Simulado Fuvest

(Unicamp) Texto para a questão:

"O pequeno sentou-se, acomodou nas pernas a cabeça da cachorra, pôs-se a contar-lhe baixinho uma história.

Tinha um vocabulário quase tão minguado como o do papagaio que morrera no tempo da seca. Valia-se, pois, de exclamações e de gestos, e Baleia respondia com o rabo, com a língua, com movimentos fáceis de entender"

No romance Vidas Secas, a alteridade é construída ficcionalmente. Isso porque o narrador:

(Fuvest) Leia o seguinte trecho de Til, de José de Alencar:

À direita do terreiro, adumbra-se  na escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
(...)
È aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça de armas.
Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar-se.
Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no cangote das mães, ou se enrolam nas saias das raparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco.

Ao comentar o romance Til e, inclusive, a cena do capítulo "O Samba" aqui reproduzida, Araripe Jr., parente do autor e estudioso de sua obra, observou que esses são provavelmente os texto em que Alencar "mais se quis aproximar dos padrões" de uma  "nova escola", deixando, neles, reconhecível que, " no momento" em que os escreveu, " algum livro novo o impressionara, levando-o pele estímulo superfetar a sua verdadeira índole de poeta". Alguns dos procedimentos estilísticos empregados na cena aqui reproduzida indicam que " a nova escola" e o "livro novo" a que se refere o crítico pertencem ao que os historiadores da literatura chamaram de:

(Fuvest) Considere a seguinte afirmação: "Ambas as obras criticam a sociedade, mas apenas a segunda milita pela subversão da hierarquia social nela representada". Observada a sequência, essa afirmação aplica-se a: 

(Unicamp) Leia o seguinte excerto de Memórias Póstumas de Brás Cubas:

Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes.                                                                             

Na passagem citada, a substituição da máxima pascalina de que o homem é um caniço pensante pelo enunciado " o homem é uma errata pensante" significa: 

(Fuvest) O autor pensava estar romanceando o processo brasileiro de guerra e acomodação entre as raças, em conformidade com as teorias racistas da época, mas, na verdade, conduzido pela lógica da ficção, mostrava um processo primitivo de exploração econômica e formação de classes, que se encaminhava de um modo passavelmente bárbaro e desmentia as ilusões do romancista.

                                                            Roberto Schwarz- adaptado

Esse texto crítico refere-se ao livro:

(Fuvest) Texto para a questão:

Ora nesse tempo Jacinto concebera uma ideia... Este príncipe concebera a ideia de que "o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado". E por homem civilizado o meu camarada entendia aquele que, robustecendo a sua força pensante com todas as noções adquiridas desde Aristóteles, e multiplicando a potência corporal dos seus órgãos com todos os mecanismos inventados desde Terâmenes, criador da roda, se torna um magnífico Adão, quase onipotente, quase onisciente, e apto portanto a recolher (...) todos os gozos e todos os proveitos que resultam do Saber e de Poder...(...) este conceito de Jacinto impressionara os nossos camaradas do cenáculo, que (...) estavam largamente preparados a acreditar que a felicidade dos indivíduos, como a das nações, se realiza pelo ilimitado desenvolvimento da Mecânica e da erudição. Um desses moços (...) reduzira a teoria de Jacinto (...) a uma forma algébrica:

                                                Suma ciência

                                                        X               = Suma felicidade

                                                Suma potência

                                                                

E durante dias, do Odeon à Sorbona, foi louvada pela mocidade a Equação Metafísica de Jacinto.

O texto refere-se ao período em que, morando em Paris, Jacinto entusiasmava-se  com o progresso técnico e a acumulação de conhecimentos. Considerada do ponto de vista dos valores que se consolidam na parte final do romance, a " forma algébrica" mencionada no texto passaria a ter, como termo conclusivo, não mais  "Suma felicidade", mas, sim, Suma:

(Unicamp) Muito me pesa, leitor amigo, se outra coisa esperavas das minhas Viagens, se te falto, sem o querer, a promessa que julgaste ver nesse título, mas que eu não te fiz decerto. Querias talvez que te contasse marco a marco, as léguas das estradas?                                   

                                              Viagens na Minha Terra, Almeida Garrett

No trecho acima, o narrador garrettiano admite que traiu a expectativa do leitor, tal fato deveu-se

(PUC - adaptada) Texto para a questão:

"Quando saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos, foram os dois morar juntos; e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela  e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos  de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história."

O trecho acima integra o romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. Considerando o romance como um todo, indique a alternativa que contém informações que não são pertinentes a essa obra.

Texto para a questão:

Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

 

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,

não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,

não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,

não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,

a vida presente.

 

 (Carlos Drummond de Andrade)

 

Analise as afirmações abaixo

                  I - O tom eufórico e grandiloquente percorre todo o poema, fato que aproxima Carlos Drummond de Andrade do estilo de Castro Alves.

                  II - Nesse texto, ocorre também a metalinguagem, pois o eu lírico não deixa de fazer considerações sobre o ato de escrever.

                  III - Descarta-se também a evasão, baseada em elementos místicos, os" serafins".

Está correto apenas o que se afirma em:

Texto para a questão:

Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma -- na princesinha e na mendiga. E para ambas é a boneca o supremo enlevo. Dá a natureza dois momentos divinos à vida da mulher: o momento da boneca -- preparatório, e o momento dos filhos -- definitivo. Depois disso, está extinta a mulher.

Negrinha, coisa humana,  percebeu nesse dia da boneca que tinha uma alma. Divina eclosão! Surpresa maravilhosa do mundo que trazia em si e que desabrochava, afinal, como fulgurante flor de luz. Sentiu-se elevada à altura de ente humano. Cessara de ser coisa- e doravante ser-lhe-ia impossível viver a vida de coisa. Se não era coisa! Se sentia! Se vibrava!    

Assim foi -- e essa consciência a matou

(Monteiro Lobato)

Nesse fragmento do conto Negrinha, percebe-se uma característica que também ocorre no conto Amor, de Clarice Lispector. Pode-se dizer que nesses contos há:

Em Amor, há interpenetração de elementos do mundo exterior com os elementos do universo interior de Ana. Assinale a alternativa em que esse procedimento ocorre, isto é, em que se nota primeiramente referência a um fato objetivo e posteriormente uma consequência eminentemente subjetiva.

Texto para a questão:

Enquanto quis Fortuna que tivesse
Esperança de algum contentamento,
O gosto de um suave pensamento
Me fez que seus efeitos escrevesse.

Porém, temendo Amor que aviso desse
Minha escritura a algum juízo isento,
Escureceu-me o engenho co tormento,
Para que seus enganos não dissesse.

Ó vós, que Amor obriga a ser sujeitos
A diversas vontades, quando lerdes
Num breve livro casos tão diversos,

Verdades puras são, e não defeitos...
E sabei que, segundo o amor tiverdes,
Tereis o entendimento de meus versos!

Leia as afirmações abaixo sobre o soneto:

I –Em algumas partes do texto, ocorre hipérbato, algo recorrente na linguagem camoniana e no próprio Classicismo.
II- O soneto é também metalinguístico e faz referência ao leitor, esses procedimentos estilísticos não deixam de ser retomados por Machado de Assis.
III- Quando acabou o poder econômico do eu lírico, isto é, a Fortuna, houve uma série de acontecimentos trágicos, inclusive amorosos.

Pode-se dizer que são corretas apenas as afirmações:

Em Lisbela e o prisioneiro, ocorre no final da peça um diálogo que comenta os fatos recentemente ocorridos na cidade de Vitória de Santo Antão. Nesse diálogo, esses acontecimentos inusitados  são comparados intertextualmente a cenas:

Quando se compara o romance de Mia Couto, Terra Sonâmbula, com o conto "A hora e vez de Augusto Matraga", pode-se dizer que em ambos os textos

Fuvest 2008
No início do século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe - uma célebre análise do poder político, apresentada sob a forma de lições, dirigidas ao príncipe Lorenzo de Médicis. Assim justificou Maquiavel o caráter professoral do texto:

Não quero que se repute presunção o fato de um homem de baixo e ínfimo estado discorrer e regular sobre o governo dos príncipes; pois assim como os [cartógrafos] que desenham os contornos dos países se colocam na planície para considerar a natureza dos montes, e para considerar a das planícies ascendem aos montes, assim também, para conhecer bem a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para conhecer a dos príncipes é necessário ser do povo.
Tradução de Lívio Xavier, adaptada.

