontecimentos trágicos, inclusive amorosos.

Pode-se dizer que são corretas apenas as afirmações:

Em Lisbela e o prisioneiro, ocorre no final da peça um diálogo que comenta os fatos recentemente ocorridos na cidade de Vitória de Santo Antão. Nesse diálogo, esses acontecimentos inusitados  são comparados intertextualmente a cenas:

Quando se compara o romance de Mia Couto, Terra Sonâmbula, com o conto "A hora e vez de Augusto Matraga", pode-se dizer que em ambos os textos

Unicamp 2008
O seguinte enunciado está presente em uma campanha publicitária de provedor de Internet:

Finalmente um líder mundial de Internet que sabe a diferença entre acabar em pizza e acabar em pizza. Terra. A Internet do Brasil e do mundo.

a) A propaganda joga com um duplo sentido da expressão "acabar em pizza". Qual é o duplo sentido?
b) A propaganda trabalha com esse duplo sentido para construir a imagem de um provedor que se insere em âmbitos internacional e nacional. De que modo a expressão "acabar em pizza" ajuda na construção dessa imagem?

Resposta:

a) "Acabar em pizza", por um lado, relaciona-se a uma reunião encerrada festivamente, com descontração, isso em âmbito internacional; por outro, a expressão é utilizada para realçar a ausência de seriedade, principalmente no cenário político nacional.

b) Nesse contexto, "acabar em pizza" confere amplitude/ abrangência global ao provedor, porque, não importando a origem da notícia, ela será sempre divulgada.

Unicamp
"Pão por quilo divide opiniões em Campinas" (Correio Popular, 21/10/2006).
Uma padaria de Campinas vendia pães por unidade, a um preço de R$ 0,20 por pãozinho de 50 g. Atualmente, a mesma padaria vende o pão por peso, cobrando R$ 4,50 por quilograma do produto.

a) Qual foi a variação percentual do preço do pãozinho provocada pela mudança de critério para o cálculo do preço?
b) Um consumidor comprou 14 pãezinhos de 50 g, pagando por peso, ao preço atual. Sabendo que os pãezinhos realmente tinham o peso previsto, calcule quantos reais o cliente gastou nessa compra.

Resposta:

a) Se cada pãozinho de 50 g custava R$ 0,20, o preço por quilo, antes da mudança de critério, era de 1000 g/50 g . R$ 0,20 = R$ 4,00. Se, após a mudança, passou a custar R$ 4,50, houve um aumento de 12,5%, pois R$ 4,50/R$ 4,00 = 1,125 = 112,5%.

b) 14 pãezinhos de 50 g equivalem a 700 g. Ao preço atual, o consumidor pagou 0,700 . R$ 4,50 = R$ 3,15.

Unicamp 2008
A carta abaixo reproduzida foi publicada em outubro de 2007, após declaração sobre a legalização do aborto feita por Sérgio Cabral, governador do Estado do Rio de Janeiro.
Sobre a declaração do governador fluminense, Sérgio Cabral, de que "as mães faveladas são uma fábrica de produzir marginais", cabe indagar: essas mães produzem marginais apenas quando dão à luz ou também quando votam?
(Juarez R. Venitez, Sacramento-MG, seção Painel do Leitor, Folha de São Paulo, 29/10/2007.)

a) Há uma forte ironia produzida no texto da carta. Destaque a parte do texto em que se expressa essa ironia. Justifique.
b) Nessa ironia, marca-se uma crítica à declaração do governador do Rio de Janeiro. Entretanto, em função da presença de uma construção sintática, a crítica não incorre em uma oposição. Indique a construção sintática que relativiza essa crítica. Justifique.

Resposta:

a) "... essas mães produzem marginais apenas quando dão à luz ou também quando votam?" A declaração do governador do Rio de Janeiro diz que mães faveladas dão à luz bandidos, criminosos. O leitor, ironicamente, faz referência implícita aos escândalos recentes que envolvem a política nacional. Assim, questiona-se a honestidade de vários políticos, inclusive a do próprio governador.

b) A crítica ao governador deveria ser feita com a oração coordenada alternativa iniciada pela conjunção ou (com sentido excludente). No entanto, a idéia de oposição desaparece ou fica relativizada pelo uso da palavra também, que passa a admitir o ponto de vista do governador. Ironicamente, o autor da carta, por uma construção sintática equivocada, passa a aderir àquilo que desejava condenar.

Unicamp 2007

As plantas estocam suas reservas de açúcar como amido nas formas de amilose e amilopectina. A amilose é mais dificilmente transformada nos seus açúcares constituintes; consequentemente, alimentos ricos em amilose conduzem a um "índice glicêmico' mais baixo do que aqueles ricos em amilopectina. Por conta disso, pesquisadores têm desenvolvido grãos vegetais em que a relação entre as quantidades dessas duas formas de amido é diferente da que se verifica na planta original. O principal interesse dessas pesquisas diz respeito à melhoria da saúde humana pelo uso desses produtos como coadjuvantes no tratamento de certas doenças e no controle de peso corporal.

a) De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre ciências, dê o nome de uma doença cujo tratamento poderia utilizar os produtos resultantes dessas pesquisas.
b) Se você fosse fabricar um alimento indicado para pessoas que precisassem controlar o peso em valores baixos, que tipo de cereal você usaria preferencialmente: com alto ou baixo teor de amilopectina em relação à amilose?
c) Também de acordo com o texto, explique resumidamente o que é o "índice glicêmico".

Resposta:

a) Diabete.

b) O cereal usado preferencialmente deve apresentar baixo teor de amilopectina em relação à amilase.

c) Amido sofre hidrólise fornecendo glicose, segundo a equação química:


O índice glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos, ou seja, a forma como o carboidrato é digerido, absorvido e utilizado. Quanto maior o teor de açúcar glicose produzido, maior o índice glicêmico.

Unicamp 2008
Especialmente para as crianças, havia uma sala reservada com muitos brinquedos, guloseimas, um palhaço e um mágico. Como Rango também tinha problemas com açúcar, algumas vezes ele colocava pouco açúcar nas receitas. Ao experimentar a pipoca doce, uma das crianças logo berrou: "Tio Rango, essa pipoca tá com pouco açúcar!". Aquela observação intrigou Rango, que ficou ali pensando...

a) "Coloquei duas xícaras de milho na panela e, depois que ele estourou, juntei três colheres de açúcar para derreter e queimar um pouco. Se cada colher tem mais ou menos 20 gramas de açúcar, quantas moléculas de sacarose (C12H22O11) eu usei em uma panelada?"
b) "Eu também sei que parte desse açúcar, após caramelizar, se decompõe em água e carbono. Se 1% desse açúcar se decompõe dessa forma, quantos gramas de carbono se formaram em cada panelada?"

Dado: Constante de Avogadro = 6,02 x 1023 mol-1

Resposta:

Unicamp 2009

O nadador Michael Phelps surgiu na Olimpíada de Beijing como um verdadeiro fenômeno, tanto pelo seu desempenho quanto pelo seu consumo alimentar. Divulgou-se que ele ingere uma quantidade diária de alimentos capaz de lhe oferecer uma energia de 50 MJ. Quanto disto é assimilado, ou não, é uma incógnita. Só no almoço, ele ingere um pacote de macarrão de 500 gramas, além de acompanhamentos.

a) Suponha que o macarrão seja constituído essencialmente de glicose (C6H12O6), e que, no metabolismo, toda essa glicose seja transformada em dióxido de carbono e água. Considerando-se apenas o metabolismo do macarrão diário, qual é a contribuição do nadador para o efeito estufa, em gramas de dióxido de carbono?
b) Qual é a quantidade de energia, em kJ, associada à combustão completa e total do macarrão (glicose) ingerido diariamente pelo nadador?

Dados de entalpia de formação em kJmol-1: glicose = -1.274, água = -242, dióxido de carbono = -394.

Resposta:

Unicamp 2010

Na Revista n.163 relatam-se alguns aspectos da pesquisa brasileira do etanol de segunda geração que visa à obtenção desse importante combustível a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. A obtenção do álcool pode se dar pela hidrólise desses materiais em meio ácido. Num dos trechos afirma-se: enquanto o ácido sulfúrico destrói parte do açúcar formado, o ácido clorídrico, mais eficiente, tem um problema ligado à corrosividade, exigindo ligas de metal de custos elevados.

a) A destruição do açúcar, citada no texto, pode ser exemplificada pela reação da sacarose com ácido sulfúrico concentrado, representada simplificadamente pela equação química:


onde n<11. Levando-se em conta o conhecimento químico e a equação química apresentada, que evidências experimentais poderiam sugerir que o exemplo dado é uma reação química?

b) Um tipo de corrosão química do aço se deve à presença do íon cloreto. Diferenças na composição do aço podem levar a diferenças na resistência à corrosão; quanto maior o valor de PRE (Pitting Resistance Equivalent), mais resistente é o aço. Com base nos dados da tabela abaixo, que aço você escolheria para construir um reator para a obtenção de etanol do bagaço da cana por hidrólise com ácido clorídrico? Justifique.

 

Resposta:

Unicamp 2010
O impacto sobre São Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram à cidade no meio do século XX, foi tão grande quanto os efeitos produzidos pelos migrantes que vieram da Europa, do Oriente Médio e da Ásia em décadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famílias (...). Entretanto, os efeitos sociais e políticos foram sempre mais difíceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da República, nascidos no Nordeste, e objetos e São Paulo de preconceitos nada sutis. (Adaptado de Paulo Fontes, Um Nordeste em São Paulo - Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008 p. 13.)

a) Qual a maior cidade nordestina fora do Nordeste brasileiro? Por que houve o incentivo ao processo imigratório de nordestinos para São Paulo?
b) Quais as principais determinantes sociais e econômicas do processo migratório de nordestinos para São Paulo em meados do século XX?

Resposta:

a) São Paulo é a maior cidade nordestina fora do Nordeste. O incentivo ao processo imigratório de nordestinos para São Paulo se deu pelo baixo preço da mão de obra desses trabalhadores, fundamentais para o notável crescimento econômico da capital e de sua Região Metropolitana. Ou seja, esse processo migratório foi incentivado pela necessidade de maior contingente de trabalhadores para as diversas atividades econômicas em São Paulo.

b) Por um lado, em relação ao local de origem, o processo migratório de nordestinos deveu-se à fragilidade econômica da região e ao processo de intensificação da concentração fundiária, bem como às dificuldades climáticas que dificultavam a prática agropecuária. Por outro lado, no que concerne ao local de destino, o processo migratório de nordestinos foi influenciado, em grande medida, pela oportunidade de empregos gerados, sobretudo, pela indústria e pela construção civil, além do setor de serviços e de comércio, bem como pela esperança de melhores condições de vida. Assim, em grande medida, o processo migratório foi motivado pelas desigualdades regionais.

Unicamp 2011 - 2a fase
Observe os dados na tabela abaixo.
 


(Adaptado de C.A. Brandão e F.C. de Macedo, Demografia e urbanização. Em: W. Cano; C.A. Brandão; C.S. Maciel e F.C. Macedo, Economia Paulista: Dinâmica socioeconômica entre 1930 e 2005. Campinas: Alinea, 2007, p. 23).

a) Na tabela consta um município com mais de 2 milhões de habitantes (São Paulo). Analise sucintamente a sua evolução demográfica, comparando o ano de 1970 com 2000.
b) Na tabela, levando em conta as classes de tamanho, observa-se significativo crescimento do número de municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes (duas classes de tamanho) entre 1970 e 2000. Quais os principais fatores causadores do crescimento expressivo do número dessas cidades?

Resposta:

a) Tem havido perda relativa , mas em números absolutos a população vem crescendo, assinalando um ritmo menor de velocidade de crescimento do município de São Paulo.

b) Entre os principais fatores, assinalem-se: a interiozação do desenvolvimento no Estado a partir dos anos 1970; movimentos migratórios no Estado; procura por centros urbanos considerados de boa qualidade de vida e menos violentos; fortalecimento das funções terciárias das cidades médias; enriquecimento de áreas de agronegócio, que atraem novos imigrantes ; melhoria de acessibilidade, com ampliação e modernização de eixos viários.

Unicamp 20107 - 2a fase
Leia o trecho a seguir e responda às questões.
A população brasileira, segundo o Censo Demográfico 2000, atingiu um total de 269.799.170 pessoas em 1o de agosto de 2000. A série histórica dos censos brasileiros revela o importante crescimento populacional que o país experimentou durante o século XX, tendo em vista que a população foi multiplicada por quase dez vezes entre os censos de 1900 e 2000.
Contudo, o crescimento relativo vem declinando consistentemente desde a década de 1970, atingindo seu ritmo mais intenso durante a década de 1950, quando a população registrou uma taxa média de incremento anual de cerca de 3,0%. A partir de 1970 a taxa de crescimento demográfico vem se desacelerando, em função da acentuada redução dos níveis de fecundidade e de seus reflexos sobre os índices de natalidade. (Adaptado de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo Demográfico 2000, p. 29).

a) O que é índice de natalidade?
b) Por que houve redução da taxa de fecundidade média no Brasil, sobretudo a partir de 1970?
c) Quais são os motivos da redução da taxa de mortalidade no Brasil durante o século XXI?