Ao justificar a autoridade com que pretende ensinar um príncipe a governar, Maquiavel compara sua missão à de um cartógrafo para demonstrar que

Fuvest 2007

Das vãs sutilezas
Os homens recorrem por vezes a sutilezas fúteis e vãs para atrair nossa atenção. (...) Aprovo a atitude daquele personagem a quem apresentaram um homem que com tamanha habilidade atirava um grão de alpiste que o fazia passar pelo buraco de uma agulha sem jamais errar o golpe. Tendo pedido ao outro que lhe desse uma recompensa por essa habilidade excepcional, atendeu o solicitado, de maneira prazenteira e justa a meu ver, mandando entregar-lhe três medidas de alpiste a fim de que pudesse continuar a exercer tão nobre arte. É prova irrefutável da fraqueza de nosso julgamento apaixonarmo-nos pelas coisas só porque são raras e inéditas, ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si.
Montaigne, Ensaios.

O texto revela, em seu desenvolvimento, a seguinte estrutura:

Fuvest
Podemos afirmar que na obra D. Casmurro, Machado de Assis:

Fuvest
No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam "reformar" o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:

Fuvest
Indique a alternativa que se refere corretamente ao protagonista de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida:

Fuvest
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

(Álvares de Azevedo, "Luar de verão", Lira dos vinte anos)

Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:

Fuvest 2009
Há um ano, Bruno comprou uma casa por R$ 50.000,00. Para isso, tomou emprestados R$ 10.000,00 de Edson e R$ 10.000,00 de Carlos, prometendo devolver-lhes o dinheiro, após um ano, acrescido de 5% e 4% de juros, respectivamente. A casa valorizou 3% durante este período de um ano. Sabendo-se que Bruno vendeu a casa hoje e pagou o combinado a Edson e Carlos, o seu lucro foi de

Fuvest 2007
Uma fazenda estende-se por dois municípios A e B. A parte da fazenda que está em A ocupa 8% da área desse município. A parte da fazenda que está em B ocupa 1% da área desse município.
Sabendo-se que a área do município B é dez vezes a área do município A, a razão entre a área da parte da fazenda que está em A e a área total da fazenda é igual a

Fuvest 2010
Um esqueitista treina em uma pista cujo perfil está representado na figura abaixo. O trecho horizontal AB está a uma altura h = 2,4 m em relação ao trecho, também horizontal, CD. O esqueitista percorre a pista no sentido de A para D.


No trecho AB, ele está com velocidade constante, de módulo v = 4 m/s; em seguida, desce a rampa BC, percorre o trecho CD, o mais baixo da pista, e sobe a outra rampa até atingir uma altura máxima H, em relação a CD. A velocidade do esqueitista no trecho CD e a altura máxima H são, respectivamente, iguais a

Fuvest 2011
Um automóvel consome, em média, um litro de gasolina para percorrer, em região urbana, uma distância de 10 km. Esse automóvel é do tipo conhecido como flex, ou seja, pode utilizar, como combustível, gasolina e/ou álcool, com as propriedades fornecidas na tabela abaixo. Com base nas informações dadas, determine:
a) Os valores das energias EG e EA liberadas pela combustão de um litro de gasolina e de um litro de álcool, respectivamente.
b) A distância dA percorrida, em média, pelo automóvel com 1 litro de álcool.
c) O preço máximo Pm de um litro de álcool, acima do qual não seria conveniente, do ponto de vista financeiro, utilizar esse combustível, caso o litro de gasolina custasse R$ 2,40.>br> d) O gasto médio G com combustível, por quilômetro rodado pelo automóvel, em região urbana, usando exclusivamente álcool, se o litro desse combustível custar R$ 1,60.

Resposta:

a) EG = 7.103 kcal, EA = 5,6.103

b) 8 km

c) PM = R$ 1,92

d) G = R$ 0,20/km

Fuvest 2011

Em um funil de separação, encontram-se, em contato, volumes iguais de duas soluções: uma solução aquosa de I2, de concentração 0,1 x 10-3 mol/L, e uma solução de I2, em CCl4, de concentração 1,0 x 10-3 mol/L.


Considere que o valor da constante Kc do equilíbrio


é igual a 100, à temperatura do experimento, para concentrações expressas em mol/L.
Assim sendo, o que é correto afirmar a respeito do sistema descrito?

Fuvest 2007 - 2a fase
Americanos e russos se unem para salvar baleias no Ártico. Eis um episódio de época, mostrado na TV, nos anos 80, com toda a sua marca mitológica. Um dos mais primitivos povos da terra, os esquimós, lança um apelo que mobiliza as potências rivais, com sua técnica, em favor dos animais ameaçados de extinção. O pacifismo e a ecologia encontraram por fim uma narrativa modelar, que curiosamente inverte os termos da cumplicidade original, quando os animais é que auxiliavam os homens a enfrentar os perigos da natureza. Paulo Neves, Viagem, espera.

a) Destaque do texto os segmentos que concretizam o sentido de pacifismo e o de ecologia.
b) "(...) os animais é que auxiliavam os homens a enfrentar os perigos da natureza". Reescreva a frase acima, de modo que fique expressa a inversão dos termos da cumplicidade original, a que se refere o autor.

Resposta:

a) "Americanos e russos se unem para salvar baleias no Ártico."; "apelo que mobiliza as potências rivais, com sua técnica, em favor dos animais ameaçados de extinção.".

b) (...) os animais é que são auxiliados pelos homens a enfrentar os perigos da natureza, ou (...) os homens é que auxiliam os animais (...).

Fuvest 2007 - 2a fase
Leia o trecho de uma canção de Cartola, tal como registrado em gravação do autor:

(...)
Ouça-me bem, amor,
Preste atenção, o mundo é um moinho,
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos,
Vai reduzir as ilusões a pó.

Preste atenção, querida,
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares, estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com teus pés.

Cartola, "O mundo é um moinho".

a) Na primeira estrofe, há uma metáfora que se desdobra em outras duas. Explique o sentido dessas metáforas.
b) Caso o autor viesse a optar pelo uso sistemático da segunda pessoa do singular, precisaria alterar algumas formas verbais. Indique essas formas e as respectivas alterações.

Resposta:

a) Primeira metáfora: "... o mundo é um moinho". Desdobramentos: "[O mundo] Vai triturar teus sonhos..." e "Vai reduzir as ilusões a pó.".
O autor utiliza uma gradação ("triturar" / "reduzir a pó") para falar das decepções, frustrações e do aniquilamento dos sonhos e esperanças dos indivíduos.

b) "Ouça-me": ouve-me; "Preste atenção": presta atenção.

Fuvest 2011
Usando um sistema formado por uma corda e uma roldana, um homem levanta uma caixa de massa m, aplicando na corda uma força F que forma um ângulo θ com a direção vertical, como mostra a figura. O trabalho realizado pela resultante das forças que atuam na caixa – peso e força da corda –, quando o centro de massa da caixa é elevado, com velocidade constante v, desde a altura ya até a altura yb, é:

Fuvest
Considere as afirmações abaixo relativas a conjuntos A, B e C quaisquer:
I. A negação de x ∈ A ∩ B é: x ∉ A ou x ∉ B.
II. A ∩ (B ∪ C) = (A ∩ B) ∪ (A ∩ C).
III. (A\B) ∪ (B\A) = (A ∪ B)\ (A ∩ B).