Resposta:

a) É a proporção entre o número de nascimentos por grupo de 1000 pessoas durante um ano, em uma determinada área, região, país ou unidade político-administrativa.

b) O fator mais importante foi a intensificação do processo de urbanização a partir da década de 1970, quando a população urbana superou a população rural em números absolutos. Esse fator repercute no custo de formação ou criação do indivíduo, pois no meio urbano é mais elevado do que no meio rural e, consequentemente, a mulher passa cada vez mais a se inserir no mercado de trabalho, além de passar a casar-se mais tardiamente e fazer maior adoção de métodos anticoncepcionais. Assim, em 1960, quando a maioria da população ainda vivia no meio rural, a taxa de fecundidade era de 6 filhos por mulher em idade fértil (15 aos 49 anos), enquanto em 2000 essa taxa caiu para 2,3 filhos por mulher.

c) Melhoria no padrão socioeconômico da população, maior investimento no saneamento básico e maior eficácia na medicina preventiva, com a adoção de campanhas pela vacinação de crianças e idosos, aumento da participação de ONGs em programas especiais de alimentação infantil e orientação quanto aos cuidados com a saúde preventiva, além de programas governamentais de atendimento à população de baixa renda, como o "bolsa escola" e o programa "bolsa alimentação".

Unicamp 2009 - 2a fase
A Física de Partículas nasceu com a descoberta do elétron, em 1897. Em seguida foram descobertos o próton, o nêutron e várias outras partículas, dentre elas o píon, em 1947, com a participação do brasileiro César Lattes.

a) Num experimento similar ao que levou à descoberta do nêutron, em 1932, um nêutron de massa m desconhecida e velocidade v0 = 4 x 107 m/s colide frontalmente com um átomo de nitrogênio de massa M = 14 u (unidade de massa atômica) que se encontra em repouso. Após a colisão, o nêutron retorna com velocidade v' e o átomo de nitrogênio adquire uma velocidade V = 5 x 106 m/s. Em consequência da conservação da energia cinética, a velocidade de afastamento das partículas é igual à velocidade de aproximação. Qual é a massa m, em unidades de massa atômica, encontrada para o nêutron no experimento?

b) O Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider-LHC) é um acelerador de partículas que tem, entre outros propósitos, o de detectar uma partícula, prevista teoricamente, chamada bóson de Higgs. Para esse fim, um próton com energia de E = 7 x 1012 eV colide frontalmente com outro próton de mesma energia produzindo muitas partículas. O comprimento de onda (λ) de uma partícula fornece o tamanho típico que pode ser observado quando a partícula interage com outra. No caso dos prótons do LHC, E = hc / λ, onde h = 4 x 10-15 eV.s, e c = 3 x 108 m/s. Qual é o comprimento de onda dos prótons do LHC?

Resposta:

a) m = 0,93 u
b) λ = 1,7 x 10-19 m

Unicamp
Em Ubirajara, tal como em Iracema e em O Guarani, José de Alencar propõe uma interpretação de Brasil em que o índio exerce um papel central.

a) Que sentido têm as sucessivas mudanças de nome do protagonista no romance?
b) Qual o papel das notas explicativas nesse romance? Do que elas tratam em sua maior parte?
c) Como o romance e suas notas tratam o ritual antropofágico, no empenho de construir uma visão do período pré-cabralino?

Resposta:

a) Esperava-se do candidato que notasse a possibilidade de reconstituição da estrutura do enredo de Ubirajara a partir das seguidas renomeações a que a personagem central é submetida. O protagonistarecebe os nomes de Jaguarê, Ubirajara e Jurandir. A primeira mudança de nome correspondendo à passagemda personagem de jovem caçador (Jaguarê, o que submete o Jaguar) a guerreiro araguaia adulto(Ubirajara, o senhor da lança). O nome Jurandir é assumido temporariamente em respeito ao rito dehospitalidade tocantim, tribo que Ubirajara visita incógnito, em busca da amada Araci. Ao revelar suaidentidade aos tocantins, o herói volta a ser chamado Ubirajara.

b) Quanto ao conteúdo, as notas trazem observações etnológicas, comentários lingüísticos e polêmicas históricas conduzidas pelo autor. O tratamento de temas tão centrais ao indianismo de Alencar equipara, em importância, as notas ao próprio enredo, no empenho da reconstrução da imagem do bom selvagem pré-cabralino. A incorporação formal das notas tem a ver com o projeto do autor e com a estrutura do livro. Elas não são mero apêndice, mas parte essencial à compreensão do romance; esta valorização das notas é uma das particularidades formais de Ubirajara.

c) Em Ubirajara, a obra de vários cronistas e historiadores é objeto de leitura crítica e disputa polêmica no que diz respeito ao lugar simbólico dos índios no processo de construção de uma identidade nacional. Alencar faz um uso interessado destas fontes, desfazendo mitos (o da amoralidade e selvageria autóctones), para levantar outros (o do índio de comportamento cavaleiresco, talhado nos moldes do bom selvagem de Rousseau). No caso da antropofagia, o candidato deveria realçar o empenho do autor em compreendê-la e legitimá-la no contexto de uma cultura diversa.

Unicamp 2008 - 2a fase
O alicate-amperímetro é um medidor de corrente elétrica, cujo princípio de funcionamento baseia-se no campo magnético produzido pela corrente. Para se fazer uma medida, basta envolver o fio com a alça do amperímetro, como ilustra a figura abaixo.


a) No caso de um fio retilíneo e longo, pelo qual passa uma corrente i, o módulo do campo magnético produzido a uma distância r do centro do fio é dado por , onde . Se o campo magnético num ponto da alça circular do alicate da figura for igual a 1,0 x 10-5 T, qual é a corrente que percorre o fio situado no centro da alça do amperímetro?
b) A alça do alicate é composta de uma bobina com várias espiras, cada uma com área A = 0,6 cm2. Numa certa medida, o campo magnético, que é perpendicular à área da espira, varia de zero a 5,0 x 10-6 T em 2,0 x 10-3 s. Qual é a força eletromotriz induzida, ε, em uma espira? A lei de indução de Faraday é dada por: onde Φ é o fluxo magnético, que, nesse caso, é igual ao produto do campo magnético pela área da espira.

Resposta:

a) i = 1,25 A
b) Φ = 1,5 x 10-7 V

Unicamp 2007 - 2a fase
Numa tela de televisor de plasma, pequenas células contendo uma mistura de gases emitem luz quando submetidas a descargas elétricas. A figura abaixo mostra uma célula com dois eletrodos, nos quais uma diferença de potencial é aplicada pra produzir a descarga. Considere que os eletrodos formam um capacitor de placas paralelas, cuja capacitância é dada por , onde, ε0 = 8,9 x 10-12 F/M, A é a área de cada eletrodo e d é a distância entre os eletrodos.


a) Calcule a capacitância da célula.
b) A carga armazenada em um capacitor é proporcional à diferença de potencial aplicada, sendo que a constante de proporcionalidade é a capacitância. Se uma diferença de potencial igual a 100 V for aplicada nos eletrodos da célula, qual é a carga que será armazenada?
c) Se a carga encontrada no item b) atravessar o gás em 1 μs (tempo de descarga), qual será a corrente média?

Resposta:

a) C ≈ 1,1x 10-14 F
b) Q ≈ 1,1 x 10-12 C
c) i ≈ 1,1 x 10-6 A

Unicamp 2007
A expansão e reprodução do "complexo cafeeiro" não significou apenas o aumento físico da produção de café, mas sobretudo um processo de criação de novos "espaços" para a acumulação, que se fez acompanhar de efeitos multiplicadores ao nível da urbanização. Ou seja, estrutura-se o sistema urbano paulista, que passa a contar com capitais acumulados e que são transferidos para o comércio, a indústria e os serviços.
(Barjas Negri, Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo (1880 - 1990). Campinas: Editora da Unicamp, 1996, p. 34-35).

A partir do texto acima responda:
a) O que caracteriza o chamado "complexo cafeeiro"?
b) Qual é o papel das ferrovias na dinamização do complexo cafeeiro em relação à criação de novos espaços para a acumulação?
c) Por que e como ocorreram as relações entre o complexo cafeeiro e o sistema urbano paulista?

Resposta:

a) O "complexo cafeeiro" pode ser entendido como a economia que se formou em relação à produção, escoamento, comercialização e exportação do café no Estado de São Paulo, principalmente entre a segunda metade do século XIX e a década de 1930. Esse "complexo cafeeiro" permitiu a formação de capitais que, conforme o enunciado da questão, possibilitaram a dinamização do comércio, serviço e indústria. O emprego de mão-de-obra imigrante assalariada em São Paulo conferiu a particularidade desse Estado como mercado consumidor destacável no processo de industrialização brasileira que se acentuou no século XX.

b) As ferrovias permitiram a integração de áreas cada vez mais distantes do porto de Santos. As ocorrências dos solos férteis de origem basáltica, terra roxa, no interior de São Paulo, exigiram uma via de transporte mais rápida e com maior capacidade de escoamento. O uso desses solos férteis permitiram ganhos de produtividade que deram maior competitividade ao café nacional, estimulando assim sua contínua expansão até 1930. Desse modo, o norte, noroeste e oeste do Estado passaram a integrar o "complexo cafeeiro" paulista.

c) O "complexo cafeeiro" estimulou a dinamização das relações comerciais, exigindo uma infraestrutura urbana em diversas cidades que fosse compatível com o volume da produção e dos capitais movimentados. Da mesma forma, as ferrovias instaladas para o escoamento da produção cafeeira permitiram um aumento dos fluxos de trocas comerciais entre cidades como Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo e Santos, fazendo dessas cidades importantes pólos econômicos para as suas regiões.

Unicamp 2008

Se o caso era cozinhar, Rango não tinha problemas. Ele preparou a massa do bolo da festa utilizando um fermento químico à base de carbonato ácido (bicarbonato) de sódio. Rango começou bem cedo essa preparação, pois Estrondosa vivia reclamando que depois que o gás passou a ser o gás de rua, parecia que o forno havia ficado mais lento para assar. Perdido nessas maravilhas que rodeavam a atividade na cozinha, Rango se refestelava com os conceitos químicos.

a) "Antes de usar o fermento, eu coloquei um pouco dele em água e houve um desprendimento de gás. Isso me indicou que o fermento estava adequado para ser utilizado no bolo. Qual é a equação química da reação que eu acabei de observar?"
b) "Se a reclamação de Estrondosa sobre o gás combustível for verdadeira, o gás liquefeito de petróleo (butano) deve fornecer uma energia maior que o gás de rua (metano), considerando-se uma mesma massa de gás queimado... Será que essa hipótese é verdadeira?"

Dados: entalpias de formação em kJ mol-1: butano = -126, metano = -75, gás carbônico = -394 e água = -242

Resposta:

Unicamp 2010

Uma equipe do instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) propõe um sistema de captação de gás metano nos reservatórios de usinas hidrelétricas localizadas na bacia do rio Amazonas (essa proposta está esquematicamente representada na figura abaixo):


O primeiro passo é a colocação de uma membrana (1) para impedir que as turbinas (2) das hidrelétricas suguem águas ricas em metano. Essa membrana seria fixada a bóias (3) na superfície e ancorada no fundo por pesos e, assim, a água que entraria nas turbinas viria de camadas superficiais de represa, com menor concentração de metano. Um sistema de dutos de captação (4) coletaria a água rica em metano no fundo da represa e a levaria para a extração do gás em um sistema (5) de vaporização. O metano poderia ser queimado em uma termelétrica (6), gerando energia limpa e redução de uma fonte do aquecimento global.
Adaptado da Revista n. 138.

a) Considerando o texto e a figura, escreva o respectivo número de cada um dos círculos da figura, e explique por que a concentração de metano é maior na região sugerida pelos pesquisadores.
b) O texto afirma que a queima do metano na termelétrica gera energia e leva a uma redução do aquecimento global. Nesse contexto, escreva a equação química da combustão do gás metano. Explique como essa combustão leva a uma redução do aquecimento global, tendo como base a equação química e o conhecimento químico.