Destas, é(são) falsa(s):

Fuvest 2008

Michael Faraday (1791-1867), em fragmento de A história química de uma vela, assim descreve uma substância gasosa que preparou diante do público que assistia a sua conferência: "Podemos experimentar do jeito que quisermos, mas ela não pegará fogo, não deixará o pavio queimar e extinguirá a combustão de tudo. Não há nada que queime nela, em circunstâncias comuns. Não tem cheiro, pouco se dissolve na água, não forma solução aquosa ácida nem alcalina, e é tão indiferente a todos os órgãos do corpo humano quanto uma coisa pode ser. Então, diriam os senhores: Ela não é nada, não é digna de atenção da química. O que faz no ar?"

A substância gasosa descrita por Faraday é

Fuvest 2011

Considere 4 frascos, cada um contendo diferentes substâncias, a saber:
Frasco 1: 100 mL de H2O (l)
Frasco 2: 100 mL de solução aquosa de ácido acético de concentração 0,5 mol/L
Frasco 3: 100 mL de solução aquosa de KOH de concentração 1,0 mol/L
Frasco 4: 100 mL de solução aquosa de HNO3 de concentração 1,2 mol/L

A cada um desses frascos, adicionaram-se, em experimentos distintos, 100 mL de uma solução aquosa de HCl de concentração 1,0 mol/L. Medindo-se o pH do líquido contido em cada frasco, antes e depois da adição de HCl (aq), pode-se observar aumento do valor do pH somente

Fuvest

Um sólido branco apresenta as seguintes propriedades:
I. É solúvel em água.
II. Sua solução aquosa é condutora de corrente elétrica.
III. Quando puro, o sólido não conduz corrente elétrica.
IV. Quando fundido, o líquido puro resultante não conduz corrente elétrica.

Considerando essas informações, o sólido em questão pode ser

Fuvest
A chamada Lei do Agrotóxico (n. 7.802, de 11/06/89) determina que os rótulos dos produtos não contenham afirmações ou imagens que possam induzir o usuário a erro quanto a sua natureza, composição, segurança, eficácia e uso. Também proíbe declarações sobre a inocuidade, tais como "seguro", "não venenoso", "não tóxico", mesmo que complementadas por afirmações do tipo "quando utilizado segundo as instruções". Em face das proibições da Lei, a compreensão da frase: "Cuidado, este produto pode ser tóxico".

Fuvest 2010
"Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia."
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), primeiro semestre de 2009.

Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que

Fuvest
A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que

Fuvest 2007
Dos recursos linguísticos presentes nos quadrinhos, o que contribui de modo mais decisivo para o efeito de humor é a

Fuvest 2008 - 2afase
A medida x, em radianos, de um ângulo satisfaz 2π/2 < x < 2π e verifica a equação sen x + sen 2x + sen 3x = 0.

Assim,
a) determine x.
b) calcule cos x + cos 2x + cos 3x.

Resposta:

a) x = 2π/3 rd
b) cos x + cos 2x + cos 3x = 0

Fuvest 2011 - 1a fase
Sejam x e y números reais positivos tais que x + y = 2π/2. Sabendo-se que sen(y - x) = 1/3, o valor de tg2 y - tg2 x é igual a

Fuvest 2011 - 2a fase


a) Correlacione as informações contidas nos mapas acima.
b) Identifique e explique dois fatores responsáveis por mudanças no padrão espacial de distribuição da população brasileira, ocorridas entre 1991 e 2000.

Resposta:

a) Dentre as informações contidas nos mapas, destacam-se duas: grande parte das áreas com mais de 50 habitantes por km2 apresentam taxas de crescimento populacional mais baixas; e grande parte das áreas com menos de 1 habitante por km2 apresentam taxas de crescimento populacional mais elevadas.

b) Dentre os fatores responsáveis por mudanças no padrão espacial de distribuição da população brasileira, destacam-se: intensificação do processo migratório do sul para o centro-oeste e norte, como resultado da expansão das novas frentes agrícolas; intensificação do processo migratório do nordeste para o norte, como resultado da expansão da produção mineral, energética e industriais; aceleração do crescimento das pequenas e médias cidades, em detrimento do crescimento das grandes metrópoles.

Fuvest 2011 - 1a fase
Em um ponto fixo do espaço, o campo elétrico de uma radiação eletromagnética tem sempre a mesma direção e oscila no tempo, como mostra o gráfico abaixo, que representa sua projeção E nessa direção fixa; E é positivo ou negativo conforme o sentido do campo.


Consultando a tabela acima, que fornece os valores típicos de frequência para diferentes regiões do espectro eletromagnético, e analisando o gráfico de E em função de tempo, é possível classificar essa radiação como

Fuvest-SP

A respeito de Pe. Antônio Vieira, pode-se afirmar:

Fuvest 2007

Já a tarde caía quando recolhemos muito lentamente. E toda essa adorável paz do céu, realmente celestial, e dos campos, onde cada folhinha conservava uma quietação contemplativa, na luz docemente desmaiada, pousando sobre as coisas com um liso e leve afago, penetrava tão profundamente Jacinto, que eu o senti, no silêncio em que caíramos, suspirar de puro alívio.
Depois, muito gravemente:
– Tu dizes que na Natureza não há pensamento...
– Outra vez! Olha que maçada! Eu...
– Mas é por estar nela suprimido o pensamento que lhe está poupado o sofrimento! Nós, desgraçados, não podemos suprimir o pensamento, mas certamente o podemos disciplinar e impedir que ele se estonteie e se esfalfe, como na fornalha das cidades, ideando gozos que nunca se realizam, aspirando a certezas que nunca se atingem!... E é o que aconselham estas colinas e estas árvores à nossa alma, que vela e se agita que viva na paz de um sonho vago e nada apeteça, nada tema, contra nada se insurja, e deixe o mundo rolar, não esperando dele senão um rumor de harmonia, que a embale e lhe favoreça o dormir dentro da mão de Deus. Hem, não te parece, Zé Fernandes?
– Talvez. Mas é necessário então viver num mosteiro, com o temperamento de S. Bruno, ou ter cento e quarenta contos de renda e o desplante de certos Jacintos...

(Eça de Queirós, A Cidade e as Serras)

Considerado no contexto de A Cidade e as Serras, o diálogo presente no excerto revela que, nesse romance de Eça de Queirós, o elogio da natureza e da vida rural

Fuvest-SP

"Já vai andando a récua dos homens de Arganil, acompanham-nos até fora da via as infelizes, que vão clamando, qual em cabelo, Ó doce e amado esposo, e outra protestando, Ó filho, a quem eu tinha só para refrigério e doce amparo desta cansada já velhice minha, não se acabavam as lamentações, tanto que os montes de mais perto respondiam, quase movidos de alta piedade (…)"
(José Saramago, Memorial do Convento)

Em muitas passagens do trecho transcrito, o narrador cita textualmente palavras de um episódio de Os Lusíadas, visando criticar o mesmo aspecto da vida de Portugal que Camões, nesse episódio, já criticava. O episódio camoniano e o aspecto criticado são, respectivamente:

Fuvest 2008
O autoclismo da retrete
RIO DE JANEIRO - Em 1973, fui trabalhar numa revista brasileira editada em Lisboa. Logo no primeiro dia, tive uma amostra das deliciosas diferenças que nos separavam, a nós e aos portugueses, em matéria de língua. Houve um problema no banheiro da redação e eu disse à secretária: "Isabel, por favor, chame o bombeiro para consertar a descarga da privada." Isabel franziu a testa e só entendeu as quatro primeiras palavras. Pelo visto, eu estava lhe pedindo que chamasse a Banda do Corpo de Bombeiros para dar um concerto particular de marchas e dobrados na redação. Por sorte, um colega brasileiro, em Lisboa havia algum tempo e já escolado nos meandros da língua, traduziu o recado: "Isabel, chame o canalizador para reparar o autoclismo da retrete." E só então o belo rosto de Isabel se iluminou.
Ruy Castro, Folha de S. Paulo.

a) Em São Paulo, entende-se por "encanador" o que no Rio de Janeiro se entende por "bombeiro" e, em Lisboa, por "canalizador". Isto permitiria afirmar que, em algum desses lugares, ocorre um uso equivocado da língua portuguesa? Justifique sua resposta.
b) Uma reforma que viesse a uniformizar a ortografia da língua portuguesa em todos os países que a utilizam evitaria o problema de comunicação ocorrido entre o jornalista e a secretária. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

Resposta:

a) Não se trata de equívoco, mas de variações ou diferenças entre os dialetos do português falados em Portugal e nas cidades brasileiras mencionadas. No caso, as diferenças são lexicais, ou seja, dizem respeito ao vocabulário empregado e às variações regionais no sentido das palavras.

b) Não, pois a uniformização ortográfica não afeta as diferenças lexicais, que dizem respeito ao emprego do vocabulário e ao sentido das palavras.

Fuvest 2011 - 2a fase
No plano cartesiano Oxy, considere a parábola P de equação y = -4x2 + 8x + 12 e a reta r de equação y = 3x + 6. Determine:

a) Os pontos A e B, de intersecção da parábola P com o eixo coordenado Ox, bem como vértice V da parábola P.
b) O ponto C, de abscissa positiva, que pertence à intersecção de P com a reta r.
c) A área do quadrilátero de vértices A, B, C e V.

Resposta:

a) A (3;0) e B(-1;0) ou A (-1;0) e B(3;0) V(1;16)
b) P (2;12)
c) A = 36

Fuvest 2010 - 1a fase
Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura.


O movimento do ímã, em direção ao anel,

Fuvest 2008 - 1a fase
Em uma experiência, um longo fio de cobre foi enrolado, formando dois conjuntos de espiras E1 e E2, ligados entre si e mantidos muito distantes um do outro. Em um dos conjuntos, E2, foi colocada uma bússola, com a agulha apontando para o Norte, na direção perpendicular ao eixo das espiras.


O eixo do conjunto de espirais E2 tem direção leste-oeste.
A experiência consistiu em investigar possíveis efeitos sobre essa bússola, causados por um ímã, que é movimentado ao longo do eixo do conjunto de espiras E1.

Foram analisadas três situações:
I. Enquanto o ímã é empurrado para o centro do conjunto das espiras E1.
II. Quando o ímã é mantido parado no centro do conjunto das espiras E1.
III. Enquanto o ímã é puxado, do centro das espiras E1, retornando a sua posição inicial.

Um possível resultado a ser observado, quanto à posição da agulha da bússola, nas três situações dessa experiência, poderia ser representado por

Fuvest 2009
A reforma do gás natural com vapor de água é um processo industrial de produção de hidrogênio, em que também se gera monóxido de carbono. O hidrogênio, por sua vez, pode ser usado na síntese de amônia, na qual reage com nitrogênio. Tanto a reforma do gás natural quanto a síntese da amônia são reações de equilíbrio. Na figura, são dados os valores das constantes desses equilíbrios em função dos valores da temperatura. A curva de K1 refere-se à reforma do gás natural e a de K2, à síntese da amônia. As constantes de equilíbrio estão expressas em termos de pressões parciais, em atm.


a) Escreva a equação química balanceada que representa a reforma do principal componente do gás natural com vapor de água.
b) Considere um experimento a 450oC, em que as pressões parciais de hidrogênio, monóxido de carbono, metano e água são, respectivamente, 0,30; 0,40; 1,00 e 9,00 atm. Nessas condições, o sistema está em equilíbrio químico? Justifique sua resposta por meio de cálculos e análise da figura.
c) A figura permite concluir que uma das reações é exotérmica e a outra, endotérmica. Qual é a reação exotérmica? Justifique sua resposta.

Resposta:

Fuvest
Qual a diferença, no desenvolvimento embrionário, entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos telolécitos?

Fuvest 2009

Aminas primárias e secundárias reagem diferentemente com o ácido nitroso:


a) A liberação de N2 (g), que se segue à adição de HNO2, permite identificar qual dos seguintes aminoácidos?


Explique sua resposta.

Uma amostra de 1,78 g de certo α-aminoácido (Isto é, um aminoácido no qual o grupo amino esteja ligado ao carbono vizinho ao grupo -CO2H) foi tratada com HNO2, provocando a liberação de nitrogênio gasoso. O gás foi recolhido e, a 25oC e 1 atm, seu volume foi de 490 mL.
b) Utilizando tais dados experimentais, calcule a massa molar desse α-aminoácido, considerando que 1 mol de α-aminoácido produz 1 mol de nitrogênio gasoso.
c) Escreva a fórmula estrutural plana desse α-aminoácido, sabendo-se que, em sua estrutura, há um carbono assimétrico.

Dados:
a 25oC e 1 atm, volume molar = 24,5 L/mol;
massas molares (g/mol): H ....1; C ..... 12; N ...... 14; O ..... 16.

Resposta:

Fuvest 2009

A reação de hidratação de alguns alcinos pode ser representada por

em que R e R1 são dois grupos alquila diferentes.

a) Escreva as fórmulas estruturais dos isômeros de fórmula C6H10 que sejam hexinos de cadeia aberta e não ramificada.
b) A hidratação de um dos hexinos do item anterior produz duas cetonas diferentes, porém isoméricas. Escreva a fórmula estrutural desse Alcino e as fórmulas estruturais das cetonas assim formadas.
c) A hidratação do hex-3-ino (3-hexino) com água monodeuterada (HOD) pode ser representada por:


Escreva as fórmulas estruturais de X, Y e Z. Não considere a existência de isomeria cis-trans.

Resposta:

Fuvest 2007 - 2a fase
Na figura ao lado, os pontos A1, A2, A3, A4, A5, A6 são vértices de um hexágono regular de lado 3 com centro na origem O de um sistema de coordenadas no plano. Os vértices A1 e A4 pertencem ao eixo x. São dados também os pontos B = (2,0) e C = (0,1).


Considere a reta que passa pela origem O e intersecta o segmento no ponto P, de modo que os triângulos OPB e OPC tenham a mesma área. Nessas condições, determine

a) a equação da reta .
b) os pontos de intersecção da reta com o hexágono.

Resposta:

a) x - 2y = 0

b)

Fuvest 2011 - 2a fase


Com base na tabela e em seus conhecimentos:
a) Analise a presença de mão de obra familiar nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, relacionando-a com as atividades agropecuárias predominantes em cada um deles.
b) Tendo em vista o fato de que a mão de obra familiar é majoritária no Brasil, analise os dados de pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais no Estado de São Paulo, considerando as transformações agrárias ocorridas, nesse estado, a partir dos anos 1950.

Resposta:

a) No estado do Rio Grande do Sul a predominância absoluta da mão-de-obra familiar é decorrente do processo de ocupação da região. Predominam populações de origem européia, em pequenas propriedades, cuja produção agropecuária, visa atender às necessidades da comunidade local, produzindo portanto produtos como algodão (tecidos), couro (calçados), carne, milho, trigo (alimentos).

b) No estado de São Paulo, a ocupação mais significativa do espaço rural se deu a partir da expansão da lavoura cafeeira, caracterizada pela grande propriedade monocultora voltada para a exportação, limitando dessa forma, o trabalho familiar.

Fuvest 2008 - 1a fase
Um objeto de ferro, de pequena espessura e em forma de cruz, está magnetizado e apresenta dois pólos Norte (N) e dois pólos Sul (S).


Quando esse objeto é colocado horizontalmente sobre uma mesa plana, as linhas que melhor representam, no plano da mesa, o campo magnético por ele criado, são as indicadas em

Fuvest 2007 - 1a fase
Uma bússola é colocada sobre uma mesa horizontal, próxima a dois fios compridos, F1 e F2, percorridos por correntes de mesma intensidade. Os fios estão dispostos perpendicularmente à mesa e a atravessam.


Quando a bússola é colocada em P, sua agulha aponta na direção indicada. Em seguida, a bússola é colocada na posição 1 e depois na posição 2, ambas equidistantes dos fios. Nessas posições, a agulha da bússola indicará, respectivamente, as direções

FUVEST - 2011

África vive (...) prisioneira de um passado inventado por outros.