Resposta:

Unicamp 2010

Um estudo publicado na Revista n. 149 mostra pesquisas sobre a utilização da glicerina (um triol), um sub-produto da produção de biodiesel, para obtenção de polipropileno, um plástico amplamente utilizado. A motivação partiu deles e no início achei difícil retirar da glicerina (C3H8O3) os átomos de oxigênio para transformá-la em propeno (C3H6), lembra um pesquisador da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

a) levando em conta as estruturas das moléculas da glicerina e do propeno, explique por que uma dessas substâncias é gasosa e a outra é líquida em condições ambiente, evidenciando qual é a líquida e qual é a gasosa.
b) O texto da revista ainda informa: 540 kg de óleo a que são acrescentados 54 kg de metanol, resultam em 540 kg de biodiesel e 54 kg de glicerina. Essa glicerina vai resultar em 27 kg de propeno e posteriormente na mesma quantidade de polipropileno. Do ponto de vista rigorosamente estequiométrico e considerando a quantidade de glicerina obtida, a produção de propeno seria maior, menor ou igual à descrita no texto da revista. Justifique.

Resposta:

Unicamp 2011

Em algumas construções antigas encontram-se paredes feitas de peças de mármore (CaCO3), juntadas umas às outras por uma "cola especial". Essa "cola especial" também pode se formar na produção de queijos no processo convencional. Se nas construções antigas a produção dessa "cola especial" foi proposital, na produção de queijos ela é indesejável e deve ser evitada, pois leva à formação de macrocristais na massa do queijo. Essa "cola especial" é o lactato de cálcio, que, no caso de construções, foi obtido a partir da reação da superfície do mármore com o ácido lático do soro do leite, enquanto que no caso do queijo ele se origina no processo de maturação do queijo a baixa temperatura.

a) Sabendo que a fórmula do ácido lático é CH3CHOHCOOH, e considerando as informações dadas, escreva a equação química da reação de formação da "cola especial" nas construções antigas.
b) Na fabricação de queijo Cheddar, pesquisas recentes sugerem que a adição de 1% em massa de gluconato de sódio é a quantidade ideal para se evitar a formação de macrocristais de lactato de cálcio. Considerando essa informação e os dados abaixo, explique por que não seria apropriado usar uma quantidade nem maior nem menor que 1% nesse processo.

Dados de solubilidade dos possíveis sólidos que podem se formar: lactato gluconato de cálcio = 52; lactato de cálcio = 9; gluconato de cálcio = 3. Valores em gramas de íon cálcio por litro de solução.

Resposta:

Unicamp 2008 - 2a fase
As retas de equações y = ax + b e y = cx são ilustradas na figura abaixo. Sabendo que o coeficiente b é igual à média aritmética dos coeficientes a e c.


a) expresse as coordenadas dos pontos P, Q e R em termos dos coeficientes a e b.
b) determine a, b e c sabendo que a área do triângulo POR é o dobro da área do triângulo ORQ e que o triângulo OPQ tem área 1.

Resposta:

a) P = (- b/a; 0); Q = (0; b); R = [b/2(b - a); b(2b - a)/2(b - a)]

b) a = -8, b = 4, c = 16

Unicamp 2007 - 2a fase
Seja dada a reta x - 3y + 6 = 0 no plano xy.

a) Se P é um ponto qualquer desse plano, quantas retas do plano passam por P e formam um ângulo de 45o com a reta dada acima?
b) Para o ponto P com coordenadas (2,5), determine as equações das retas mencionadas no item (a).

Resposta:

a) Duas retas: m1 = 2 e m2 = -1/2

b) 2x - y + 3 = 0 e 2x - y + 1 = 0

Unicamp 2010 - 2a fase
O campesinato neste continente (América Latina) sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo à procura delas. Ora consegue-as por ocupações e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em função da política de preços que leva à perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crédito para a lavoura. Perde-as ainda em função de determinações mais estruturais do processo de acumulação capitalista no campo em cada conjuntura - proletarização, subordinação à agroindústria ou transformação do segmento de produtores familiares numa determinada área em bolsão de reserva para o capital enquanto mão-de-obra disponível para exploração eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietário permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os "tubarões" da agricultura de exportação.
(Ana Maria Motta Ribeiro, "Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa", em Ana Maria Motta Ribeiro: Jorge Atílio S. Lulianelli (orgs.). Narcotráfico e violência no campo. Rio de janeiro: DP&A, 2000, p. 24).

a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo "grilagem"?
b) Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil?

Resposta:

a) Grilagem é a posse, ocupação indireta, fundada em documento fraudulento. O grileiro se apossa de terra de terceiro ou devoluta a partir de título falso, ou de título legitimo que lhe confere dimensão menor.
O termo grilagem designa a prática de falsificação de documentos na qual são empregados grilos para alterar o aspecto do papel, dando-lhe uma aparência antiga.

b) Se a terra é mal distribuída, se poucos têm acesso a terra, um grande número de trabalhadores fica impossibilitado de trabalhar e assegurar sua subsistência, deslocando-se em busca de trabalho e/ou oportunidades para outras regiões. As grandes propriedades podem, ainda, ser improdutivas, o que não contribui efetivamente para a geração de empregos e para a fixação da população em algumas áreas rurais.

Unicamp 2007 - 2a fase
A expansão e reprodução do "complexo cafeeiro" não significou apenas o aumento físico da produção de café, mas sobretudo um processo de criação de novos "espaços" para a acumulação, que se fez acompanhar de efeitos multiplicadores ao nível da urbanização. Ou seja, estrutura-se o sistema urbano paulista, que passa a contar com capitais acumulados e que são transferidos para o comércio, a indústria e os serviços.
(Barjas Negri, Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo (1880-1990). Campinas: Editora da Unicamp, 1996, p. 34-35).

A partir do texto acima responda:
a) O que caracteriza o chamado "complexo cafeeiro"?
b) Qual é o papel das ferrovias na dinamização do complexo cafeeiro em relação à criação de novos espaços para a acumulação?
c) Por que e como ocorreram as relações entre o complexo cafeeiro e o sistema urbano paulista?

Resposta:

a) O complexo cafeeiro pode ser entendido como o conjunto de condições criado pelo café: produção agrícola, acúmulo de capital, desenvolvimento do sistema financeiro, ampliação do sistema de transportes (ferrovias e portos), diversidade das atividades econômicas e ampliação do mercado consumidor.

b) As ferrovias foram fundamentais para a interiorização do processo produtivo e para a criação de novos núcleos urbanos, os quais por sua vez ampliaram a acumulação e circulação do capital proveniente da exportação do café.

c) A cidade de São Paulo passa a controlar os fluxos financeiros e o comercio do café, dinamizando e ampliando o espaço urbano, atraindo grandes contingentes populacionais - internos e externos - e fazendo crescer a infra-estrutura urbana para atender a crescente demanda decorrente do complexo cafeeiro.

Unicamp 2009 - 2a fase
Recentemente, a relação entre a expansão da produção de agrocombustíveis e a produção de alimentos entrou na agenda política internacional. Considerando esse fato, responda às questões:

a) No Brasil, a produção de agrocombustíveis tem forte base na cultura da cana-de-açúcar. Aponte o principal impacto sócio-econômico advindo do crescimento da produção de cana-de-açúcar e identifique os principais Estados brasileiros em que essa expansão vem ocorrendo mais fortemente.
b) A implementação de uma política de soberania ou segurança alimentar tem sido indicada como alternativa à crise de alimentos. Quais os principais objetivos das políticas de segurança alimentar?

Resposta:

a) A expansão do cultivo da cana-de-açúcar a partir das décadas de 1970 e 1980, com o advento do Pró-Álcool, trouxe vários impactos socioeconômicos, como concentração fundiária, com a absorção de pequenas e médias propriedades; migração de trabalhadores para as cidades; um aumento da exploração do trabalho volante, ao mesmo tempo em que diminuiu o número de contratos de trabalho no campo. Houve também uma redução de áreas dedicadas ao cultivo de alimentos, como arroz e o feijão, fazendo subir os seus preços. Os estados em que está ocorrendo grande expansão recente são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins.

b) Os objetivos das políticas de segurança alimentar são assegurar o abastecimento de alimentos, na proposta de combate à fome, assegurar a produção da agricultura familiar, hoje ameaçada pela expansão da agricultura empresarial de produtos com destino ao mercado externo e à indústria.

Unicamp 2010 - 2a fase
O Efeito Hall consiste no acúmulo de cargas dos lados de um fio condutor de corrente quando esse fio está sujeito a um campo magnético perpendicular à corrente. Pode-se ver na figura (i) no espaço de resposta uma fita metálica imersa num campo magnético B, perpendicular ao plano da fita, saindo do papel. Uma corrente elétrica atravessa a fita, como resultado do movimento dos elétrons que têm velocidade v, de baixo para cima até entrar na região de campo magnético. Na presença do campo magnético, os elétrons sofrem a ação da forma magnética, FB, deslocando-se para um dos lados da fita. O acúmulo de cargas com sinais opostos nos lados da fita dá origem a um campo elétrico no plano da fita, perpendicular à corrente. Esse campo produz uma força elétrica FE, contrária à força magnética, e os elétrons param de ser desviados quando os módulos dessas forças se igualam, conforme ilustra a figura (ii) no espaço de resposta. Considere que o módulo do campo elétrico nessa situação é E = 1,0 x 10-4 V/m.


a) A fita tem largura L = 2,0 cm. Qual é a diferença de potencial medida pelo voltímetro V na situação da figura (ii)?
b) Os módulos da força magnética e da força elétrica da figura (ii) são dados pelas expressões FB = qvB, e FE = qE, respectivamente, q sendo a carga elementar. Qual é a velocidade dos elétrons? O módulo do campo magnético é B = 0,2 T.

Resposta:

a) U = 2,0 x 10-6 V
b) v = 5,0 x 10-6 m/s

UNICAMP - 2011

Vinte anos depois da promulgação da Constituição de 1988, é difícil imaginar como um país com graves problemas econômicos e recém-saído de uma longa ditadura militar foi capaz de escrever seu futuro numa Constituição que foi chamada de "Constituição Cidadã".

(Adaptado de Ricardo Amaral, "Memórias da última batalha ideológica". http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI12361-15273,00.html. Acesso em 18/11/2010.)

a) Por quais razões a Constituição de 1988 foi apelidada "Constituição Cidadã"?

b) Quais eram os "graves problemas econômicos" que afetavam o Brasil no contexto de transição da ditadura militar para o regime democrático?

Resposta:

a) Assim denominada pelo Deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte, valorizava o resgate das liberdades democráticas e de um conjunto de direitos que reforçavam a participação política e demais direitos políticos, após vinte e um anos de ditadura.

b) Os "anos 80" são normalmente entendidos como "a década perdida" devido aos problemas econômicos e a estagnação vivida pelo país. O problema mais evidente era a inflação, que durante o governo Sarney atingiu o mais alto índice de nossa história e foi responsável pela elaboração de quatro planos econômicos diferentes. A dívida externa, o desemprego e o atraso no desenvolvimento industrial são outros problemas da época.

UNICAMP - 2011

É interessante notar que o Brasil "padece" de quase todas as "patologias" institucionais identificadas como fatores responsáveis pela elevação do custo de governar: tem um sistema presidencialista; é uma federação; possui regras eleitorais que combinam um sistema de lista aberta com representação proporcional; tem um sistema multipartidário com partidos políticos considerados débeis na arena eleitoral; e tem sido governado por uma ampla coalizão no Congresso.

(Adaptado de Carlos Pereira e Bernardo Mueller, "Comportamento estratégico em presidencialismo de coalizão: as relações entre o Executivo e Legislativo na elaboração do orçamento brasileiro". Dados – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 2002, v. 45, n. 2, p. 2.)

 

Resposta:

a) O Senado é um organismo legislativo que representa os Estados da Federação, por isso todos os estados têm o mesmo número de representantes – três – com um total de 81 membros com mandato de 8 anos. Já a Câmara dos Deputados representa a população dos estados e o número é definido proporcionalmente, sendo o número máximo 70 e o mínimo 8, com mandato de quatro anos.

b) O Estado é a instituição política que organiza uma determinada sociedade a partir de uma legislação complexa, que normalmente congrega elementos da mesma nação e é, portanto, permanente; já o governo é responsável pela administração do Estado em seu dia, desde a elaboração das leis que regem o Estado até a sua execução, em seus mais diferentes níveis, e normalmente existe por um período definido (um mandato em democracias).

Unicamp 2007 - 2a fase
O diagrama abaixo representa um circuito simplificado de uma torradeira elétrica que funciona com uma tensão U = 120 V. Um conjunto de resistores RT = 20 Ω é responsável pelo aquecimento das torradas e um cronômetro determina o tempo durante o qual a torradeira permanece ligada.


a) Qual é a corrente que circula em cada resistor RT quando a torradeira está em funcionamento?
b) Sabendo-se que essa torradeira leva 50 segundos para preparar uma torrada, qual é a energia elétrica total consumida no preparo dessa torrada?
c) O preparo da torrada só depende da energia elétrica total dissipada nos resistores. Se a torradeira funcionasse com dois resistores RT de cada lado da torrada, qual seria o novo tempo de preparo da torrada?