Mia Couto, Um retrato sem moldura, In: HERNANDEZ, Leila,

(A África na sala de aula.São Paulo: Selo Negro, p.11, 2005.)

A frase acima se justifica porque

Fuvest 2011 - 1a fase
O filamento de uma lâmpada incandescente, submetido a uma tensão U, é percorrido por uma corrente de intensidade i. O gráfico abaixo mostra a relação entre i e U.


As seguintes afirmações se referem a essa lâmpada.
I. A resistência do filamento é a mesma para qualquer valor da tensão aplicada.
II. A resistência do filamento diminui com o aumento da corrente.
III. A potência dissipada no filamento aumenta com o aumento da tensão aplicada.

Dentre essas afirmações, somente

Fuvest 2008 - 1a fase
Uma estudante quer utilizar uma lâmpada (dessas de lanterna de pilhas) e dispõe de uma bateria de 12 V. A especificação da lâmpada indica que a tensão de operação é 4,5 V e a potência elétrica utilizada durante a operação é de 2,25 W.


Para que a lâmpada possa ser ligada à bateria de 12 V, será preciso colocar uma resistência elétrica, em série, de aproximadamente

Fuvest 2007 - 1a fase
Na cozinha de uma casa, ligada à rede elétrica de 110 V, há duas tomadas A e B. Deseja-se utilizar, simultaneamente, um forno de microondas e um ferro de passar, com as características indicadas.


Para que isso seja possível, é necessário que o disjuntor (D) dessa instalação elétrica, seja de, no mínimo,

Na figura abaixo, a reta r tem equação no plano cartesiano Oxy. Além disso, os pontos B0, B1, B2, B3 estão na reta r, sendo B0 = (0,1). Os pontos A0, A1, A2, A3 estão no eixo Ox, com A0 = O = (0.0). O ponto Di, pertence ao segmento para 1≤ i ≤3. Os segmentos são paralelos ao eixo Oy, os segmentos são paralelos ao eixo Ox e a distância entre Bi e Bi + 1 é igual a 9, para 0≤ i ≤ 2.


Nessas condições:
a) Determine as abscissas de A1, A2, A3.
b) Sendo Ri o retângulo de base Ai Ai + 1 e altura Ai + 1 Di + 1 para 0 ≤ i ≤ 2, calcule a soma das áreas dos retângulos R0, R1 e R2.

Resposta:

a) x1 = 3, x2 = 6, x3 = 9
b) AR0 + AR1 + AR2 = 9 (1 + 6√2)

Fuvest 2011

Maçaricos são queimadores de gás utilizados para produzir chamas de elevadas temperaturas, como as requeridas para soldar metais. Um gás combustível, muito utilizado em maçaricos, é o acetileno, C2H2, sendo que a sua combustão pode ser promovida com ar atmosférico ou com oxigênio puro.

a) Escreva a equação química balanceada da combustão completa do acetileno com oxigênio puro.
b) Em uma oficina de solda, existem dois cilindros idênticos, um deles contendo oxigênio puro (cilindro A) e o outro, ar atmosférico (cilindro B). Sabendo que, no interior dos dois cilindros, as condições de pressão e temperatura são as mesmas, qual dos dois cilindros contém a maior massa gasosa? Explique.
c) A temperatura da chama do maçarico é maior quando se utiliza a mistura de oxigênio e acetileno do que quando se usa a mistura de ar atmosférico e acetileno, mesmo estando os reagentes em proporção estequiométrica nos dois casos. Considerando as substâncias gasosas que recebem o calor liberado na combustão, em cada caso, explique essa diferença de temperatura.

 

Resposta:

Fuvest 2010
Leia este trecho do poema de Vinicius de Moraes

Mensagem à Poesia

Não posso
Não é possível
Digam-lhe que é totalmente impossível
Agora não pode ser
É impossível
Não posso.
Digam-lhe que estou tristíssimo, mas não posso ir esta noite ao seu encontro.

Contem-lhe que há milhões de corpos a enterrar
Muitas cidades a reerguer, muita pobreza pelo mundo.
Contem-lhe que há uma criança chorando em alguma parte do mundo
E as mulheres estão ficando loucas, e há legiões delas carpindo
A saudade de seus homens; contem-lhe que há um vácuo
Nos olhos dos párias, e sua magreza é extrema; contem-lhe
Que a vergonha, a desonra, o suicídio rondam os lares, e é preciso reconquistar a vida
Façam-lhe ver que é preciso eu estar alerta, voltado para todos os caminhos
Pronto a socorrer, a amar, a mentir, a morrer se for preciso.
Vinicius de Moraes, Antologia Poética.

a) No trecho, o poeta expõe alguns dos motivos que o impedem de ir ao encontro da poesia. A partir da observação desses motivos, procure deduzir a concepção dessa poesia ao encontro da qual o poeta não poderá ir: como se define essa poesia? Quais suas características principais? Explique sucintamente.
b) Na "Advertência", que abre sua Antologia Poética, Vinicius de Moraes declarou haver "dois períodos distintos", ou duas fases, em sua obra. Considerando-se as características dominantes do trecho, a qual desses períodos ele pertence? Justifique sua resposta.

Resposta:

a) Trata-se da poesia lírica, centrada no "eu" e indiferente à dor alheia. A ela, Vinicius opõe a dura realidade social e o sofrimento do próximo.

b) Pertence à segunda fase. Nela, Vinicius de distancia do misticismo dos primeiros anos, aderindo à temática do cotidiano e às questões sociais.

Fuvest 2011

Os componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica:


Nessa fórmula, os grupos R, R' e R' representam longas cadeias de carbono, com ou sem ligações duplas.
A partir dos óleos vegetais, pode-se preparar sabão ou biodiesel, por hidrólise alcalina ou transesterificação, respectivamente. Para preparar sabão, tratam-se os triglicerídeos com hidróxido de sódio aquoso e, para preparar biodiesel, com metanol ou etanol.

a) Escreva a equação química que representa a transformação de triglicerídeos em sabão.
b) Escreva uma equação química que representa a transformação de triglicerídeos em biodiesel.

Resposta:

Fuvest - 2a fase
O diagrama a seguir é uma pirâmide de energia.


a) O que representa a largura de cada nível do diagrama?
b) Por que a largura de um nível não pode ser maior que a do nível abaixo dele?

Resposta:

a) Quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte.
b) A energia sempre diminui na passagem dos níveis tróficos. O fluxo de energia é unidirecional.

Fuvest 2008 - 1a fase
O triângulo é isósceles de base e o segmento é perpendicular ao plano que contém o triângulo OCD, conforme a figura:


Sabendo-se que AO = 3, AC = 5 e sen , então a área do triângulo OCD vale

 

Fuvest 2010 - 1a fase
Medidas elétricas indicam que a superfície terrestre tem carga elétrica total negativa de, aproximadamente, 600.000 coulombs. Em tempestades, raios de cargas positivas, embora raros, podem atingir a superfície terrestre. A corrente elétrica desses raios pode atingir valores de até 300.000 A. Que fração da carga elétrica total da Terra poderia ser compensada por um raio de 300.000 A e com duração de 0,5 s?

Fuvest 2008 - 2a fase
Utilizando-se um gerador, que produz uma tensão V0, deseja-se carregar duas baterias, B-1 e B-2, que geram respectivamente 15 V e 10 V, de tal forma que as correntes que alimentam as duas baterias durante o processo de carga mantenham-se iguais (i1 = i2 = i). Para isso, é utilizada a montagem do circuito elétrico representada ao lado, que inclui três resistores R1, R2 e R3, com respectivamente 25 Ω, 30 Ω e 6 Ω, nas posições indicadas. Um voltímetro é inserido no circuito para medir a tensão no ponto A.


a) Determine a intensidade da corrente i, em ampéres, com que cada bateria é alimentada. b) Determine a tensão VA, em volts, indicada pelo voltímetro, quando o sistema opera da forma desejada. c) Determine a tensão V0, em volts, do gerador, para que o sistema opere da forma desejada.

Resposta:

a) I = 1,0 A
b) VA = 40 V
c) V0 = 52 V

Fuvest

Leia o texto abaixo e responda as questões 1, 2 e 3.

"Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano. E quando não tinha mais nada para vender, o sertanejo endividava-se. Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia.

Ora, daquela vez, como das outras, Fabiano ajustou o gado, arrependeu-se, enfim deixou a transação meio apalavrada e foi consultar a mulher. Sinha Vitória mandou os meninos para o barreiro, sentou-se na cozinha, concentrou-se, distribuiu no chão sementes de várias espécies, realizou somas e diminuições. No dia seguinte Fabiano voltou à cidade, mas ao fechar o negócio notou que as operações de Sinha Vitória, como de costume, diferiam das do patrão. Reclamou e obteve a explicação habitual: a diferença era proveniente de juros.
Não se conformou: devia haver engano. Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria!

O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse procurar serviço noutra fazenda.

Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. Não era preciso barulho não. Se havia dito palavra à toa, pedia desculpa. Era bruto, não fora ensinado. Atrevimento não tinha, conhecia o seu lugar. Um cabra. Ia lá puxar questão com gente rica? Bruto, sim senhor, mas sabia respeitar os homens. Devia ser ignorância da mulher, provavelmente devia ser ignorância da mulher. Até estranhara as contas dela. Enfim, como não sabia ler (um bruto, sim senhor), acreditara na sua velha. Mas pedia desculpa e jurava não cair noutra.

O amo abrandou, e Fabiano sai de costas, o chapéu varrendo o tijolo. Na porta, virando-se, enganchou as rosetas das esporas, afastou-se tropeçando, os sapatões de couro cru batendo no chão como cascos.

Foi até a esquina, parou, tomou fôlego. Não deviam trata-lo assim. Dirigiu-se ao quadro lentamente. Diante da bodega de seu Inácio virou o rosto e fez uma curva larga. Depois que acontecera aquela miséria, temia passar ali. Sentou-se numa calçada, tirou do bolso o dinheiro, examinou-o, procurando adivinhar quanto lhe tinham furtado. Não podia dizer em voz alta que aquilo era um furto, mas era. Tomavam-lhe o gado quase de graça e ainda inventavam juro. Que juro! O que havia era safadeza."

(Graciliano Ramos. Vidas Secas. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1974.)

O texto, assim como todo o livro de que foi extraído, está escrito em terceira pessoa. No entanto, o recurso frequente ao discurso indireto livre, com a ambiguidade que lhe é característica, permite ao autor explorar o filete da escavação interior, na expressão de Antonio Candido.

Assinale a alternativa em que a passagem é nitidamente um discurso indireto livre:

Fuvest

O texto, no seu conjunto, revela que Fabiano:

Fuvest

A respeito de sinha Vitória, a mulher de Fabiano, é possível afirmar que:

Fuvest

O HACKER E A LITERATURA
Para conceder liberdade provisória a três jovens detidos sob a acusação de praticar crimes pela Internet, um juiz federal do Rio Grande do Norte determinou uma condição inédita: que os rapazes leiam e resumam, a cada três meses, dois clássicos da literatura. As primeiras obras escolhidas foram "A Hora e Vez de Augusto Matraga", conto de Guimarães Rosa, e Vidas Secas, romance de Graciliano Ramos.

(Folha de S. Paulo, Cotidiano, 23/04/2008)

Quando o juiz pronunciou a sentença, a primeira reação dele foi de revolta. Preferível a cadeia, disse para os pais e para o advogado. De nada adiantaram os argumentos deles, segundo os quais a decisão do magistrado tinha sido a melhor possível e, mais, um grande avanço na tradição judiciária.

Foi uma revelação, uma experiência pela qual nunca tinha passado antes. De repente, estava descobrindo um novo mundo, um mundo que sempre lhe fora desconhecido. Vidas Secas simplesmente o fez chorar. Leu outros livros de Graciliano e Guimarães Rosa. Leu poemas de Bandeira e João Cabral. E de repente estava decidido: queria dedicar sua vida à literatura. Foi aprovado em Letras, fez o curso, tornou-se professor – leciona na universidade.

Ah, sim, ele tem um sonho: gostaria de ser um ficcionista. Tem na cabeça o projeto de um romance. É a história de um hacker que, entrando num site, descobre uma história tão emocionante que muda sua vida. Uma história como Graciliano Ramos escreveria, se, claro, ele fosse um ex-hacker.

(Adaptado de Moacyr Scliar, Folha de S. Paulo, 28/04/2008)

Esses dois textos, uma vez interrelacionados, estabelecem um diálogo entre

Fuvest 2008

"Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais frequentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente.
Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante frequente, nesse estágio da escuta, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.
Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos.
Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo."

(Adaptado de J. Jota de Moraes, O que é música.)

De acordo com o texto, quando uma tendência de ouvir se torna dominante, a audição musical

Fuvest 2009 - 1a fase
O ângulo θ formado por dos planos α e β é tal que . O ponto P pertence a α e a distância de P a β vale 1. Então, a distância P à reta intersecção de α e β é igual a

Fuvest 2011 - 1a fase
A esfera ε, de centro O e raio r > 0, é tangente ao plano α. O plano β é paralelo a α e contém O. Nessas condições, o volume da pirâmide que tem como base um hexágono regular inscrito na intersecção de ε com β e, como vértice em α, é igual a

Fuvest 2011 - 1a fase
Um objeto decorativo consiste de um bloco de vidro transparente, de índice de refração igual a 1,4, com a forma de um paralelepípedo, que tem, em seu interior, uma bolha, aproximadamente esférica, preenchida com um líquido, também transparente, de índice de refração n.


A figura acima mostra um perfil do objeto. Nessas condições, quando a luz visível incide perpendicularmente em uma das faces do bloco e atravessa a bolha, o objeto se comporta, aproximadamente, como

Fuvest 2008 - 1a fase
Um sistema de duas lentes, sendo uma convergente e outra divergente, ambas com distâncias focais iguais a 8 cm, é montado para projetar círculos luminosos sobre um anteparo. O diâmetro desses círculos pode ser alterado, variando-se as posição das lentes.


Em uma dessas montagens, um feixe de luz, inicialmente de raios paralelos e 4 cm de diâmetro, incide sobre a lente convergente, separada da divergente por 8 cm, atingindo finalmente o anteparo, 8 cm adiante da divergente. Nessa montagem específica, o círculo luminoso formado no anteparo é melhor representador por

FUVEST - 2009

As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas.

Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações a seguir.

I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.

III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.

Está correto o que se afirma em:

Fuvest

No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam "reformar" o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:

Fuvest 2011 - 2a fase
Um jovem pesca em uma lagoa de água transparente, utilizando, para isto, uma lança. Ao enxergar um peixe, ele atira sua lança na direção em que o observa. O jovem está fora da água e o peixe está 1 m abaixo da superfície. A lança atinge a água a uma distância x = 90 cm da direção vertical em que o peixe se encontra, como ilustra a figura abaixo.


Para essas condições, determine:

a) O ângulo α, de incidência na superfície da água, da luz refletida pelo peixe. b) O ângulo β que a lança faz com a superfície da água. c) A distância y, da superfície da água, em que o jovem enxerga o peixe.

Resposta:

a) α = 42o
b) β = 30o
c) y = 0,52 m

Fuvest 2011 - 1a fase
Em um ponto fixo do espaço, o campo elétrico de uma radiação eletromagnética tem sempre a mesma direção e oscila no tempo, como mostra o gráfico abaixo, que representa sua projeção E nessa direção fixa; E é positivo ou negativo conforme o sentido do campo.