Resposta:

a) i = 2,0 A
b) E = 2,4 x 104 J
c) t ≈ 33,3 s

Unicamp 2011 - 2a fase


Uma placa retangular de madeira, com dimensões 10 x 20 cm, deve ser recortada conforme mostra a figura ao lado. Depois de efetuado o recorte, as coordenadas do centro de gravidade da placa (em função da medida w) serão dadas por


em que XCG é a coordenada horizontal e YCG é a coordenada vertical do centro de gravidade, tomando o canto inferior esquerdo como a origem.

a) Defina A(w), a função que fornece a área da placa recortada em relação a W. Determine as coordenadas do centro de gravidade quando A(w) = 150 cm2.
b) Determine uma expressão geral para w(XCG), a função que fornece a dimensão w em relação à coordenada XCG, e calcule YCG quando XCG = 7/2 cm.

Resposta:

a) A(w) = 200 - 5w; xCG = 25/6 cm e yCG = 25/3 cm
b) w(xCG) = 80(5 - xCG)/(15 - 2xCG); yCG = 17/2

Unicamp 2011 - 2a fase
As discussões sobre a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte iniciaram-se no começo da década de 1970, definindo os primeiros diagnósticos sobre o inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica na qual a usina será instalada. Em fevereiro de 2010, foi concedida a licença ambiental para a construção da usina, considerada a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.

a) Em qual bacia hidrográfica será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, e em qual unidade federativa será localizada?
b) Aponte um impacto ambiental e um impacto sócio-econômico decorrentes da instalação e do funcionamento de uma usina hidrelétrica de grande porte no bioma em que será instalada a usina de Belo Monte.

Resposta:

a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será construída na macro bacia hidrográfica do rio Amazonas, mais especificamente localizada na sub bacia hidrográfica do rio Xingu, localizado no estado do Pará.
b) A usina será instalada no interior da bacia amazônica caracterizada por ser uma área de baixa declividade recoberta por densa floresta equatorial com uma biodiversidade extremamente rica. A instalação de uma hidrelétrica em áreas com tais características provocará a inundação de extensos setores da floresta amazônica provocando sua destruição, além é claro de alterar radicalmente a dinâmica da vida dos ribeirinhos locais. Reservas indigenas do Xingu terão o ciclo de seu rio alterado o que acabará afetando a sua capacidade pesqueira e, por conseguinte, de subsistência; outras tantas tribos e comunidades terão que se realocar e se adaptar às mudanças trazidas pelas áreas de alagamento.

UNICAMP - 2010

Após o Ato Institucional nº 5, a ditadura firmou-se. A tortura foi o seu instrumento extremo de coerção, o último recurso de repressão política desencadeada pelo AI 5. Ela se tornou prática rotineira por conta da associação de dois conceitos. O primeiro relaciona-se com a segurança da sociedade: o país está acima de tudo, portanto vale tudo contra aqueles que o ameaçam. O segundo associa-se à funcionalidade do suplício: havendo terroristas, os militares entram em cena, o pau canta, os presos falam e o terrorismo acaba.

(Adaptado de Elio Gaspari, A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 13, 17.)

a) Segundo o texto, de que maneiras o regime ditatorial implantado no Brasil após 1964 justificava a tortura aos opositores?

b) Por que o AI 5 representou uma ruptura com a legalidade?

Resposta:

a) Segundo o texto, a tortura constituiu-se num instrumento eficaz no combate ao terrorismo. Tal prática justificava-se pela segurança da sociedade preconizada na Doutrina da Segurança Nacional em vigência na época. 

b) Integrado ao conjunto das medidas de exceção durante a Ditadura Militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985, o Ato Institucional nº 5 (AI – 5) foi considerado o "golpe dentro do golpe", pois estabeleceu o efetivo fechamento do regime na medida em que determinou o fechamento do Congresso, a cassação de mandatos e a suspensão do habeas corpus, entre outras medidas. 

Unicamp 2002
Veja e leia a tira abaixo, publicada no Caderno Imóveis, da Folha de S. Paulo de 06/08/2000:


a) Para apreender o humor dessa tira, o leitor deve compartilhar com o autor de uma opinião, não necessariamente correta, sobre características associadas à arquitetura. Que características são essas?

b) A tira leva à conclusão de que Pequeno Castor é um sonhador. Dê dois sentidos de "sonhador" e explique como cada um deles pode se relacionar com a escolha profissional anunciada por Pequeno Castor.

Resposta:

a) Inventividade, criatividade, ousadia, novidade, anti-convencionalismo.

b) "Sonhador" pode significar utópico ou desligado / irrealista. A tira mostra que ou Pequeno Castor é utópico (porque imagina mudar a arquitetura absolutamente convencional de sua aldeia) ou é desligado / irrealista (porque nunca arranjará trabalho como arquiteto numa tribo cujas moradias são absolutamente iguais - a cultura não favorece a inventividade).

Unicamp 2002

A breve tira abaixo fornece um bom exemplo de como o contexto pode afetar a interpretação e até mesmo a análise gramatical de uma sequência linguística.


Fonte: O Estado de S. Paulo, 24/09/2000.

"Queria te dizer que te amo
incondicionalmente,
indiscutivelmente,
apaixonadamente,
perdidamente,
loucamente,
docemente...

Homemente!

a) Supondo que a fala da moça fosse lida fora do contexto dessa tira, como você a entenderia? Se a fala da moça fosse considerada uma continuação da fala do rapaz, poderia ser entendida como uma única palavra, de derivação não prevista na língua portuguesa. Que palavra seria e o que significaria?
b) As duas leituras possíveis para a fala da moça não estão em contradição; ao contrário, reforçam-se. O que significará essa fala, se fizermos simultaneamente as duas leituras?

Resposta:

a) Os homens são mentirosos.

b) "Homemente"; à moda dos homens, do jeito dos homens. Que é próprio / típico / natural dos homens mentir.

Unicamp 2002

Quando o treinador Leão foi escolhido para dirigir a seleção brasileira de futebol, o jornal Correio Popular publicou um texto com muitas imprecisões, do qual consta a seguinte passagem:
"Durante sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso. Cada atitude e cada declaração eram pensadas com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, 53 anos, e Édson, 58, são médicos." (Correio Popular, Campinas, 20/10/2000).

a) O que aconteceria com Leão se ele, efetivamente, ficasse "aprimorando seus defeitos"? Reescreva o trecho de maneira a eliminar o equívoco.
b) A expressão "por outro lado", no início do segundo período, contribui para tornar o trecho incoerente. Por quê?
c) Por que o emprego da palavra "racionalismo" é inadequado nessa passagem?

Resposta:

a) Ele não se tornaria um atleta / goleiro de destaque; OU: teria sido um mau atleta / goleiro.

b) Porque sua função normal é introduzir um argumento (sentido, fato) contrário ao anterior, o que não mocorre neste texto, já que treinar não se opõe a ser disciplinado (ou arredio).

c) Porque o texto leva a concluir, a partir do fato de que alguém fez um curso superior, que quem tem curso superior é racionalista, ou seja, adepto de uma filosofia ou doutrina (provavelmente, o texto confunde racional com racionalista).

Unicamp 2009

Antes das provas de 100 e 200 metros rasos, viu-se, como prática comum, os competidores respirarem rápida e profundamente (hiperventilação) por cerca de meio minuto. Essa prática leva a uma remoção mais efetiva do gás carbônico dos pulmões imediatamente antes da corrida e ajuda a aliviar as tensões da prova. Fisiologicamente, isso faz o valor do pH sanguíneo se alterar, podendo chegar a valores de até 7,6.

a) Mostre com uma equação química e explique como a hiperventilação faz o valor do pH sanguíneo se alterar.
b) Durante esse tipo de corrida, os músculos do competidor produzem uma grande quantidade de ácido lático, CH3CH(OH)COOH, que é transferido para o plasma sanguíneo. Qual é a fórmula da espécie química predominante no equilíbrio ácido-base dessa substância no plasma, ao término da corrida? Justifique com cálculos.

Dados: Ka do ácido lático = 1,4 x 10-4. Considerar a concentração de H+ = 5,6 x 10-8 mol L-1 no plasma.

Resposta:

Unicamp 2011

Em algumas construções antigas encontram-se paredes feitas de peças de mármore (CaCO3) juntadas umas às outras por uma "cola especial". Essa "cola especial" também pode se formar na produção de queijos no processo convencional. Se nas construções antigas a produção dessa "cola especial" foi proposital, na produção de queijos ela é indesejável e deve ser evitada, pois leva à formação de macrocristais na massa do queijo. Essa "cola especial" é o lactato de cálcio, que, no caso das construções, foi obtido a partir da reação da superfície do mármore com o ácido lático do soro do leite, enquanto que no caso do queijo ele se origina no processo de maturação do queijo a baixa temperatura.

a) Sabendo que a fórmula do ácido lático é CH3CHOHCOOH, e considerando as informações dadas, escreva a equação química da reação de formação da "cola especial" nas construções antigas.
b) Na fabricação de queijo Cheddar, pesquisas recentes sugerem que a adição de 1% em massa de gluconato de sódio é a quantidade ideal para se evitar a formação de macrocristais de lactato de cálcio. Considerando essa informação e os dados abaixo, explique por que não seria apropriado usar uma quantidade nem maior nem menor que 1% nesse processo.

Dados de solubilidade dos possíveis sólidos que podem se formar: lactato gluconato de cálcio = 52; lactato de cálcio = 9; gluconato de cálcio = 3. Valores em gramas de íon cálcio por litro de solução.

Resposta:

Unicamp 2011

Xampus e condicionadores utilizam as propriedades químicas de surfatantes para aumentar a molhabilidade do cabelo. Um xampu típico utiliza um surfatante aniônico, como o lauril éter sulfato de sódio (A), que ajuda a remover a sujeira e os materiais oleosos dos cabelos. Um condicionador, por sua vez, utiliza um surfatante catiônico, como o cloreto de lauril trimetil amônio (B), que é depositado no cabelo e ajuda a diminuir a repulsão entre os fios limpos dos cabelos, facilitando o pentear.


a) Considerando a estrutura do xampu típico apresentado, explique como ele funciona, do ponto de vista das interações intermoleculares, na remoção dos materiais oleosos.
b) Considerando-se as informações dadas e levando-se em conta a estrutura química desses dois surfatantes, a simples mistura dessas duas substâncias levaria a um "produto final ineficiente, que não limparia nem condicionaria". Justifique essa afirmação.

Resposta:

a) Os materiais oleosos são predominantemente apolares. Analisando a estrutura apresentada do xampu (A), verifica-se a presença de uma cadeia carbônica longa, de caráter apolar, que interage com o material oleoso. Na extremidade da cadeia, a parte iônica, de caráter polar, interage com a água, efetuando a remoção do material oleoso.
b) De acordo com as estruturas fornecidas, a mistura dos dois compostos promove a interação entre a parte catiônica de B e a parte aniônica de A, havendo a neutralização das cargas elétricas. Desta forma, ocorre a formação de um sal que, por ser pouco solúvel em água, tem sua remoção dificultada, o que leva a um produto final ineficiente, pois a nova estrutura não apresenta as características de um agente surfatante.

Unicamp 2011 - 2a fase
A caixa de um produto longa vida é produzida como mostra a sequência de figuras abaixo. A folha de papel da figura 1 é emendada na vertical, resultando no cilindro da figura 2. Em seguida, a caixa toma o formato desejado, e são feitas novas emendas, uma no topo e outra no fundo da caixa, como mostra a figura 3. Finalmente, as abas da caixa são dobradas, gerando o produto final, exibido na figura 4. Para simplificar, consideramos as emendas como linhas, ou seja, desprezamos a superposição do papel.


a) Se a caixa final tem 20 cm de altura, 7,2 cm de largura de 7 cm de profundidade, determine as dimensões x e y da menor folha que pode ser usada na sua produção.
b) Supondo, agora, que uma caixa tenha seção horizontal quadrada (ou seja, que sua profundidade seja igual a sua largura), escreva a fórmula do volume da caixa final em função das dimensões x e y da folha usada em sua produção.

Resposta:

a) x = 28,4cm e y = 27cm
b) V = x2y/16 - x3/64

Unicamp 2008 - 2a fase
Suponha que um livro de 20 cm de largura esteja aberto conforme a figura abaixo, sendo DAC = 120o e DBC = 60o.


a) Calcule a altura AB do livro.
b) Calcule o volume do tetraedro de vértices A, B, C e D.

Resposta:

a)
b)

Unicamp 2007 - 2a fase
Seja ABCDA1B1C1D1 um cubo com aresta de comprimento 6 cm e sejam M o ponto médio de BC e O o centro da face CDD1C1, conforme mostrado na figura abaixo.


a) Se a reta AM intercepta a reta CD no ponto P e a reta PO intercepta CC1 e DD1 em K e L, respectivamente, calcule os comprimentos dos segmentos CK e DL.
b) Calcule o volume do sólido com vértices A, D, L, K, C e M.

Resposta:

a) CK = 2cm; DL = 4 cm
b) V = 42 cm3

Unicamp 2010 - 2a fase
Telas de visualização sensíveis ao toque são muito práticas e cada vez mais utilizadas em aparelhos celulares, computadores e caixas eletrônicos. Uma tecnologia frequentemente usada é a das telas resistivas, em que duas camadas condutoras transparentes são separadas por pontos isolantes que impedem o contato elétrico.



a) O contato elétrico entre as camadas é estabelecido quando o dedo exerce uma força F sobre a tela, conforme mostra a figura acima. A área de contato da ponta de um dedo é igual a A = 0,25 cm2. Baseado na sua experiência cotidiana, estime o módulo da força exercida por um dedo em uma tela ou teclado convencional, e em seguida calcule a pressão exercida pelo dedo. Caso julgue necessário, use o peso de objetos conhecidos como guia para a sua estimativa.
b) O circuito simplificado da figura no espaço de resposta ilustra como é feita a detecção da posição do toque em telas resistivas. Uma bateria fornece uma diferença de potencial U = 6 V ao circuito de resistores idênticos de R = 2 kΩ. Se o contato elétrico for estabelecido apenas na posição representada pela chave A, calcule a diferença de potencial entre C e D do circuito.

Resposta:

a) p = 4 x 104 N/m2
b) UCD = 2 V

Unicamp 2010
Leia abaixo o trecho da música Tropicália, de Caetano Veloso (1968). A seguir responda às questões:

"Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento no planalto central do país.

a) O movimento tropicalista, do qual Caetano Veloso foi um representante, traça um retrato "cantado" do Brasil. Segundo algumas interpretações, na música Tropicália o autor contesta a ideologia que dominava o pensamento político do Brasil, principalmente entre as décadas de 1930 e 1960, mostrando as contradições da modernização subdesenvolvida do Brasil. A que fatos se referem os versos segundo e sétimo do trecho da música Tropicália acima reproduzida?
b) Brasília, inaugurada em 1960, completa 50 anos em 2010. A sua construção no Planalto Central era um velho sonho do Estado brasileiro desde o Império. Aponte duas justificativas para a construção de Brasília.

Resposta:

a) No segundo verso, a canção se refere ao rodoviarismo como opção de transporte (após a chegada das montadoras de automóveis) e integração do território. No sétimo verso, à inauguração de Brasília, ocorrida em 1960.

b) Justificativas simbólicas: construir uma nova capital seria como construir um novo Brasil; ela seria o símbolo irradiador de um suposto progresso e legitimaria o poder central em todo o território (segurança nacional).
Justificativas políticas: a construção de Brasília buscou isolar o poder central das pressões políticas das massas urbanas do eixo RJ-SP; representa uma tentativa de diminuir o risco da tomada da capital do país por revoltas sociais e em suposto ataque ou invasão estrangeira do território brasileiro pelo litoral.
Justificativas econômicas: Brasília favorecia o contato entre a faixa litorânea e o interior do país, criando um elo entre áreas dinâmicas e estagnadas, o que possibilitaria maior integração do território e o rompimento com o padrão espacial dos "arquipélagos". Ou seja, a construção de Brasília visava à ocupação efetiva da porção central do território, à interiorização do povoamento e à integração regional; alavancaria a industrialização em curso no país, com a abertura e consolidação de mercados; constituiria um pólo para absorver excedentes demográficos de áreas rurais mais valorizadas; seria um "nó" da rede viária em construção e ponto de partida para a abertura de novas frentes de expansão do capital e para a geração de empregos.

UNICAMP - 2011

Para muitos norte-americanos, Vietnã é o nome de uma guerra, não de um país. Os vietnamitas parecem figuras sombrias, sem nome nem rosto, vítimas desamparadas ou agressores cruéis. A história começa apenas quando os Estados Unidos entram em cena.

(Adaptado de Marvin E. Gettleman et. alli (Ed.), Vietnam and America: a documented history. New York: Grove Press, 1995, p. xiii.)

Esse desconhecimento dos norte-americanos quanto a seus adversários na Guerra do Vietnã pode ser relacionado ao fato de os norte-americanos

Unicamp 2008 - 2a fase
Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado o Conselho Nacional de Geografia, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Uma das atribuições do IBGE era produzir estatísticas básicas sobre a população brasileira, por meio de Censos. Também caberia ao Instituto produzir informações cartográficas, bem como propor e instituir uma regionalização do território brasileiro. As figuras abaixo dizem respeito a dois momentos históricos da regionalização do território brasileiro. Pergunta-se:


a) Qual o principal critério utilizado para instituir a regionalização do território brasileiro em 1940? Qual a principal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar o seu território?
b) Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foi desmembrado de qual Estado? Por que ele foi inserido na região Norte do Brasil?

Resposta:

a) O IBGE elabora a divisão regional do Brasil em 1940, visando organizar o conhecimento sobre o país, promover programas de ensino e estabelecer um quadro nacional oficial para as informações estatísticas. A divisão regional do país é feita a partir da geografia física, como se fazia na época, tentando definir cada grande região brasileira a partir dos fatos físicos, destacando entre eles um que seria o principal.

b) O estado de Tocantins foi desmembrado do estado de Goiás. Ele foi inserido na região Norte do país devido às suas características físicas, humanas e econômicas semelhantes aos desta região, atendendo aos critérios da atual divisão regional do Brasil.
Essa inserção é polêmica e criticada por vários autores que defendem a ideia do estado de Tocantins na região Centro-Oeste por apresentar também semelhanças com essa região. No estado de Tocantins existe uma verdadeira transição dos aspectos físicos, humanos e econômicos entre as regiões Norte e Centro-Oeste.

Unicamp 2009
Os dados recentes sobre analfabetismo no Brasil e nos países da América Latina e Caribe, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2008), revelam importante aspecto das diferenças regionais.


a) Em termos regionais qual a situação da distribuição das taxas de analfabetismo no Brasil? De que maneira isso influencia a manutenção das desigualdades regionais?
b) Entre os países citados, qual apresenta a maior taxa de analfabetismo? De que maneira a situação política desse país contribui para explicar tal fato?

Resposta:

a) As taxas de analfabetismo no Brasil refletem a profunda desigualdade sócio-econômica entre as regiões. Enquanto o Nordeste apresenta uma taxa de 19,9%, a região Sul tem taxas de 5,4%.
Como o nível educacional é fundamental para inserção do indivíduo no mercado de trabalho, as regiões onda as taxas de analfabetismo são maiores apresentarão um número de desempregados e trabalhadores na informalidade também maiores, perpetuando essas desigualdades regionais.

b) O Haiti, considerado o país mais pobre da América, possui a maior taxa de analfabetismo, com 37,9%, sendo que desde a década de 90, o país passa por profunda instabilidade política, o que acabou resultando no agravamento da crise econômica. A partir de 2004, a ONU tem destacado várias missões na tentativa de promover uma estabilização política na região, inclusive com a participação do Brasil

Unicamp 2008 - 2a fase
Para espelhos esféricos nas condições de Gauss, a distância do objeto ao espelho, p, a distância da imagem ao espelho, p', e o raio de curvatura do espelho, R, estão relacionados através da equação . O aumento linear transversal do espelho esférico é dado por , onde o sinal de A representa a orientação da imagem, direita quando positivo e invertida, quando negativo.


Em particular, espelhos convexos são úteis por permitir o aumento do campo de visão e por essa razão são frequentemente empregados em saídas de garagens e em corredores de supermercados. A figura ao lado mostra um espelho esférico convexo de raio de curvatura R. Quando uma pessoa está a uma distância de 4,0 m da superfície do espelho, sua imagem virtual se forma a 20 cm deste, conforme mostra a figura. Usando as expressões fornecidas acima, calcule o que se pede.

a) O raio de curvatura do espelho.
b) O tamanho h da imagem, se a pessoa tiver H = 1,60 m de altura.

Resposta:

a) R = 8/19 m
b) h = 8 cm

Unicamp 2008 - 2a fase
O diagnóstico precoce de doenças graves, como o câncer, aumenta de maneira significativa a chance de cura ou controle da doença. A tomografia de Ressonância Magnética Nuclear é uma técnica de diagnóstico médico que utiliza imagens obtidas a partir da absorção de radiofrequência pelos prótons do hidrogênio submetidos a um campo magnético. A condição necessária para que a absorção ocorra, chamada condição de ressonância, é dada pela equação f = γB, sendo f a frequência da radiação, B o campo magnético na posição do próton, e γ ≈ 42MHz/T. Para se mapear diferentes partes do corpo, o campo magnético aplicado varia com a posição ao longo do corpo do paciente.


a) Observa-se que a radiação de frequência igual a 63 MHz é absorvida quando um paciente é submetido a um campo magnético que varia conforme o gráfico acima. Em que posição x do corpo do paciente esta absorção ocorre?
b) O comprimento de onda é a distância percorrida pela onda durante o tempo de um período. O período é igual ao inverso da frequência da onda. Qual é o comprimento de onda da radiofrequência de 63 MHz no ar, sabendo-se que sua velocidade é igual a 3,0 x 108 m/s?

Resposta:

a) x = 1,0 m
b) λ = 4,8 m

Unicamp 2007 - 2a fase
Um pluviômetro é um aparelho utilizado para medir a quantidade de chuva precipitada em determinada região. A figura de um pluviômetro padrão é exibida ao lado. Nesse pluviômetro, o diâmetro da abertura circular existente no topo é de 20 cm. A água que cai sobre a parte superior do aparelho é recolhida em um tubo cilíndrico interno. Esse tubo cilíndrico tem 60 cm de altura e sua base tem 1/10 da área da abertura superior do pluviômetro. (Obs.: a figura abaixo não está em escala).




a) Calcule o volume do tubo cilíndrico interno.
b) Supondo que, durante uma chuva, o nível da água no cilindro interno subiu 2 cm, calcule o volume de água precipitado por essa chuva sobre um terreno retangular com 500 m de comprimento por 300 m de largura.

Resposta:

a) 600π cm3
b) 300 m3 de chuva

Unicamp 2010 - 2a fase
Uma peça esférica de madeira maciça foi escavada, adquirindo o formato de anel, como mostra a figura ao lado. Observe que, na escavação, retirou-se um cilindro de madeira com duas tampas em formato de calota esférica. Sabe-se que uma calota esférica tem volume , em que h é a altura da calota e R é o raio da esfera. Além disso, a área da superfície da calota esférica (excluindo a porção plana da base) é dada por Acal = 2π.Rh.
Atenção, não use um valor aproximado para π.


a) Supondo que h = R/2, determine o volume do anel de madeira, em função de R.
b) Depois de escavada, a peça de madeira receberá uma camada de verniz, tanto na parte externa, como na interna. Supondo, novamente, que h = R/2, determine a área sobre a qual o verniz será aplicado.

Resposta:

a) πR3/6
b)

Unicamp

Leia o poema abaixo e, em seguida responda às questões:

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal?
Por te cruzarmos quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu
Mas nele é que espelhou o céu

(Fernando Pessoa, Mensagem)

a) Qual o período da história de Portugal que está sendo recuperado pelo poeta Fernando Pessoa?

b) Por que as aventuras marítimas nesse período, eram empreendimentos tão arriscados?

Resposta:

a) Os séculos XV e XVI , o período de expansão marítima lusitana.

b) Devido a pirataria, das lendas, de rotas desconhecidas, fatores geográficos como correntes marítimas e calmarias.

Unicamp 2008 - 2a fase
Em uma estrada de ferro, os dormentes e os trilhos são assentados sobre uma base composta basicamente por brita. Essa base (ou lastro) tem uma seção trapezoidal, conforme representado na figura abaixo. A base menor do trapézio, que é isósceles, tem 2 m, a base maior tem 2,8 m e as arestas laterais têm 50 cm de comprimento. Supondo que um trecho de 10 km de estrada deva ser construído, responda às seguintes questões.


a) Que volume de brita será gasto com o lastro nesse trecho de ferrovia?
b) Se a parte interna da caçamba de um caminhão basculante tem 6 m de comprimento, 2,5 m de largura e 0,6 m de altura, quantas viagens de caminhão serão necessárias para transportar toda a brita?

Resposta:

a) V = 7 200 m3
b) 800 viagens

Unicamp 2007- 2a fase
Uma gota de cola plástica à base de PVC cai sobre a superfície da água parada de um tanque, formando um filme sólido (camada fina) de espessura l = 4,0 x 10 m. Dado:
a) Ao passar de um meio de índice de refração n1 para outro meio de índice de refração n2, um raio de luz é desviado de tal forma que n1 sen θ1 = n2 sen θ2, onde θ1 e θ2 são os ângulos entre o raio em cada meio e a normal, respectivamente. Um raio luminoso incide sobre a superfície superior do filme, formando um ângulo θ1 = 30o com a normal, conforme a figura abaixo. Calcule a distância d que o raio representado na figura percorre no interior do filme. O índice de refração do PVC é n2 = 1,5.


b) As diversas cores observadas no filme devem-se ao fenômeno de interferência. A interferência é construtiva quando a distância d percorrida pela luz no interior do filme é igual a , onde k é um número natural (k = 0, 1, 2, 3 ...). Neste caso, a cor correspondente ao comprimento de onda λ torna-se visível para raios incidentes que formam ângulo θ1 com a normal. Qual é o comprimento de onda na faixa visível do espectro eletromagnético (400nm - 700nm) para o qual a interferência é construtiva quando o ângulo de incidência θ1 = 30o?

 

Resposta:

a) d = 8,6 x 10-7 m
b) 5,2 x 10-7 m

Unicamp 2008
A integração europeia, cuja construção se iniciou como um projeto utópico no final da Segunda Guerra Mundial, é a causa de muitas e importantes transformações na estrutura política e econômica da Europa Ocidental contemporânea. Pode-se afirmar que é graças à integração que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econômica, com a modernização de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padrões de vida das populações europeias.
(Adaptado de Antonio Carlos Lesa, "A Europa, seus organismos e sua integração político econômica". In: Henrique Alternani de Oliveira e Antonio Carlos Lessa (orgs.), Política Internacional Contemporânea: mundo em transformação I. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 59).

a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econômica Europeia, um dos marcos da integração da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integração.
b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificações nas relações internacionais. No caso da Europa, quais foram os dois principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integração entre os países?

Resposta:

a) A criação do bloco econômico europeu no pós-Segunda Guerra Mundial teve por objetivos iniciais minimizar a influência econômica e política norte-americana (através da aceitação do Plano Marshall), conter o avanço do socialismo, representado pela União Soviética, e fortalecer a posição geopolítica e econômica da decadente Europa Ocidental no cenário mundial da Guerra Fria. O bloco europeu atingiu o maior nível de integração econômica ao se tornar, após o Tratado de Maastricht (dezembro de 1991), uma união econômica e monetária através de livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e investimentos (as quatro grandezas fundamentais da União Europeia), unificação de políticas econômicas e sociais, criação de um Banco Central único e circulação, a partir de 2002, do euro (moeda única do bloco).

b) Com o fim da Guerra Fria (1989), caiu a cortina que separava a Europa ocidental capitalista da Europa Oriental socialista. A queda dos regimes totalitários do Leste Europeu, o doloroso processo de transição da economia planificada para a de mercado e os problemas herdados do Estado socialista redundaram em uma grave crise econômica, social e política na região. Consequentemente, tais problemas redundaram em fortes fluxos migratórios para o oeste do continente. Assim sendo, a rica União Europeia, a partir do Tratado de Nice (2000), passa a aceitar os países da aludida região que se encontram mais avançados na economia de mercado capitalista como novos membros do bloco. O fim do forte controle estatal no leste da Europa fez ressurgir velhos nacionalismos que, notadamente na região balcânica, redundaram em forte fragmentação territorial e ressuscitaram cenas que, para a opinião pública européia, estavam para sempre enterradas nas cinzas da Segunda Guerra Mundial, exigindo a atuação e expansão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para a área.

UNICAMP - 2011

A denominação de república oligárquica é frequentemente atribuída aos primeiros 40 anos da República no Brasil. Coronelismo, oligarquia e política dos governadores fazem parte do vocabulário político necessário ao entendimento desse período.

(Adaptado de Maria Efigênia Lage de Resende, "O processo político na Primeira República e o liberalismo oligárquico", em Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (orgs.), O tempo do liberalismo excludente – da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 91.)

Relacionando os termos do enunciado, a chamada "república oligárquica" pode ser explicada da seguinte maneira:

Unicamp 2008

Também para mostrar suas habilidades químicas, Rango colocou sobre o balcão uma folha de papel que exalava um cheiro de ovo podre e que fazia recuar os "mais fracos de estômago". Sobre essa folha via-se um pó branco misturado com limalhas de um metal de cor prateada. Após algumas palavras mágicas de Rango, ouviu-se uma pequena explosão acompanhada de uma fumaça branca pairando no ar.

a) Sabendo-se que naquela mistura maluca e mal cheirosa, uma das reações ocorreu entre o clorato de potássio (KClO3) e raspas de magnésio metálico, e que o pó branco formado era cloreto de potássio misturado a óxido de magnésio, teria havido ali uma reação com transferência de elétrons? Justifique.
b) A mistura mal cheirosa continha fósforo branco (P4) dissolvido em CS2, o que permitiu a ocorrência da reação entre o KCLO3 e o magnésio. A molécula P4 é tetraédrica. A partir dessa informação, faça um desenho representando essa molécula, evidenciando os átomos e as ligações químicas.

Resposta:

Unicamp 2009

Ao contrário do que muitos pensam, a medalha de ouro da Olimpíada de Beijing é feita de prata, sendo apenas recoberta com uma fina camada de ouro obtida por deposição eletrolítica. Na eletrólise, a medalha cunhada em prata atua como o eletrodo em que o ouro se deposita. A solução eletrolítica é constituída de um sal de ouro (III). A quantidade de ouro depositada em cada medalha é de 6,0 gramas.

a) Supondo que o processo de eletrólise tenha sido conduzido em uma solução aquosa de ouro (III) contendo excesso de íons cloreto em meio ácido, equacione a reação total do processo eletroquímico. Considere que no anodo forma-se o gás cloro.
b) Supondo que tenha sido utilizada uma corrente elétrica constante de 2,5 ampéres no processo eletrolítico, quanto tempo (em minutos) foi gasto para se fazer a deposição do ouro em uma medalha? Mostre os cálculos. Dados: constante de Faraday = 96.500 coulomb mol -1; 1 ampere = coulomb mol -1.

Resposta:

Unicamp 2010

Na Revista n. 163 relatam-se alguns aspectos da pesquisa brasileira do etanol de segunda geração que visa à obtenção desse importante combustível a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. A obtenção do álcool pode se dar pela hidrólise desses materiais em meio ácido. Num dos trechos afirma-se: enquanto o ácido sulfúrico destrói parte do açúcar formado, o ácido clorídrico, mais eficiente, tem um problema ligado à corrosividade, exigindo ligas de metal de custos elevados.

a) A destruição do açúcar, citada no texto, pode ser exemplificada pela reação da sacarose com ácido sulfúrico concentrado, representada simplificadamente pela equação química:


onde n<11. Levando-se em conta o conhecimento químico e a equação química apresentada, que evidências experimentais poderiam sugerir que o exemplo dado é uma reação química?
b) Um tipo de corrosão química do aço se deve à presença do íon cloreto. Diferenças na composição do aço podem levar a diferenças na resistência à corrosão: quanto maior o valor de PRE (Pitting Resistance Equivalent), mais resistente é o aço. Com base nos dados da tabela abaixo, que aço você escolheria para construir um reator para a obtenção de etanol do bagaço da cana por hidrólise com ácido clorídrico? Justifique.

 

Resposta:

Unicamp 2010 - 1a fase
A coletânea de textos da prova de redação também destaca o impacto da modernização da agricultura sobre a produtividade da terra e sobre as relações sociais no país. Aproveitando esse tema, analisamos, nesta questão, a colheita de uma plantação de cana-de-açúcar, cujo formato é fornecido na figura abaixo. Para colher a cana, pode-se recorrer a trabalhadores, especializados ou a máquinas. Cada trabalhador é capaz de colher 0,001 km2 por dia, enquanto uma colhedeira mecânica colhe, por dia, uma área correspondente a 0,09 km2.


a) Se a cana precisa ser colhida em 40 dias, quantos trabalhadores são necessários para a colheita, supondo que não haja máquinas?

b) Suponha, agora, que a colheita da parte hachurada do desenho só possa ser feita manualmente, e que o resto da cana seja colhido por quatro colhedeiras mecânicas. Neste caso, quantos trabalhadores são necessários para a colheita das duas partes tenha a mesma duração?
Em seus cálculos, desconsidere os trabalhadores que operam as máquinas.

Resposta:

a) 300 trabalhadores
b) 120 trabalhadores

Unicamp 2010 - 2a fase
O papagaio (também conhecido como pipa, pandorga ou arraia) é um brinquedo muito comum no Brasil. A figura ao lado mostra as dimensões de um papagaio simples, confeccionado com uma folha de papel que tem o formato do quadrilátero ABCD, duas varetas de bambu (indicadas em cinza) e um pedaço de linha. Uma das varetas é reta e liga os vértices A e C da folha de papel. A outra, que liga os vértices B e D, tem o formato de um arco de circunferência e tangencia as arestas AB e AD nos pontos B e D, respectivamente.


a) Calcule a área do quadrilátero de papel que forma o papagaio.
b) Calcule o comprimento da vareta de bambu que liga os pontos B e D.

Resposta:

a)
b)

Unicamp 2008 - 2a fase
O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta predominantemente da compressão do ar pelos pneus de veículos que trafegam a altas velocidades. O uso de asfalto emborrachado pode reduzir significativamente esse ruído. O gráfico ao lado mostra duas curvas de intensidade do ruído sonoro em função da frequência, uma para asfalto comum e outra para asfalto emborrachado.



a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade do ruído sonoro é dada por I = P / 4πr2, onde P é a potência de emissão do ruído. Calcule P na frequência de 1000 Hz para o caso do asfalto emborrachado.
b) Uma possível explicação para a origem do pico em torno de 1000 Hz é que as ranhuras longitudinais dos pneus em contato com o solo funcionam como tubos sonoros abertos nas extremidades. O modo fundamental de vibração em um tubo aberto ocorre quando o comprimento de onda é igual ao dobro do comprimento do tubo. Considerando que a frequência fundamental de vibração seja 1000 Hz, qual deve ser o comprimento do tubo? A velocidade de propagação do som no ar é v = 340 m/s.

Resposta:

a) 3,6 x 10-3 W
b) L = 0,17m

Unicamp 2007 - 2a fase
O nível sonoro S é medido em decibéis (dB) de acordo com a expressão , onde I é a intensidade da onda sonora e é a intensidade de referência padrão correspondente ao limiar da audição do ouvido humano. Numa certa construção, o uso de proteção auditiva é indicado para trabalhadores expostos durante um dia de trabalho a um nível igual ou superior a 85 dB. O gráfico abaixo mostra o nível sonoro em função da distância a uma britadeira em funcionamento na obra.


a) A que distância mínima da britadeira os trabalhadores podem permanecer sem proteção auditiva?
b) A frequência predominante do som emitido pela britadeira é de 100 Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, qual é o comprimento de onda para essa frequência?
c) Qual é a intensidade da onda sonora emitida pela britadeira a uma distância de 50 m?

Resposta:

a) 10m
b) λ = 3,4 m
c) I = 10-5 W/m2

Unicamp 1993 - 2a fase
Considerando a anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, explique por que cada um dos seguintes métodos é contraceptivo: vasectomia, ligação de trompa e pílulas anticoncepcionais.

Resposta:

Na vasectomia o corte dos vasos deferentes impede a passagem dos espermatozóides (barreira mecânica).
Na laqueadura (ligação das trompas) cria-se uma barreira à passagem do óvulo. A minipílula aumenta a secreção de muco servical, criando uma barreira à passagem dos espermatozóides. A pílula combinada é anovulatória, pois impede a ovulação, atuando por "feedback negativo".

Unicamp 2008 - 1a fase
O gráfico abaixo representa a resposta imunitária de uma criança vacinada contra determinada doença, conforme recomendação dos órgãos públicos de saúde.


a) Explique o que são vacinas e como protegem contra doenças.
b) Observe o gráfico e explique a que se deve a resposta imunitária da criança após a dose de reforço.

Resposta:

a) As vacinas são recursos que previnem doenças. São constituídas por antígenos modificados, mortos ou atenuados. Quando inoculadas numa pessoa estimulam a produção de anticorpos, proteínas que neutralizam os antígenos do agente causador da doença.

b) A primeira dose estimula a formação de anticorpos e determina a formação de células de memória, que permanecem na circulação. Quando se aplica a dose de reforço, as células de memória são ativadas, produzindo grande quantidade de anticorpos em curto espaço de tempo, conforme mostra o gráfico.

Unicamp 2005 - 2a fase
Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue enquanto que nos vegetais é genericamente denominado seiva.

a) Diferencie o sangue humano da seiva quanto à constituição.
b) Os constituintes do sangue desempenham funções importantes. Escolha dois desses constituintes e indique a função de cada um.

Resposta:

a) O sangue apresenta uma parte líquida, denominada plasma e uma figurada constituída por células hemácias e leucócitos) e plaquetas, enquanto que a seiva é constituída apenas de uma parte líquida sem elementos figurados.

b) Plasma à transporta eletrólitos (íons cálcio, sódio, cloro etc.), gases respiratórios (O2, CO2), proteínas (hormônios), aminoácidos, glicose, anticorpos, lipídios, lipoproteínas (colesterol), nutrientes e excretas (catabólitos).
Plaquetas à participam do mecanismo de coagulação sanguínea.

Unicamp 2010
Observe o gráfico abaixo e responda às questões:


a) Indique a(s) região(ões) do globo com taxa de esperança de vida ao nascer inferior à média mundial, nos intervalos 1965-1970 e 1995-2000. Indique a região representada no gráfico com o melhor desempenho no aumento de expectativa de vida ao nascer entre os períodos 1965/1970 e 1995/2000.
b) Por que, entre os períodos 1965/1970 e 1995/2000, houve aumento de esperança de vida ao nascer em todas as regiões indicadas no gráfico?

Resposta:

a) As regiões do globo com taxas médias de esperança de vida ao nascer inferiores à mundial no período entre 1965 e 1970 foram os continentes africano e asiático, enquanto entre 1995 e 2000, apenas a África teve a expectativa de vida menor que a média mundial. Já o melhor desempenho em ambos os períodos foi alçando pelo grupo de países desenvolvidos, também conhecidos como o Mundo Rico.

b) O aumento da esperança de vida em todas as regiões contempladas no gráfico entre os países citados tem como causas a intensificação do processo de urbanização, sobretudo nos países em desenvolvimento da Ásia e da América Latina, e, como conseqüência disso, houve maior contingente populacional com acesso ao saneamento básico, infraestrutura de saúde e educação, assim como em todas as regiões houve avanço da medicina, com destaque para os setores da medicina preventiva e aperfeiçoamento do instrumental de diagnósticos. Além disso, pode-se destacar o surgimento de uma nova ordem mundial pautada em uma nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho), resultante da desconcentração industrial mediante a ação das transacionais em países emergentes, os quais apresentam melhores condições para reprodução do capital, resultando em maior dinamismo econômico tanto em países do antigo Terceiro Mundo como em países que integram o Segundo Mundo e, consequentemente, melhorando as condições de saúde e educação desses países.

Unicamp 2007 - 2a fase
Em um triângulo com vértices A, B e C, inscrevemos um círculo de raio r. Sabe-se que o ângulo A tem 90o e que o círculo inscrito tangencia o lado BC no ponto P, dividindo esse lado em dois trechos com comprimentos = 10 e = 3.
a) Determine r.
b) Determine e .
c) Determine a área da região que é, ao mesmo tempo, interna ao triângulo e externa ao círculo.

Resposta:

a) r = 2
b) AB = 12 e AC = 5
c) 30 - 4π

Unicamp 2010 - 2a fase
Em 2009 completaram-se vinte anos da morte de Raul Seixas. Na sua obra o roqueiro cita elementos regionais brasileiros, como na canção "Minha Viola", na qual ele exalta esse instrumento emblemático da cultura regional.
A viola caipira possui cinco pares de cordas. Os dois pares mais agudos são afinados na mesma nota e frequência. Já os pares restantes são afinados na mesma nota, mas com diferença de altura de uma oitava, ou seja, a corda fina do par tem frequência igual ao dobro da frequência da corda grossa.
As frequências naturais da onda numa corda de comprimento L com as extremidades fixas são dadas por , sendo N o harmônico da onda e v a sua velocidade.

a) Na afinação Cebolão Ré Maior para a viola caipira, a corda mais fina do quinto par é afinada de forma que a frequência do harmônico fundamental é f1fina = 220 Hz. A corda tem comprimento L = 0,5 m e densidade linear μ = 5 x 10-3 kg/m.
Encontre a tensão τ aplicada na corda, sabendo que a velocidade da onda é dada por .

b) Suponha que a corda mais fina do quinto par esteja afinada corretamente com f1fina = 220 Hz e que a corda mais grossa esteja ligeiramente desafinada, mais frouxa do que deveria estar. Neste caso, quando as cordas são tocadas simultaneamente, um batimento se origina da sobreposição das ondas sonoras do harmônico fundamental da corda fina de frequência f1fina, com o segundo harmônico da corda grossa, de frequência f2grossa. A frequência do batimento é igual à diferença entre essas duas frequências, ou seja, fbat = f1fina - f2grossa. Sabendo que a frequência do batimento é fbat = 4 Hz, qual é a frequência do harmônico fundamental da corda grossa, f1grossa?

Resposta:

a) τ = 60,5 N
b) f1 grossa = 108 Hz

Unicamp 2011 - 1a fase
O radar é um dos dispositivos mais usados para coibir o excesso de velocidade nas vias de trânsito. O seu princípio de funcionamento é baseado no efeito Doppler das ondas eletromagnéticas refletidas pelo carro em movimento.
Considere que a velocidade medida por um radar foi Vm = 72 km/h para um carro que se aproximava do aparelho.
Para se obter Vm o radar mede a diferença de frequências Δf, dada por Sendo = 34,00 cm, , sendo f a frequência da onda refletida pelo carro, f0 = 2,4 x 1010 Hz a frequência da onda emitida pelo radar e c = 3,0 x 108 m/s a velocidade da onda eletromagnética. O sinal (+ ou -), deve ser escolhido dependendo do sentido do movimento do carro com relação ao radar, sendo que, quando o carro se aproxima, a frequência da onda refletida é maior que a emitida.
Pode-se afirmar que a diferença de frequência Δf medida pelo radar foi igual a

Unicamp 2008

Também para mostrar suas habilidades químicas, Rango colocou sobre o balcão uma folha de papel que exalava um cheiro de ovo podre e que fazia recuar os "mais fracos de estômago". Sobre essa folha via-se um pó branco misturado com limalhas de um metal de cor prateada. Após algumas palavras mágicas de Rango, ouviu-se uma pequena explosão acompanhada de uma fumaça branca pairando no ar.

a) Sabendo-se que naquela mistura maluca e mal cheirosa, uma das reações ocorreu entre o clorato de potássio (KClO3) e raspas de magnésio metálico, e que o pó branco formado era cloreto de potássio misturado a óxido de magnésio, teria havido ali uma reação com transferência de elétrons? Justifique.
b) A mistura mal cheirosa continha fósforo branco (P4) dissolvido em CS2, o que permitiu a ocorrência da reação entre o KClO3 e o magnésio. A molécula P4 é tetraédrica. A partir dessa informação, faça um desenho representando essa molécula, evidenciando os átomos e as ligações químicas.

Resposta:

Unicamp 2011

Uma maneira de se produzir ferro metálico de uma forma "mais amigável ao meio ambiente" foi desenvolvida por dois cientistas, um norte-americano e um chinês, que constataram a surpreendente solubilidade dos minérios de ferro em carbonato de lítio líquido, em temperaturas ao redor de 800oC. No processo, a eletrólise dessa solução, realizada com uma corrente elétrica de alta densidade, leva à separação dos elementos que compõem os minérios e à produção do produto desejado.

a) O artigo que relata a descoberta informa que os elementos que formam o minério são produzidos separadamente em dois compartimentos, na forma de substâncias elementares. Que substâncias são essas? Dê os nomes e as fórmulas correspondentes.

b) O processo atual de obtenção de ferro consiste na utilização de alto forno, que funciona a uma temperatura entre 1300 e 1500oC, com adição de carbono para a reação de transformação do minério. Considerando todas as informações dadas, apresente duas diferenças entre o processo atual e o novo. Explique, separadamente, como essas diferenças justificam que o novo processo seja caracterizado como "mais amigável ao meio ambiente".

Resposta:

Unicamp 2009

As provas de natação da Olimpíada de Beijing foram realizadas no complexo aquático denominado "Water Cube". O volume de água de 16.000 m3 desse conjunto passa por um duplo sistema de filtração e recebe um tratamento de desinfecção, o que permite a recuperação quase total da água. Além disso, um sistema de ventilação permite a eliminação de traços de aromas das superfícies aquáticas.

a) O texto acima relata um processo de separação de misturas. Dê o nome desse processo e explique que tipo de mistura ele permite separar.
b) A desinfecção da água é realizada por sete máquinas que transformam o gás oxigênio puro em ozônio. Cada máquina é capaz de produzir cerca de 240 g de ozônio por hora. Considerando-se essas informações, qual a massa de gás oxigênio consumida por hora no tratamento da água do complexo?

Resposta:

Unicamp 2008

As pessoas adoravam essas demonstrações químicas. Dina e Rango sabiam disso, pois eles próprios tinham sido "fisgados" por esse tipo de atividade (Vestibular da Unicamp-2001). Chamando a atenção de todos, Dina colocou sobre o balcão um copo que "aparentemente continha água", e nele adicionou algumas gotas de uma solução que tingiu "aquela água". Dina disse que aquela solução colorida mudaria de cor no "berro". Um dos convidados, com a boca bem aberta e próxima do copo, deu um longo berro. Como num passe de mágica, o líquido mudou de cor. Todo mundo aplaudiu a cena.

a) O líquido que estava no copo era, na verdade, uma solução aquosa de amônia, cujo Kb é 1,8 x 10-5. Nessa solução aquosa estavam em equilíbrio, antes da adição do indicador, amônia, íon amônio e íon hidróxido. Escreva a expressão de Kb em termos das concentrações dessas espécies. Nesse equilíbrio, o que está em maior concentração: amônia ou o íon amônio? Justifique.
b) O que foi gotejado no copo era uma solução de vermelho de fenol, um indicador ácido-base, que apresenta cor vermelha em pH acima de 8,5 e cor amarela em pH abaixo de 6,8. Qual foi a mudança de cor observada? Como se explica que o berro tenha promovido a mudança de cor?

Resposta:

UNICAMP- 2010

No século XIX, surgiu um novo modo de explicar as diferenças entre os povos: o racismo. No entanto, os argumentos raciais encontravam muitas dificuldades: se os arianos originaram tanto os povos da Índia quanto os da Europa, o que poderia justificar o domínio dos ingleses sobre a Índia, ou a sua superioridade em relação aos indianos? A única resposta possível parecia ser a miscigenação. Em algum momento de sua história, os arianos da Índia teriam se enfraquecido ao se misturarem às raças aborígenes consideradas inferiores. Mas ninguém podia explicar realmente por que essa ideia não foi aplicada nos dois sentidos, ou seja, por que os arianos da

Índia não aperfeiçoaram aquelas raças em vez de se enfraquecerem.

(Adaptado de Anthony Pagden, Povos e Impérios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 188-194.)

a) Segundo o texto, quais as incoerências presentes no pensamento racista do século XIX?

b) O que foi o imperialismo?

Resposta:

a) De acordo com o texto, as incoerências no pensamento racista do século XIX são

- a origem ariana tanto de indianos quanto europeus, o que não sustentaria a superioridade inglesa sem relação aos indianos;

- a crença de que em algum momento de sua história, os arianos da Índia teriam se enfraquecido ao se misturarem às raças aborígenes consideradas inferiores sem considerar a possibilidade de os arianos aperfeiçoaram outras raças.

b) O imperialismo do século XIX é designado como o processo de ocupação territorial, política, econômica e cultural da África e da Ásia por parte das potências industriais europeias, motivado pela necessidade de mercados consumidores, fontes de matérias-primas e áreas para a expansão de capitais. 

 

UNICAMP - 2011

A história de todas as sociedades tem sido a história das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania política no Estado moderno, no qual uma exploração aberta e direta substituiu a exploração velada por ilusões religiosas.

A estrutura econômica da sociedade condiciona as suas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, ao contrário, são as relações de produção que ele contrai que determinam a sua consciência.

(Adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras escolhidas. São Paulo: AlfaÔmega, s./d., vol 1, p. 21-23, 301-302.)

As proposições dos enunciados acima podem ser associadas ao pensamento conhecido como

UNICAMP - 2009

Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo.

 (Adaptado de José Murilo de Carvalho, "A formação das almas: imaginário da República no Brasil". São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.)

a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil?

b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).

Resposta:

a) Segundo o texto, a propaganda republicana associou Tiradentes ao ideal de República, à imagem de Cristo e à de representante das camadas populares.

b) A presença dos militares do exército e autoritarismo dois presidentes, mais evidente em Floriano Peixoto, alcunhado de "Marechal de Ferro". 

UNICAMP 2007 – 2ª. fase

As organizações internacionais podem ser classificadas de diversas maneiras. É possível dividi-las, segundo suas finalidades, em gerais e específicas. As primeiras apresentam funções normalmente políticas, como é o caso da Organização das Nações unidas (ONU). As organizações específicas podem apresentar objetivos diversos, por exemplo: econômicos, como o Fundo Monetário Internacional, ou sociais, como a Organização Internacional do Trabalho. Podem ser divididas, também, segundo seu alcance territorial, em universais, como é o caso da ONU, ou regionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA). Ainda de acordo com seus objetivos, elas podem ser divididas em organizações internacionais de cooperação, caso da Organização Mundial do Comércio (OMC), ou organizações de integração regional, como a Comunidade Andina e o Mercosul. (Adaptado de Eduardo Felipe P. Matias, A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano à sociedade global. São Paulo: Paz e Terra, 2005, p.260).

a) Na estrutura organizacional da ONU, há o Conselho de Segurança, que é formado por 15 membros, sendo 5 com assento permanente com direito a veto: EUA, Rússia, França, Reino Unido e China. Qual é a razão de serem esses países os membros permanentes?

b) Com relação à atuação da OMC, tem havido uma diminuição nas práticas de protecionismo, principalmente por parte dos países hegemônicos? Justifique sua resposta.

c) Dentre as organizações de integração regional, destaque-se o Mercosul. Explique um dos principais êxitos e um dos principais entraves econômicos ou políticos dessa organização regional.

Resposta:

a) São países de projeção em política internacional, foram aliados durante a Segunda Grande Guerra e venceram o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e, quando da formação da ONU, em 1945 representavam sobre vários aspectos um importante potencial estratégico, econômico, populacional e militar.

b) Houve uma ligeira diminuição, quase insignificante e baseada em promessas, diante das reivindicações por parte do G20, por exemplo, que articulou os interesses econômicos dos países emergentes. Recentemente, diminuiu os subsídios do algodão e caiu também, por exemplo, a sobretaxa do aço nos EUA.

c) Como êxito podemos citar a intensificação das trocas comerciais, principalmente entre o Brasil e a Argentina, com os visíveis benefícios em alguns setores industriais. Ocorreu também a expansão do Bloco. Originalmente formado por quatro membros (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), recebeu um novo membro: A Venezuela e países associados como Chile e Bolívia. Por outro lado, o bloco conhece alguns entraves, como o fato do bloco ser formado por países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, com grande dependência financeira e tecnológica. Verifica-se também a crise econômica que há pouco tempo levou a Argentina à moratória. Ainda podemos citar a atuação recente dos governantes da Argentina que adotou medidas protecionistas, bem como recorreu a órgãos internacionais para resolver questões comerciais.

UNICAMP - 2011

A história de todas as sociedades tem sido a história das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania política no Estado moderno, no qual uma exploração aberta e direta substituiu a exploração velada por ilusões religiosas.

A estrutura econômica da sociedade condiciona as suas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, ao contrário, são as relações de produção que ele contrai que determinam a sua consciência.

(Adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras escolhidas. São Paulo: AlfaÔmega, s./d., vol 1, p. 21-23, 301-302.)

As proposições dos enunciados acima podem ser associadas ao pensamento conhecido como

Unicamp 2011

A Revista n. 162 apresenta uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nuclares (IPEN) sobre a produção de fios de irídio-192 para tratar tumores. Usados em uma ramificação da radioterapia chamada braquiterapia, esses fios são implantados no interior dos tumores e a radiação emitida destrói as células cancerígenas e não os tecidos sadios. O 192Ir se transforma em 192Pt por um decaimento radioativo e esse decaimento em função do tempo é ilustrado na figura abaixo.


a) Considerando que a radiação é gerada por uma liga que contém inicialmente 20% de 192Ir e 80% de 192Pt, depois de quantos dias essa liga se transformará em uma liga que contém 5% de 192Ir e 95% de 192Pt? Mostre seu raciocínio.
b) O decaimento radiativo pode originar três diferentes tipos de partículas: α, β e γ. Para efeito de resposta ao item, considere apenas α e β. A partícula β tem uma massa igual à massa do elétron, enquanto a partícula α tem uma massa igual à do núcleo do átomo de hélio. Considerando essas informações, que tipo de decaimento sofre o 192Ir, α ou β? Justifique.

Resposta:

Unicamp 2011 - 2a fase

Considere uma gangorra composta por uma tábua de 240 cm de comprimento, equilibrada, em seu ponto central, sobre uma estrutura na forma de um prisma cuja base é um triângulo equilátero de altura igual a 60 cm, como mostra a figura. Suponha que a gangorra esteja instalada sobre um piso perfeitamente horizontal.


a) Desprezando a espessura da tábua e supondo que a extremidade direita da gangorra está a 20cm do chão, determine a altura da extremidade esquerda.
b) Supondo, agora, que a extremidade direita da tábua toca o chão, determine o ângulo α formado entre a tábua e a lateral mais próxima do prisma, como mostra a vista lateral da gangorra, exibida abaixo.

 

Resposta:

a) 100 cm
b) 30o

Unicamp 2011 - 1a fase

A figura abaixo apresenta parte do mapa de uma cidade, no qual estão identificadas a catedral, a prefeitura e a câmara de vereadores. Observe que o quadriculado não representa os quarteirões da cidade, servindo apenas para a localização dos pontos e retas no plano cartesiano.
Nessa cidade, a Avenida Brasil é formada pelos pontos equidistantes da catedral e da prefeitura, enquanto a Avenida Juscelino Kubitscheck (não mostrada no mapa) é formada pelos pontos eqüidistantes da prefeitura e da câmara de vereadores.


Sabendo que a distância real entre a catedral e a prefeitura é de 500 m, podemos concluir que a distância real, em linha reta, entre a catedral e a câmara de vereadores é de

Unicamp 2007 - 1a fase

Vários textos da coletânea da prova de redação enfatizam a crescente importância das fontes renováveis de energia. No Brasil, o álcool tem sido largamente empregado em substituição à gasolina. Uma das diferenças entre os motores a álcool e a gasolina é o valor da razão de compressão da mistura ar-combustível. O diagrama ao lado representa o ciclo de combustão de um cilindro de motor a álcool. Durante a compressão (trecho i → f), o volume da mistura é reduzido de Vi para Vf. A razão de compressão r é definida como . Valores típicos de r para motores a gasolina e a álcool são, respectivamente, rg = 9 e ra = 11. A eficiência termodinâmica E de um motor é a razão entre o trabalho realizado num ciclo completo e o calor produzido na combustão. A eficiência termodinâmica é função da razão de compressão e é dada por .


a) Quais são as eficiências termodinâmicas dos motores a álcool e a gasolina?
b) A pressão P, o volume V e a temperatura absoluta T de um gás ideal satisfazem a relação constante. Encontre a temperatura da mistura ar-álcool após a compressão (ponto f do diagrama). Considere a mistura como um gás ideal.

Dados:

Resposta:

a) Egas = 0,67; Ealc = 0,70
b) 810 K

UNICAMP

Leia a passagem abaixo de Dom Casmurro:

Se eu não olhasse para Ezequiel, é provável que não estivesse aqui escrevendo este livro, porque o meu primeiro ímpeto foi correr ao café e bebê-lo. Cheguei a pegar na xícara, mas o pequeno beijava-me a mão, como de costume, e a vista dele, como o gesto, deu-me outro impulso que me custa dizer aqui; mas vá lá, diga-se tudo. Chamem-me embora assassino; não serei eu que os desdiga ou contradiga; o meu segundo impulso foi criminoso. Inclinei-me e perguntei a Ezequiel se já tomara café. (Machado de Assis, Dom Casmurro, em Obra Completa. Vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979, p. 936.)

a) Explique o "primeiro ímpeto" mencionado pelo narrador.
b) Por que o narrador admite que seu "segundo impulso" foi criminoso?
c) O episódio da xícara de café está diretamente relacionado com a redação do livro de memórias de Bento Santiago. Por quê?

Resposta:

a) Bentinho, narrador de Dom Casmurro, a partir do instante em que tem certeza da traição de Capitu e de que Ezequiel não é o seu filho, decide, em um primeiro momento, suicidar-se, tomando café envenenado.

b) O segundo impulso de Bentinho, descartada a possibilidade de suicídio, foi o de matar Ezequiel, envenenando-o.

c) A narrativa memorialística somente existe porque Bentinho, desistindo do suicídio, sobreviveu, e pode agora "reconstituir" a sua vida como narrador ("casmurro"). A não-eliminação de Ezequiel não possibilitou ao narrador realizar a sua vingança, o que se efetivará apenas com a redação do livro.

Unicamp - 2011

Na Inglaterra, por volta de 1640, a monarquia dos Stuart era incapaz de continuar governando de maneira tradicional. Entre as forças sociais que não podiam mais ser contidas no velho quadro político, estavam aqueles que queriam obter dinheiro, como também aqueles que queriam adorar a Deus seguindo apenas suas próprias consciências, o que os levou a desafiar as instituições de uma sociedade hierarquicamente estratificada.  (Adaptado de Christopher Hill, "Uma revolução burguesa?". Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 4, nº 7, 1984, p. 10.)

a) Conforme o texto, que valores se contrapunham à forma de governo tradicional na Inglaterra do século XVII?

b) Quais foram as consequências da Revolução Inglesa para o quadro político do país?

Resposta:

a) Pode-se dizer que UM grande valor se contrapunha a monarquia Stuart, a Liberdade. Segundo o texto, a ascensão da burguesia no plano econômico se fazia sentir também na vida política e essa classe pretendeu ocupar lugar de comando na vida do país. Dentro do mesmo contexto se desenvolveu a oposição à religião do Estado, o anglicanismo, e esta foi dirigida, principalmente, pelos puritanos, grande parte deles burgueses, com o argumento de que a religião deveria se desvincular do Estado.

b) A Revolução Inglesa – puritana e gloriosa – foi responsável pela eliminação do absolutismo na Inglaterra e pela adoção de um modelo baseado no Parlamento. A monarquia parlamentarista inglesa foi o primeiro modelo político liberal na história moderna e esteve baseada nos princípios iniciais do iluminismo a partir das teorias de John Locke. 

Unicamp 2011 - 1a fase
Uma erupção vulcânica pode ser entendida como resultante da ascensão do magma que contém gases dissolvidos, a pressões e temperaturas elevadas. Esta mistura apresenta aspectos diferentes ao longo do percurso, podendo ser esquematicamente representada pela figura abaixo,


onde a coloração escura indica o magma e os discos de coloração clara indicam o gás. Segundo essa figura, pode-se depreender que

Unicamp 2009 - 1a fase
O aperfeiçoamento da máquina a vapor ao longo do século XVIII, que atingiu o ápice com o trabalho de James Watt, permitiu a mecanização do modo de produção, desempenhando papel decisivo na revolução industrial. A figura abaixo mostra o diagrama de pressão P versus volume V do cilindro de uma máquina a vapor contendo 1,0 mol de água. Os diferentes trechos do gráfico referem-se a:
1 → 2: água líquida é bombeada até a pressão P2;
2 → 3: a temperatura da água é aumentada pela caldeira a pressão constante;
3 → 4: a água é vaporizada a pressão e temperatura constantes (T3 = 400 K);
4 → 5: o vapor é aquecido a pressão constante, expandindo de V4 a V5;
5 → 6: o vapor sofre expansão sem troca de calor, fazendo com que a temperatura e a pressão sejam reduzidos;
6 → 1: o vapor é condensado com a retirada de calor do cilindro a pressão constante.


a) No ponto 5 o vapor d'água se comporta como um gás ideal. Encontre a temperatura do vapor neste ponto. A constante universal dos gases é R = 8,3 J/molK.
b) Calcule o trabalho realizado pelo vapor d'água no trecho de 4 → 5.

Resposta:

a) 500K
b) W = 750J

Unicamp 2007 - 2a fase
Na execução da cobertura de uma casa, optou-se pela construção de uma estrutura, composta por barras de madeira, com o formato indicado na figura abaixo.


Resolva as questões abaixo supondo que α = 15o. Despreze a espessura das barras de madeira e não use aproximações nos seus cálculos.

a) Calcule os comprimentos b e c em função de a, que corresponde ao comprimento da barra da base da estrutura.
b) Assumindo, agora, que a = 10m, determine o comprimento total da madeira necessária para construir a estrutura.

Resposta:

a)
b) Ltot =

UOL Cursos Online

Todos os cursos