Consultando a tabela acima, que fornece os valores típicos de frequência f para diferentes regiões do espectro eletromagnético, e analisando o gráfico de E em função do tempo, é possível classificar essa radiação como

Fuvest 2009 - 1a fase
Um fabricante de cristais produz três tipos de taças para servir vinho. Uma delas tem o bojo no formato de uma semi-esfera de raio r; a outra, no formato de um cone reto de base circular de raio 2r e altura h; e a última, no formato de um cilindro reto de base circular de raio x e altura h. Sabendo-se que as taças dos três tipos, quando completamente cheias, comportam a mesma quantidade de vinho, é correto afirmar que a razão é igual a

Fuvest 2007 - 2a fase
Um castelo está cercado por uma vala cujas bordas são dois círculos concêntricos de raios 41 m e 45 m. A profundidade da vala é constante e igual a 3 m.


O proprietário decidiu enchê-la com água e, para este fim, contratou caminhões-pipa, cujos reservatórios são cilindros circulares retos com raio da base de 1,5 m e altura igual a 8 m.
Determine o número mínimo de caminhões-pipa necessário para encher completamente a vala.

Resposta:

58 caminhões

Fuvest 2008 - 2a fase


Segundo estimativas, após 11 de setembro de 2001, quando ocorreram os atentados às Torres Gêmeas e ao Pentágono, os EUA aumentaram em cerca de 20% sua presença militar ao redor do mundo. Estima-se também que por volta de 300 mil soldados estejam em bases militares americanas em mais de 140 países. Considerando o mapa acima,

a) identifique os locais indicados pelos números 1 e 2.
b) cite e explique ao menos um motivo para a manutenção, pelos EUA, de bases militares em cada um dos locais citados no item a.

Resposta:

a) Os locais indicados pelo números 1 e 2, são respectivamente: Havaí e Bahrein.

b) O Havaí, 50o Estado americano, é uma base militar estratégica na bacia do Pacífico (importante região político-econômica da atualidade). Já a base militar no Bahrein visa à defesa de interesses políticos (combate ao terror) e econômicos. Localizado no Golfo Pérsico, é uma importante rota petrolífera.

Fuvest 2011 - 1a fase
A figura abaixo é uma representação esquemática da geopolítica atual (1991-2009), segundo o autor Philip S. Golub.



Considerando seus conhecimentos sobre a atual geopolítica mundial, identifique a alternativa que contém um título adequado para a figura bem como informações que completam, corretamente, os itens 1, 2 e 3 da legenda.

Fuvest 2010

Na dupla hélice do DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas de cada cadeia. Duas dessas bases são a citosina (C) e a guanina (G).


a) Mostre a fórmula estrutural do par C-G, indicando claramente as ligações de hidrogênio que nele existem.

No nosso organismo, a síntese das proteínas é comandada pelo RNA mensageiro, em cuja estrutura estão presentes as bases uracila (U), citosina (C), adenina (A) e guanina (G).
A ordem em que aminoácidos se ligam para formar uma proteína é definida por tríades de bases, presentes no RNA mensageiro, cada uma correspondendo a um determinado aminoácido. Algumas dessas tríades, com os aminoácidos correspondentes, estão representadas na tabela da folha de respostas. Assim, por exemplo, a tríade GUU corresponde ao aminoácido valina.
Letra da esquerda: G Letra do meio: U Letra da direita: U

b) Com base na tabela da folha de respostas e na estrutura dos aminoácidos aqui apresentados, mostre a fórmula estrutural do tripeptídeo, cuja sequência de aminoácidos foi definida pela ordem das tríades do RNA mensageiro, que era GCA, GGA, GGU. O primeiro aminoácido desse tripeptídeo mantém livre seu grupo amino.

 

Resposta:

Fuvest 2011

Os componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica:


Nessa fórmula, os grupos R, R' e R'' representam longas cadeias de carbono, com ou sem ligações duplas.
A partir dos óleos vegetais, pode-se preparar sabão ou biodiesel, por hidrólise alcalina ou transesterificação, respectivamente. Para preparar sabão, tratam-se os triglicerídeos com hidróxido de sódio aquoso e, para preparar biodiesel, com metanol ou etanol.

a) Escreva a equação química que representa a transformação de triglicerídeos em sabão.
b) Escreva uma equação química que representa a transformação de triglicerídeos em biodiesel.

Resposta:

Fuvest 2011

Recentemente, foi preparado um composto A que é insolúvel em água. No entanto, quando misturado com água saturada de gás carbônico, forma-se uma solução que contém o íon B. Quando a solução resultante é aquecida, o gás carbônico é eliminado, e se formam duas camadas, uma de água e outra de composto A. Essas transformações reversíveis podem ser representadas pela seguinte equação química:


O composto A está sendo testado em um novo processo de extração do óleo de soja. No processo atual, utiliza-se hexano para extrair o óleo dos flocos de soja, formando uma solução. Em seguida, o hexano é separado do óleo de soja por destilação.
O novo processo, utilizando o composto A em vez de hexano, pode ser representado pelo seguinte esquema:


a) Descreva o que deve ser feito nas etapas X e Y para se obter o resultado mostrado no esquema.
b) Explique por que, no processo de extração do óleo de soja, é vantajoso evitar a destilação do solvente hexano.

Resposta:

a) Na etapa X, foi adicionada água saturada de CO2. Podemos verificar, pelo esquema, que flocos de soja foram extraídos com o composto A, formando uma solução (mistura homogênea) e, com a adição de água saturada de CO2 (etapa X), o equilíbrio da reação citada é deslocado para a direita, formando íons solúveis em água e que não se misturam com o óleo, o que configura um sistema bifásico.
Na etapa Y, o sistema foi aquecido, provocando o desprendimento de CO2.
A solução de B (íons) com água saturada de CO2, sendo aquecida (etapa Y), desloca o equilíbrio da reação para a esquerda, eliminando o CO2 e formando a substância A insolúvel em água (sistema bifásico).

b) No processo de destilação do solvente hexano, energia é consumida para provocar a vaporização do hexano.
Algumas desvantagens desse processo em relação ao novo sugerido podem ser: maior consumo de energia, presença de traços de hexano no óleo de soja, emissão de solvente volátil tóxico para o ar (contribui para o efeito estufa, para o smog fotoquímico e é cancerígeno).
No processo sugerido, toda substância A é reaproveitada (evitando perda de material), obedecendo de forma mais adequada à química verde.

Fuvest

A leitura de Mensagem, de Fernando Pessoa, permite a identificação de certas linhas de força que guiam e, até certo ponto, singularizam o espírito do homem português, dando-lhe marca muito especial.

Dentre as alternativas a seguir, em qual se enquadraria melhor essa ideia?

FUVEST - 2011

Este livro não pretende ser um libelo nem uma confissão, e menos ainda uma aventura, pois a morte não é uma aventura para aqueles que se deparam face a face com ela. Apenas procura mostrar o que foi uma geração de homens que, mesmo tendo escapado às granadas, foram destruídos pela guerra.

(Erich Maria Remarque, Nada de novo no front. São Paulo: Abril, 1974 󞨹], p.9.)

Publicado originalmente em 1929, logo transformado em best seller mundial, o livro de Remarque é, em boa parte, autobiográfico, já que seu autor foi combatente do exército alemão na Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918. Discuta a ideia transmitida por "uma geração de homens que, mesmo tendo escapado às granadas, foram destruídos pela guerra", considerando:

a) As formas tradicionais de realização de guerras internacionais, vigentes até 1914 e, a partir daí, modificadas.

b) A relação da guerra com a economia mundial, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX.

Resposta:

a) Antes da Primeira Guerra Mundial as batalhas eram caracterizadas por "guerras de movimento", com o deslocamento de grande contingente humano, com armas pessoais e enfrentamentos "corpo-a-corpo" nos quais os indivíduos eram decisivos. Com o avanço da tecnologia bélica durante a Primeira Guerra Mundial, houve grande modificação nos conflitos, com a percepção de que as armas de destruição em massa é que determinavam as possibilidades de vitória, com a destruição da infraestrutura inimiga e não necessariamente com a eliminação do exército adversário.

b) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que tem forte relação ao momento vivido pelo capitalismo do final do século XIX e início do XX, pois um dos principais motivos geradores do conflito foi a disputa imperialista entre as nações europeias, envolvidas no neocolonialismo com o objetivo de explorarem matéria-prima, mão de obra barata e garantir mercado consumidor, instalando suas indústrias e ampliando o poderio econômico. Portanto foi a expansão do capitalismo em sua fase imperialista, com intensa disputava por territórios na África e Ásia que deu origem à Grande Guerra. 

Fuvest

Assinale a alternativa em que o texto está pontuado corretamente:

Fuvest 2010 - 1a fase
Uma pirâmide tem como base um quadrado de lado 1, e cada uma de suas faces laterais é um triângulo equilátero. Então, a área do quadrado, que tem como vértices os baricentros de cada uma das faces laterais, é igual a

Fuvest 2011 - 2a fase
Na figura abaixo, o cubo de vértices A, B, C, D, E, F, G, H tem lado l. Os pontos M e N são pontos médios das arestas e , respectivamente. Calcule a área da superfície do tronco de pirâmide de vértices M, B, N, E, F, G

Resposta:

A = 13 L2/4

Fuvest 2007 - 1a fase
O cubo de vértices ABCDEFGH, indicado na figura, tem arestas de comprimento a. Sabendo-se que M é o ponto médio da aresta , então a distância do ponto M ao centro do quadrado ABCD é igual a

Fuvest 2008

Foram misturados 2,00 L de um alcano de m átomos de carbono por molécula e 2,00 L de outro alcano de n átomos de carbono por molécula, ambos gasosos. Esses alcanos podem ser quaisquer dois dentre os seguintes: metano, etano, propano ou butano. Na combustão completa dessa mistura gasosa, foram consumidos 23,00 L de oxigênio. Todos os volumes foram medidos nas mesmas condições de pressão e temperatura.

a) Escreva a equação da combustão completa de um alcano de n átomos de carbono por molécula.
Para identificar os dois alcanos que foram misturados, conforme indicado acima, é preciso considerar a lei de Avogadro, que relaciona o volume de um gás com seu número de moléculas.
b) Escreva o enunciado dessa lei.
c) Identifique os dois alcanos. Explique como chegou a essa conclusão.

Resposta:

Fuvest 2009

A aparelhagem, representada na figura, permite produzir acetileno (etino), a partir de carbeto de cálcio (CaC2), por reação com água, utilizando-se, em seguida, o acetileno para produzir benzeno. Essa última reação ocorre usando-se ferro como catalisador, sob aquecimento.


a) A primeira etapa desse processo consiste na reação de carbeto de cálcio com água. Escreva a equação química balanceada que representa essa transformação.
b) A segunda etapa desse processo consiste na transformação catalisada de acetileno em benzeno. Escreva a equação química balanceada dessa reação.
c) Para a produção de benzeno, a partir de carbeto de cálcio, utilizando a aparelhagem acima, que substâncias devem ser colocadas, quais se formam ou são recolhidas nas partes A, B, C, D e E da figura? Responda, preenchendo a tabela da folha de respostas.

Dados: estados físicos nas condições ambientes
acetileno ............................ gás
benzeno ............................. líquido

 

Resposta:

Fuvest 2010 - 1a fase
Uma determinada montagem óptica é composta por um anteparo, uma máscara com furo triangular e três lâmpadas, L1, L2 e L3, conforme a figura abaixo. L1 e L3 são pequenas lâmpadas de lanterna e L2, uma lâmpada com filamento extenso e linear, mas pequena nas outras dimensões. No esquema, apresenta-se a imagem projetada no anteparo com apenas L1 acesa.


O esboço que melhor representa o anteparo iluminado pelas três lâmpadas acesas é

Fuvest 2009 - 1a fase
Dois sistemas óticos, D1 e D12, são utilizados para analisar uma lâmina de tecido biológico a partir de direções diferentes. Em uma análise, a luz fluorescente, emitida por um indicador incorporado a uma pequena estrutura, presente no tecido, é captada, simultaneamente, pelos dois sistemas, ao longo das direções tracejadas. Levando-se em conta o desvio da luz pela refração, dentre as posições indicadas, aquela que poderia corresponder à localização real dessa estrutura no tecido é

Fuvest 2008 - 2a fase
"A União Europeia (EU), composta por 27 países, apresenta um sistema político historicamente único, que vem evoluindo há mais de 50 anos".
Adaptado de Pascal Fontaine, 2007.

a) Cite duas nações, membros da EU, que não aderiram à moeda única, o Euro. Explique o porquê dessa não-adesão.
b) Outros países europeus estão reivindicando sua entrada para a EU. Cite um desses países e explique um motivo para tal reivindicação.
c) Cite uma exigência para um país ser aceito no bloco da EU. Explique.

Resposta:

a) Dos países signatários originais do Tratado de Nice, de 1999, não aderiram ao Euro: Reino Unido, Suécia e Dinamarca. Estes três países são monarquias e temiam pela perda da soberania sobre suas políticas monetárias. Também poderia ocorrer uma reestruturação de preços com base na concorrência direta de países que já adotaram o Euro, prejudicando alguns setores de suas economias.
Os que aderiram posteriormente ao Tratado - Eslovênia, Eslováquia, Polônia, Hungria, Chipre, Malta, República Tcheca, Lituânia, Letônia e Estônia - em 2004 e a Bulgária e Romênia em 2007 admitem o Euro como moeda de circulação, mas ainda emitem suas próprias moedas.

b) A Turquia tem grande interesse em integrar os quadros da União Europeia, pois receberia grandes investimentos. Sua economia seria dinamizada, mas o problema é que o país, apesar do esforço para a sua ocidentalização, não atende a requisitos mais elementares, como: ser um Estado democrático pleno, apresentar forte influência da religião islâmica em seu cotidiano político, além de problemas com minorias não assimiladas plenamente, como os curdos, ainda há restrições européias que têm como origem rivalidades e preconceitos históricos, e o fato da maioria da Turquia localizar-se na Ásia (Oriente Médio).

c) As condições para a inclusão de um país no conjunto de tratados que formalizam a União Europeia são:
- ser um Estado de Direito plenamente democrático, com separação entre poderes, transição de governos, sufrágio universal; laico mas plural no que se refere a minorias, não havendo discriminação de gênero ou de ordem étnica;
- manter uma política monetária cambial e financeira austera, combater a corrupção e fortalecer as instituições democráticas.
- estabelecer uma política ambiental consonante com os demais membros da organização.
- estabelecer políticas migratórias de acordo com os demais membros.

FUVEST - 2011

– Não entra a polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta!

– Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro.

E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo.

– Aguenta! Aguenta!

Aluísio Azevedo, O cortiço, 1890.

O fragmento acima mostra a resistência dos moradores de um cortiço à entrada de policiais no local. O romance de Aluísio Azevedo:

Fuvest 2008 - 2a fase
A distribuição espacial dos frigoríficos de carne bovina no Brasil obedece a lógicas distintas. Por exemplo, algumas empresas distribuem seus frigoríficos por diferentes estados, em função de problemas sanitários.
No entanto, é possível observar a existência de algumas importantes concentrações espaciais, a exemplo das destacadas no mapa com os números 1 e 2.
Nesse sentido, explique a concentração de frigoríficos


a) na área 1, citando, ao menos, duas características geográficas dessa área.
b) na área 2, considerando, ao menos, um aspecto físico-natural e um histórico-geográfico dessa área.

Resposta:

a) a região 1 no mapa corresponde ao oeste de São Paulo, noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e sul do Mato Grosso do Sul. São áreas de expansão da criação pecuária a partir da colonização no século XIX e do desenvolvimento do agropecuário ao longo da década de 1970 em diante, a partir da estrutura latifundiária.

b) A região 2 corresponde a Campanha Gaúcha. São áreas naturais de campos ou pradarias (coxilhas: superfícies em forma de colinas suavemente onduladas), favoráveis a pecuária extensiva. Os terrenos favoráveis atraíram colonos a partir do século XVIII. A princípio jesuítas e posteriormente colonos açoreanos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos