Simulado com questões da USP, Unicamp e Unesp

(Unicamp) Texto para a questão:

"O pequeno sentou-se, acomodou nas pernas a cabeça da cachorra, pôs-se a contar-lhe baixinho uma história.

Tinha um vocabulário quase tão minguado como o do papagaio que morrera no tempo da seca. Valia-se, pois, de exclamações e de gestos, e Baleia respondia com o rabo, com a língua, com movimentos fáceis de entender"

No romance Vidas Secas, a alteridade é construída ficcionalmente. Isso porque o narrador:

(Fuvest) Leia o seguinte trecho de Til, de José de Alencar:

À direita do terreiro, adumbra-se  na escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
(...)
È aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça de armas.
Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar-se.
Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no cangote das mães, ou se enrolam nas saias das raparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco.

Ao comentar o romance Til e, inclusive, a cena do capítulo "O Samba" aqui reproduzida, Araripe Jr., parente do autor e estudioso de sua obra, observou que esses são provavelmente os texto em que Alencar "mais se quis aproximar dos padrões" de uma  "nova escola", deixando, neles, reconhecível que, " no momento" em que os escreveu, " algum livro novo o impressionara, levando-o pele estímulo superfetar a sua verdadeira índole de poeta". Alguns dos procedimentos estilísticos empregados na cena aqui reproduzida indicam que " a nova escola" e o "livro novo" a que se refere o crítico pertencem ao que os historiadores da literatura chamaram de:

(Fuvest) Considere a seguinte afirmação: "Ambas as obras criticam a sociedade, mas apenas a segunda milita pela subversão da hierarquia social nela representada". Observada a sequência, essa afirmação aplica-se a: 

(Unicamp) Leia o seguinte excerto de Memórias Póstumas de Brás Cubas:

Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes.                                                                             

Na passagem citada, a substituição da máxima pascalina de que o homem é um caniço pensante pelo enunciado " o homem é uma errata pensante" significa: 

(Fuvest) O autor pensava estar romanceando o processo brasileiro de guerra e acomodação entre as raças, em conformidade com as teorias racistas da época, mas, na verdade, conduzido pela lógica da ficção, mostrava um processo primitivo de exploração econômica e formação de classes, que se encaminhava de um modo passavelmente bárbaro e desmentia as ilusões do romancista.

                                                            Roberto Schwarz- adaptado

Esse texto crítico refere-se ao livro:

(Fuvest) Texto para a questão:

Ora nesse tempo Jacinto concebera uma ideia... Este príncipe concebera a ideia de que "o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado". E por homem civilizado o meu camarada entendia aquele que, robustecendo a sua força pensante com todas as noções adquiridas desde Aristóteles, e multiplicando a potência corporal dos seus órgãos com todos os mecanismos inventados desde Terâmenes, criador da roda, se torna um magnífico Adão, quase onipotente, quase onisciente, e apto portanto a recolher (...) todos os gozos e todos os proveitos que resultam do Saber e de Poder...(...) este conceito de Jacinto impressionara os nossos camaradas do cenáculo, que (...) estavam largamente preparados a acreditar que a felicidade dos indivíduos, como a das nações, se realiza pelo ilimitado desenvolvimento da Mecânica e da erudição. Um desses moços (...) reduzira a teoria de Jacinto (...) a uma forma algébrica:

                                                Suma ciência

                                                        X               = Suma felicidade

                                                Suma potência

                                                                

E durante dias, do Odeon à Sorbona, foi louvada pela mocidade a Equação Metafísica de Jacinto.

O texto refere-se ao período em que, morando em Paris, Jacinto entusiasmava-se  com o progresso técnico e a acumulação de conhecimentos. Considerada do ponto de vista dos valores que se consolidam na parte final do romance, a " forma algébrica" mencionada no texto passaria a ter, como termo conclusivo, não mais  "Suma felicidade", mas, sim, Suma:

(Unicamp) Muito me pesa, leitor amigo, se outra coisa esperavas das minhas Viagens, se te falto, sem o querer, a promessa que julgaste ver nesse título, mas que eu não te fiz decerto. Querias talvez que te contasse marco a marco, as léguas das estradas?                                   

                                              Viagens na Minha Terra, Almeida Garrett

No trecho acima, o narrador garrettiano admite que traiu a expectativa do leitor, tal fato deveu-se

(PUC - adaptada) Texto para a questão:

"Quando saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos, foram os dois morar juntos; e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela  e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos  de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história."

O trecho acima integra o romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. Considerando o romance como um todo, indique a alternativa que contém informações que não são pertinentes a essa obra.

Texto para a questão:

Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

 

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,

não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,

não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,

não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,

a vida presente.

 

 (Carlos Drummond de Andrade)

 

Analise as afirmações abaixo

                  I - O tom eufórico e grandiloquente percorre todo o poema, fato que aproxima Carlos Drummond de Andrade do estilo de Castro Alves.

                  II - Nesse texto, ocorre também a metalinguagem, pois o eu lírico não deixa de fazer considerações sobre o ato de escrever.

                  III - Descarta-se também a evasão, baseada em elementos místicos, os" serafins".

Está correto apenas o que se afirma em:

Texto para a questão:

Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma -- na princesinha e na mendiga. E para ambas é a boneca o supremo enlevo. Dá a natureza dois momentos divinos à vida da mulher: o momento da boneca -- preparatório, e o momento dos filhos -- definitivo. Depois disso, está extinta a mulher.

Negrinha, coisa humana,  percebeu nesse dia da boneca que tinha uma alma. Divina eclosão! Surpresa maravilhosa do mundo que trazia em si e que desabrochava, afinal, como fulgurante flor de luz. Sentiu-se elevada à altura de ente humano. Cessara de ser coisa- e doravante ser-lhe-ia impossível viver a vida de coisa. Se não era coisa! Se sentia! Se vibrava!    

Assim foi -- e essa consciência a matou

(Monteiro Lobato)

Nesse fragmento do conto Negrinha, percebe-se uma característica que também ocorre no conto Amor, de Clarice Lispector. Pode-se dizer que nesses contos há:

Em Amor, há interpenetração de elementos do mundo exterior com os elementos do universo interior de Ana. Assinale a alternativa em que esse procedimento ocorre, isto é, em que se nota primeiramente referência a um fato objetivo e posteriormente uma consequência eminentemente subjetiva.

Texto para a questão:

Enquanto quis Fortuna que tivesse
Esperança de algum contentamento,
O gosto de um suave pensamento
Me fez que seus efeitos escrevesse.

Porém, temendo Amor que aviso desse
Minha escritura a algum juízo isento,
Escureceu-me o engenho co tormento,
Para que seus enganos não dissesse.

Ó vós, que Amor obriga a ser sujeitos
A diversas vontades, quando lerdes
Num breve livro casos tão diversos,

Verdades puras são, e não defeitos...
E sabei que, segundo o amor tiverdes,
Tereis o entendimento de meus versos!

Leia as afirmações abaixo sobre o soneto:

I –Em algumas partes do texto, ocorre hipérbato, algo recorrente na linguagem camoniana e no próprio Classicismo.
II- O soneto é também metalinguístico e faz referência ao leitor, esses procedimentos estilísticos não deixam de ser retomados por Machado de Assis.
III- Quando acabou o poder econômico do eu lírico, isto é, a Fortuna, houve uma série de acontecimentos trágicos, inclusive amorosos.

Pode-se dizer que são corretas apenas as afirmações:

Em Lisbela e o prisioneiro, ocorre no final da peça um diálogo que comenta os fatos recentemente ocorridos na cidade de Vitória de Santo Antão. Nesse diálogo, esses acontecimentos inusitados  são comparados intertextualmente a cenas:

Quando se compara o romance de Mia Couto, Terra Sonâmbula, com o conto "A hora e vez de Augusto Matraga", pode-se dizer que em ambos os textos

Fuvest 2008
No início do século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe - uma célebre análise do poder político, apresentada sob a forma de lições, dirigidas ao príncipe Lorenzo de Médicis. Assim justificou Maquiavel o caráter professoral do texto:

Não quero que se repute presunção o fato de um homem de baixo e ínfimo estado discorrer e regular sobre o governo dos príncipes; pois assim como os [cartógrafos] que desenham os contornos dos países se colocam na planície para considerar a natureza dos montes, e para considerar a das planícies ascendem aos montes, assim também, para conhecer bem a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para conhecer a dos príncipes é necessário ser do povo.
Tradução de Lívio Xavier, adaptada.

Ao justificar a autoridade com que pretende ensinar um príncipe a governar, Maquiavel compara sua missão à de um cartógrafo para demonstrar que

Fuvest 2007

Das vãs sutilezas
Os homens recorrem por vezes a sutilezas fúteis e vãs para atrair nossa atenção. (...) Aprovo a atitude daquele personagem a quem apresentaram um homem que com tamanha habilidade atirava um grão de alpiste que o fazia passar pelo buraco de uma agulha sem jamais errar o golpe. Tendo pedido ao outro que lhe desse uma recompensa por essa habilidade excepcional, atendeu o solicitado, de maneira prazenteira e justa a meu ver, mandando entregar-lhe três medidas de alpiste a fim de que pudesse continuar a exercer tão nobre arte. É prova irrefutável da fraqueza de nosso julgamento apaixonarmo-nos pelas coisas só porque são raras e inéditas, ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si.
Montaigne, Ensaios.

O texto revela, em seu desenvolvimento, a seguinte estrutura:

Fuvest
Podemos afirmar que na obra D. Casmurro, Machado de Assis:

Fuvest
No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam "reformar" o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:

Fuvest
Indique a alternativa que se refere corretamente ao protagonista de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida:

Fuvest
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

(Álvares de Azevedo, "Luar de verão", Lira dos vinte anos)

Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:

Fuvest 2009
Há um ano, Bruno comprou uma casa por R$ 50.000,00. Para isso, tomou emprestados R$ 10.000,00 de Edson e R$ 10.000,00 de Carlos, prometendo devolver-lhes o dinheiro, após um ano, acrescido de 5% e 4% de juros, respectivamente. A casa valorizou 3% durante este período de um ano. Sabendo-se que Bruno vendeu a casa hoje e pagou o combinado a Edson e Carlos, o seu lucro foi de

Fuvest 2007
Uma fazenda estende-se por dois municípios A e B. A parte da fazenda que está em A ocupa 8% da área desse município. A parte da fazenda que está em B ocupa 1% da área desse município.
Sabendo-se que a área do município B é dez vezes a área do município A, a razão entre a área da parte da fazenda que está em A e a área total da fazenda é igual a

Fuvest 2010
Um esqueitista treina em uma pista cujo perfil está representado na figura abaixo. O trecho horizontal AB está a uma altura h = 2,4 m em relação ao trecho, também horizontal, CD. O esqueitista percorre a pista no sentido de A para D.


No trecho AB, ele está com velocidade constante, de módulo v = 4 m/s; em seguida, desce a rampa BC, percorre o trecho CD, o mais baixo da pista, e sobe a outra rampa até atingir uma altura máxima H, em relação a CD. A velocidade do esqueitista no trecho CD e a altura máxima H são, respectivamente, iguais a

Fuvest 2011
Um automóvel consome, em média, um litro de gasolina para percorrer, em região urbana, uma distância de 10 km. Esse automóvel é do tipo conhecido como flex, ou seja, pode utilizar, como combustível, gasolina e/ou álcool, com as propriedades fornecidas na tabela abaixo. Com base nas informações dadas, determine:
a) Os valores das energias EG e EA liberadas pela combustão de um litro de gasolina e de um litro de álcool, respectivamente.
b) A distância dA percorrida, em média, pelo automóvel com 1 litro de álcool.
c) O preço máximo Pm de um litro de álcool, acima do qual não seria conveniente, do ponto de vista financeiro, utilizar esse combustível, caso o litro de gasolina custasse R$ 2,40.>br> d) O gasto médio G com combustível, por quilômetro rodado pelo automóvel, em região urbana, usando exclusivamente álcool, se o litro desse combustível custar R$ 1,60.

Resposta:

a) EG = 7.103 kcal, EA = 5,6.103

b) 8 km

c) PM = R$ 1,92

d) G = R$ 0,20/km

Fuvest 2011

Em um funil de separação, encontram-se, em contato, volumes iguais de duas soluções: uma solução aquosa de I2, de concentração 0,1 x 10-3 mol/L, e uma solução de I2, em CCl4, de concentração 1,0 x 10-3 mol/L.


Considere que o valor da constante Kc do equilíbrio


é igual a 100, à temperatura do experimento, para concentrações expressas em mol/L.
Assim sendo, o que é correto afirmar a respeito do sistema descrito?

Unicamp 2008
O seguinte enunciado está presente em uma campanha publicitária de provedor de Internet:

Finalmente um líder mundial de Internet que sabe a diferença entre acabar em pizza e acabar em pizza. Terra. A Internet do Brasil e do mundo.

a) A propaganda joga com um duplo sentido da expressão "acabar em pizza". Qual é o duplo sentido?
b) A propaganda trabalha com esse duplo sentido para construir a imagem de um provedor que se insere em âmbitos internacional e nacional. De que modo a expressão "acabar em pizza" ajuda na construção dessa imagem?

Resposta:

a) "Acabar em pizza", por um lado, relaciona-se a uma reunião encerrada festivamente, com descontração, isso em âmbito internacional; por outro, a expressão é utilizada para realçar a ausência de seriedade, principalmente no cenário político nacional.

b) Nesse contexto, "acabar em pizza" confere amplitude/ abrangência global ao provedor, porque, não importando a origem da notícia, ela será sempre divulgada.

Fuvest 2007 - 2a fase
Americanos e russos se unem para salvar baleias no Ártico. Eis um episódio de época, mostrado na TV, nos anos 80, com toda a sua marca mitológica. Um dos mais primitivos povos da terra, os esquimós, lança um apelo que mobiliza as potências rivais, com sua técnica, em favor dos animais ameaçados de extinção. O pacifismo e a ecologia encontraram por fim uma narrativa modelar, que curiosamente inverte os termos da cumplicidade original, quando os animais é que auxiliavam os homens a enfrentar os perigos da natureza. Paulo Neves, Viagem, espera.

a) Destaque do texto os segmentos que concretizam o sentido de pacifismo e o de ecologia.
b) "(...) os animais é que auxiliavam os homens a enfrentar os perigos da natureza". Reescreva a frase acima, de modo que fique expressa a inversão dos termos da cumplicidade original, a que se refere o autor.

Resposta:

a) "Americanos e russos se unem para salvar baleias no Ártico."; "apelo que mobiliza as potências rivais, com sua técnica, em favor dos animais ameaçados de extinção.".

b) (...) os animais é que são auxiliados pelos homens a enfrentar os perigos da natureza, ou (...) os homens é que auxiliam os animais (...).

Fuvest 2007 - 2a fase
Leia o trecho de uma canção de Cartola, tal como registrado em gravação do autor:

(...)
Ouça-me bem, amor,
Preste atenção, o mundo é um moinho,
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos,
Vai reduzir as ilusões a pó.

Preste atenção, querida,
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares, estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com teus pés.

Cartola, "O mundo é um moinho".

a) Na primeira estrofe, há uma metáfora que se desdobra em outras duas. Explique o sentido dessas metáforas.
b) Caso o autor viesse a optar pelo uso sistemático da segunda pessoa do singular, precisaria alterar algumas formas verbais. Indique essas formas e as respectivas alterações.

Resposta:

a) Primeira metáfora: "... o mundo é um moinho". Desdobramentos: "[O mundo] Vai triturar teus sonhos..." e "Vai reduzir as ilusões a pó.".
O autor utiliza uma gradação ("triturar" / "reduzir a pó") para falar das decepções, frustrações e do aniquilamento dos sonhos e esperanças dos indivíduos.

b) "Ouça-me": ouve-me; "Preste atenção": presta atenção.

Fuvest 2011
Usando um sistema formado por uma corda e uma roldana, um homem levanta uma caixa de massa m, aplicando na corda uma força F que forma um ângulo θ com a direção vertical, como mostra a figura. O trabalho realizado pela resultante das forças que atuam na caixa – peso e força da corda –, quando o centro de massa da caixa é elevado, com velocidade constante v, desde a altura ya até a altura yb, é:

Unicamp
"Pão por quilo divide opiniões em Campinas" (Correio Popular, 21/10/2006).
Uma padaria de Campinas vendia pães por unidade, a um preço de R$ 0,20 por pãozinho de 50 g. Atualmente, a mesma padaria vende o pão por peso, cobrando R$ 4,50 por quilograma do produto.

a) Qual foi a variação percentual do preço do pãozinho provocada pela mudança de critério para o cálculo do preço?
b) Um consumidor comprou 14 pãezinhos de 50 g, pagando por peso, ao preço atual. Sabendo que os pãezinhos realmente tinham o peso previsto, calcule quantos reais o cliente gastou nessa compra.

Resposta:

a) Se cada pãozinho de 50 g custava R$ 0,20, o preço por quilo, antes da mudança de critério, era de 1000 g/50 g . R$ 0,20 = R$ 4,00. Se, após a mudança, passou a custar R$ 4,50, houve um aumento de 12,5%, pois R$ 4,50/R$ 4,00 = 1,125 = 112,5%.

b) 14 pãezinhos de 50 g equivalem a 700 g. Ao preço atual, o consumidor pagou 0,700 . R$ 4,50 = R$ 3,15.

Fuvest
Considere as afirmações abaixo relativas a conjuntos A, B e C quaisquer:
I. A negação de x ∈ A ∩ B é: x ∉ A ou x ∉ B.
II. A ∩ (B ∪ C) = (A ∩ B) ∪ (A ∩ C).
III. (A\B) ∪ (B\A) = (A ∪ B)\ (A ∩ B).

Destas, é(são) falsa(s):

Fuvest 2008

Michael Faraday (1791-1867), em fragmento de A história química de uma vela, assim descreve uma substância gasosa que preparou diante do público que assistia a sua conferência: "Podemos experimentar do jeito que quisermos, mas ela não pegará fogo, não deixará o pavio queimar e extinguirá a combustão de tudo. Não há nada que queime nela, em circunstâncias comuns. Não tem cheiro, pouco se dissolve na água, não forma solução aquosa ácida nem alcalina, e é tão indiferente a todos os órgãos do corpo humano quanto uma coisa pode ser. Então, diriam os senhores: Ela não é nada, não é digna de atenção da química. O que faz no ar?"

A substância gasosa descrita por Faraday é

Fuvest 2011

Considere 4 frascos, cada um contendo diferentes substâncias, a saber:
Frasco 1: 100 mL de H2O (l)
Frasco 2: 100 mL de solução aquosa de ácido acético de concentração 0,5 mol/L
Frasco 3: 100 mL de solução aquosa de KOH de concentração 1,0 mol/L
Frasco 4: 100 mL de solução aquosa de HNO3 de concentração 1,2 mol/L

A cada um desses frascos, adicionaram-se, em experimentos distintos, 100 mL de uma solução aquosa de HCl de concentração 1,0 mol/L. Medindo-se o pH do líquido contido em cada frasco, antes e depois da adição de HCl (aq), pode-se observar aumento do valor do pH somente

Fuvest

Um sólido branco apresenta as seguintes propriedades:
I. É solúvel em água.
II. Sua solução aquosa é condutora de corrente elétrica.
III. Quando puro, o sólido não conduz corrente elétrica.
IV. Quando fundido, o líquido puro resultante não conduz corrente elétrica.

Considerando essas informações, o sólido em questão pode ser

Fuvest
A chamada Lei do Agrotóxico (n. 7.802, de 11/06/89) determina que os rótulos dos produtos não contenham afirmações ou imagens que possam induzir o usuário a erro quanto a sua natureza, composição, segurança, eficácia e uso. Também proíbe declarações sobre a inocuidade, tais como "seguro", "não venenoso", "não tóxico", mesmo que complementadas por afirmações do tipo "quando utilizado segundo as instruções". Em face das proibições da Lei, a compreensão da frase: "Cuidado, este produto pode ser tóxico".

Fuvest 2010
"Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia."
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), primeiro semestre de 2009.

Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que

Fuvest
A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que

Unicamp 2008
A carta abaixo reproduzida foi publicada em outubro de 2007, após declaração sobre a legalização do aborto feita por Sérgio Cabral, governador do Estado do Rio de Janeiro.
Sobre a declaração do governador fluminense, Sérgio Cabral, de que "as mães faveladas são uma fábrica de produzir marginais", cabe indagar: essas mães produzem marginais apenas quando dão à luz ou também quando votam?
(Juarez R. Venitez, Sacramento-MG, seção Painel do Leitor, Folha de São Paulo, 29/10/2007.)

a) Há uma forte ironia produzida no texto da carta. Destaque a parte do texto em que se expressa essa ironia. Justifique.
b) Nessa ironia, marca-se uma crítica à declaração do governador do Rio de Janeiro. Entretanto, em função da presença de uma construção sintática, a crítica não incorre em uma oposição. Indique a construção sintática que relativiza essa crítica. Justifique.

Resposta:

a) "... essas mães produzem marginais apenas quando dão à luz ou também quando votam?" A declaração do governador do Rio de Janeiro diz que mães faveladas dão à luz bandidos, criminosos. O leitor, ironicamente, faz referência implícita aos escândalos recentes que envolvem a política nacional. Assim, questiona-se a honestidade de vários políticos, inclusive a do próprio governador.

b) A crítica ao governador deveria ser feita com a oração coordenada alternativa iniciada pela conjunção ou (com sentido excludente). No entanto, a idéia de oposição desaparece ou fica relativizada pelo uso da palavra também, que passa a admitir o ponto de vista do governador. Ironicamente, o autor da carta, por uma construção sintática equivocada, passa a aderir àquilo que desejava condenar.

Fuvest 2007
Dos recursos linguísticos presentes nos quadrinhos, o que contribui de modo mais decisivo para o efeito de humor é a

Unicamp 2007

As plantas estocam suas reservas de açúcar como amido nas formas de amilose e amilopectina. A amilose é mais dificilmente transformada nos seus açúcares constituintes; consequentemente, alimentos ricos em amilose conduzem a um "índice glicêmico' mais baixo do que aqueles ricos em amilopectina. Por conta disso, pesquisadores têm desenvolvido grãos vegetais em que a relação entre as quantidades dessas duas formas de amido é diferente da que se verifica na planta original. O principal interesse dessas pesquisas diz respeito à melhoria da saúde humana pelo uso desses produtos como coadjuvantes no tratamento de certas doenças e no controle de peso corporal.

a) De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre ciências, dê o nome de uma doença cujo tratamento poderia utilizar os produtos resultantes dessas pesquisas.
b) Se você fosse fabricar um alimento indicado para pessoas que precisassem controlar o peso em valores baixos, que tipo de cereal você usaria preferencialmente: com alto ou baixo teor de amilopectina em relação à amilose?
c) Também de acordo com o texto, explique resumidamente o que é o "índice glicêmico".

Resposta:

a) Diabete.

b) O cereal usado preferencialmente deve apresentar baixo teor de amilopectina em relação à amilase.

c) Amido sofre hidrólise fornecendo glicose, segundo a equação química:


O índice glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos, ou seja, a forma como o carboidrato é digerido, absorvido e utilizado. Quanto maior o teor de açúcar glicose produzido, maior o índice glicêmico.

Unicamp 2008
Especialmente para as crianças, havia uma sala reservada com muitos brinquedos, guloseimas, um palhaço e um mágico. Como Rango também tinha problemas com açúcar, algumas vezes ele colocava pouco açúcar nas receitas. Ao experimentar a pipoca doce, uma das crianças logo berrou: "Tio Rango, essa pipoca tá com pouco açúcar!". Aquela observação intrigou Rango, que ficou ali pensando...

a) "Coloquei duas xícaras de milho na panela e, depois que ele estourou, juntei três colheres de açúcar para derreter e queimar um pouco. Se cada colher tem mais ou menos 20 gramas de açúcar, quantas moléculas de sacarose (C12H22O11) eu usei em uma panelada?"
b) "Eu também sei que parte desse açúcar, após caramelizar, se decompõe em água e carbono. Se 1% desse açúcar se decompõe dessa forma, quantos gramas de carbono se formaram em cada panelada?"

Dado: Constante de Avogadro = 6,02 x 1023 mol-1

Resposta:

Unicamp 2009

O nadador Michael Phelps surgiu na Olimpíada de Beijing como um verdadeiro fenômeno, tanto pelo seu desempenho quanto pelo seu consumo alimentar. Divulgou-se que ele ingere uma quantidade diária de alimentos capaz de lhe oferecer uma energia de 50 MJ. Quanto disto é assimilado, ou não, é uma incógnita. Só no almoço, ele ingere um pacote de macarrão de 500 gramas, além de acompanhamentos.

a) Suponha que o macarrão seja constituído essencialmente de glicose (C6H12O6), e que, no metabolismo, toda essa glicose seja transformada em dióxido de carbono e água. Considerando-se apenas o metabolismo do macarrão diário, qual é a contribuição do nadador para o efeito estufa, em gramas de dióxido de carbono?
b) Qual é a quantidade de energia, em kJ, associada à combustão completa e total do macarrão (glicose) ingerido diariamente pelo nadador?

Dados de entalpia de formação em kJmol-1: glicose = -1.274, água = -242, dióxido de carbono = -394.

Resposta:

Unicamp 2010

Na Revista n.163 relatam-se alguns aspectos da pesquisa brasileira do etanol de segunda geração que visa à obtenção desse importante combustível a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. A obtenção do álcool pode se dar pela hidrólise desses materiais em meio ácido. Num dos trechos afirma-se: enquanto o ácido sulfúrico destrói parte do açúcar formado, o ácido clorídrico, mais eficiente, tem um problema ligado à corrosividade, exigindo ligas de metal de custos elevados.

a) A destruição do açúcar, citada no texto, pode ser exemplificada pela reação da sacarose com ácido sulfúrico concentrado, representada simplificadamente pela equação química:


onde n<11. Levando-se em conta o conhecimento químico e a equação química apresentada, que evidências experimentais poderiam sugerir que o exemplo dado é uma reação química?

b) Um tipo de corrosão química do aço se deve à presença do íon cloreto. Diferenças na composição do aço podem levar a diferenças na resistência à corrosão; quanto maior o valor de PRE (Pitting Resistance Equivalent), mais resistente é o aço. Com base nos dados da tabela abaixo, que aço você escolheria para construir um reator para a obtenção de etanol do bagaço da cana por hidrólise com ácido clorídrico? Justifique.

 

Resposta:

Fuvest 2008 - 2afase
A medida x, em radianos, de um ângulo satisfaz 2π/2 < x < 2π e verifica a equação sen x + sen 2x + sen 3x = 0.

Assim,
a) determine x.
b) calcule cos x + cos 2x + cos 3x.

Resposta:

a) x = 2π/3 rd
b) cos x + cos 2x + cos 3x = 0

Fuvest 2011 - 1a fase
Sejam x e y números reais positivos tais que x + y = 2π/2. Sabendo-se que sen(y - x) = 1/3, o valor de tg2 y - tg2 x é igual a

Fuvest 2011 - 2a fase


a) Correlacione as informações contidas nos mapas acima.
b) Identifique e explique dois fatores responsáveis por mudanças no padrão espacial de distribuição da população brasileira, ocorridas entre 1991 e 2000.

Resposta:

a) Dentre as informações contidas nos mapas, destacam-se duas: grande parte das áreas com mais de 50 habitantes por km2 apresentam taxas de crescimento populacional mais baixas; e grande parte das áreas com menos de 1 habitante por km2 apresentam taxas de crescimento populacional mais elevadas.

b) Dentre os fatores responsáveis por mudanças no padrão espacial de distribuição da população brasileira, destacam-se: intensificação do processo migratório do sul para o centro-oeste e norte, como resultado da expansão das novas frentes agrícolas; intensificação do processo migratório do nordeste para o norte, como resultado da expansão da produção mineral, energética e industriais; aceleração do crescimento das pequenas e médias cidades, em detrimento do crescimento das grandes metrópoles.

Unicamp 2010
O impacto sobre São Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram à cidade no meio do século XX, foi tão grande quanto os efeitos produzidos pelos migrantes que vieram da Europa, do Oriente Médio e da Ásia em décadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famílias (...). Entretanto, os efeitos sociais e políticos foram sempre mais difíceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da República, nascidos no Nordeste, e objetos e São Paulo de preconceitos nada sutis. (Adaptado de Paulo Fontes, Um Nordeste em São Paulo - Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008 p. 13.)

a) Qual a maior cidade nordestina fora do Nordeste brasileiro? Por que houve o incentivo ao processo imigratório de nordestinos para São Paulo?
b) Quais as principais determinantes sociais e econômicas do processo migratório de nordestinos para São Paulo em meados do século XX?

Resposta:

a) São Paulo é a maior cidade nordestina fora do Nordeste. O incentivo ao processo imigratório de nordestinos para São Paulo se deu pelo baixo preço da mão de obra desses trabalhadores, fundamentais para o notável crescimento econômico da capital e de sua Região Metropolitana. Ou seja, esse processo migratório foi incentivado pela necessidade de maior contingente de trabalhadores para as diversas atividades econômicas em São Paulo.

b) Por um lado, em relação ao local de origem, o processo migratório de nordestinos deveu-se à fragilidade econômica da região e ao processo de intensificação da concentração fundiária, bem como às dificuldades climáticas que dificultavam a prática agropecuária. Por outro lado, no que concerne ao local de destino, o processo migratório de nordestinos foi influenciado, em grande medida, pela oportunidade de empregos gerados, sobretudo, pela indústria e pela construção civil, além do setor de serviços e de comércio, bem como pela esperança de melhores condições de vida. Assim, em grande medida, o processo migratório foi motivado pelas desigualdades regionais.

Unicamp 2011 - 2a fase
Observe os dados na tabela abaixo.
 


(Adaptado de C.A. Brandão e F.C. de Macedo, Demografia e urbanização. Em: W. Cano; C.A. Brandão; C.S. Maciel e F.C. Macedo, Economia Paulista: Dinâmica socioeconômica entre 1930 e 2005. Campinas: Alinea, 2007, p. 23).

a) Na tabela consta um município com mais de 2 milhões de habitantes (São Paulo). Analise sucintamente a sua evolução demográfica, comparando o ano de 1970 com 2000.
b) Na tabela, levando em conta as classes de tamanho, observa-se significativo crescimento do número de municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes (duas classes de tamanho) entre 1970 e 2000. Quais os principais fatores causadores do crescimento expressivo do número dessas cidades?

Resposta:

a) Tem havido perda relativa , mas em números absolutos a população vem crescendo, assinalando um ritmo menor de velocidade de crescimento do município de São Paulo.

b) Entre os principais fatores, assinalem-se: a interiozação do desenvolvimento no Estado a partir dos anos 1970; movimentos migratórios no Estado; procura por centros urbanos considerados de boa qualidade de vida e menos violentos; fortalecimento das funções terciárias das cidades médias; enriquecimento de áreas de agronegócio, que atraem novos imigrantes ; melhoria de acessibilidade, com ampliação e modernização de eixos viários.

Unicamp 20107 - 2a fase
Leia o trecho a seguir e responda às questões.
A população brasileira, segundo o Censo Demográfico 2000, atingiu um total de 269.799.170 pessoas em 1o de agosto de 2000. A série histórica dos censos brasileiros revela o importante crescimento populacional que o país experimentou durante o século XX, tendo em vista que a população foi multiplicada por quase dez vezes entre os censos de 1900 e 2000.
Contudo, o crescimento relativo vem declinando consistentemente desde a década de 1970, atingindo seu ritmo mais intenso durante a década de 1950, quando a população registrou uma taxa média de incremento anual de cerca de 3,0%. A partir de 1970 a taxa de crescimento demográfico vem se desacelerando, em função da acentuada redução dos níveis de fecundidade e de seus reflexos sobre os índices de natalidade. (Adaptado de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo Demográfico 2000, p. 29).

a) O que é índice de natalidade?
b) Por que houve redução da taxa de fecundidade média no Brasil, sobretudo a partir de 1970?
c) Quais são os motivos da redução da taxa de mortalidade no Brasil durante o século XXI?

Resposta:

a) É a proporção entre o número de nascimentos por grupo de 1000 pessoas durante um ano, em uma determinada área, região, país ou unidade político-administrativa.

b) O fator mais importante foi a intensificação do processo de urbanização a partir da década de 1970, quando a população urbana superou a população rural em números absolutos. Esse fator repercute no custo de formação ou criação do indivíduo, pois no meio urbano é mais elevado do que no meio rural e, consequentemente, a mulher passa cada vez mais a se inserir no mercado de trabalho, além de passar a casar-se mais tardiamente e fazer maior adoção de métodos anticoncepcionais. Assim, em 1960, quando a maioria da população ainda vivia no meio rural, a taxa de fecundidade era de 6 filhos por mulher em idade fértil (15 aos 49 anos), enquanto em 2000 essa taxa caiu para 2,3 filhos por mulher.

c) Melhoria no padrão socioeconômico da população, maior investimento no saneamento básico e maior eficácia na medicina preventiva, com a adoção de campanhas pela vacinação de crianças e idosos, aumento da participação de ONGs em programas especiais de alimentação infantil e orientação quanto aos cuidados com a saúde preventiva, além de programas governamentais de atendimento à população de baixa renda, como o "bolsa escola" e o programa "bolsa alimentação".

Fuvest 2011 - 1a fase
Em um ponto fixo do espaço, o campo elétrico de uma radiação eletromagnética tem sempre a mesma direção e oscila no tempo, como mostra o gráfico abaixo, que representa sua projeção E nessa direção fixa; E é positivo ou negativo conforme o sentido do campo.


Consultando a tabela acima, que fornece os valores típicos de frequência para diferentes regiões do espectro eletromagnético, e analisando o gráfico de E em função de tempo, é possível classificar essa radiação como

Unicamp 2009 - 2a fase
A Física de Partículas nasceu com a descoberta do elétron, em 1897. Em seguida foram descobertos o próton, o nêutron e várias outras partículas, dentre elas o píon, em 1947, com a participação do brasileiro César Lattes.

a) Num experimento similar ao que levou à descoberta do nêutron, em 1932, um nêutron de massa m desconhecida e velocidade v0 = 4 x 107 m/s colide frontalmente com um átomo de nitrogênio de massa M = 14 u (unidade de massa atômica) que se encontra em repouso. Após a colisão, o nêutron retorna com velocidade v' e o átomo de nitrogênio adquire uma velocidade V = 5 x 106 m/s. Em consequência da conservação da energia cinética, a velocidade de afastamento das partículas é igual à velocidade de aproximação. Qual é a massa m, em unidades de massa atômica, encontrada para o nêutron no experimento?

b) O Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider-LHC) é um acelerador de partículas que tem, entre outros propósitos, o de detectar uma partícula, prevista teoricamente, chamada bóson de Higgs. Para esse fim, um próton com energia de E = 7 x 1012 eV colide frontalmente com outro próton de mesma energia produzindo muitas partículas. O comprimento de onda (λ) de uma partícula fornece o tamanho típico que pode ser observado quando a partícula interage com outra. No caso dos prótons do LHC, E = hc / λ, onde h = 4 x 10-15 eV.s, e c = 3 x 108 m/s. Qual é o comprimento de onda dos prótons do LHC?

Resposta:

a) m = 0,93 u
b) λ = 1,7 x 10-19 m

Fuvest-SP

A respeito de Pe. Antônio Vieira, pode-se afirmar:

Fuvest 2007

Já a tarde caía quando recolhemos muito lentamente. E toda essa adorável paz do céu, realmente celestial, e dos campos, onde cada folhinha conservava uma quietação contemplativa, na luz docemente desmaiada, pousando sobre as coisas com um liso e leve afago, penetrava tão profundamente Jacinto, que eu o senti, no silêncio em que caíramos, suspirar de puro alívio.
Depois, muito gravemente:
– Tu dizes que na Natureza não há pensamento...
– Outra vez! Olha que maçada! Eu...
– Mas é por estar nela suprimido o pensamento que lhe está poupado o sofrimento! Nós, desgraçados, não podemos suprimir o pensamento, mas certamente o podemos disciplinar e impedir que ele se estonteie e se esfalfe, como na fornalha das cidades, ideando gozos que nunca se realizam, aspirando a certezas que nunca se atingem!... E é o que aconselham estas colinas e estas árvores à nossa alma, que vela e se agita que viva na paz de um sonho vago e nada apeteça, nada tema, contra nada se insurja, e deixe o mundo rolar, não esperando dele senão um rumor de harmonia, que a embale e lhe favoreça o dormir dentro da mão de Deus. Hem, não te parece, Zé Fernandes?
– Talvez. Mas é necessário então viver num mosteiro, com o temperamento de S. Bruno, ou ter cento e quarenta contos de renda e o desplante de certos Jacintos...

(Eça de Queirós, A Cidade e as Serras)

Considerado no contexto de A Cidade e as Serras, o diálogo presente no excerto revela que, nesse romance de Eça de Queirós, o elogio da natureza e da vida rural

Unicamp
Em Ubirajara, tal como em Iracema e em O Guarani, José de Alencar propõe uma interpretação de Brasil em que o índio exerce um papel central.

a) Que sentido têm as sucessivas mudanças de nome do protagonista no romance?
b) Qual o papel das notas explicativas nesse romance? Do que elas tratam em sua maior parte?
c) Como o romance e suas notas tratam o ritual antropofágico, no empenho de construir uma visão do período pré-cabralino?

Resposta:

a) Esperava-se do candidato que notasse a possibilidade de reconstituição da estrutura do enredo de Ubirajara a partir das seguidas renomeações a que a personagem central é submetida. O protagonistarecebe os nomes de Jaguarê, Ubirajara e Jurandir. A primeira mudança de nome correspondendo à passagemda personagem de jovem caçador (Jaguarê, o que submete o Jaguar) a guerreiro araguaia adulto(Ubirajara, o senhor da lança). O nome Jurandir é assumido temporariamente em respeito ao rito dehospitalidade tocantim, tribo que Ubirajara visita incógnito, em busca da amada Araci. Ao revelar suaidentidade aos tocantins, o herói volta a ser chamado Ubirajara.

b) Quanto ao conteúdo, as notas trazem observações etnológicas, comentários lingüísticos e polêmicas históricas conduzidas pelo autor. O tratamento de temas tão centrais ao indianismo de Alencar equipara, em importância, as notas ao próprio enredo, no empenho da reconstrução da imagem do bom selvagem pré-cabralino. A incorporação formal das notas tem a ver com o projeto do autor e com a estrutura do livro. Elas não são mero apêndice, mas parte essencial à compreensão do romance; esta valorização das notas é uma das particularidades formais de Ubirajara.

c) Em Ubirajara, a obra de vários cronistas e historiadores é objeto de leitura crítica e disputa polêmica no que diz respeito ao lugar simbólico dos índios no processo de construção de uma identidade nacional. Alencar faz um uso interessado destas fontes, desfazendo mitos (o da amoralidade e selvageria autóctones), para levantar outros (o do índio de comportamento cavaleiresco, talhado nos moldes do bom selvagem de Rousseau). No caso da antropofagia, o candidato deveria realçar o empenho do autor em compreendê-la e legitimá-la no contexto de uma cultura diversa.

Fuvest-SP

"Já vai andando a récua dos homens de Arganil, acompanham-nos até fora da via as infelizes, que vão clamando, qual em cabelo, Ó doce e amado esposo, e outra protestando, Ó filho, a quem eu tinha só para refrigério e doce amparo desta cansada já velhice minha, não se acabavam as lamentações, tanto que os montes de mais perto respondiam, quase movidos de alta piedade (…)"
(José Saramago, Memorial do Convento)

Em muitas passagens do trecho transcrito, o narrador cita textualmente palavras de um episódio de Os Lusíadas, visando criticar o mesmo aspecto da vida de Portugal que Camões, nesse episódio, já criticava. O episódio camoniano e o aspecto criticado são, respectivamente:

Fuvest 2008
O autoclismo da retrete
RIO DE JANEIRO - Em 1973, fui trabalhar numa revista brasileira editada em Lisboa. Logo no primeiro dia, tive uma amostra das deliciosas diferenças que nos separavam, a nós e aos portugueses, em matéria de língua. Houve um problema no banheiro da redação e eu disse à secretária: "Isabel, por favor, chame o bombeiro para consertar a descarga da privada." Isabel franziu a testa e só entendeu as quatro primeiras palavras. Pelo visto, eu estava lhe pedindo que chamasse a Banda do Corpo de Bombeiros para dar um concerto particular de marchas e dobrados na redação. Por sorte, um colega brasileiro, em Lisboa havia algum tempo e já escolado nos meandros da língua, traduziu o recado: "Isabel, chame o canalizador para reparar o autoclismo da retrete." E só então o belo rosto de Isabel se iluminou.
Ruy Castro, Folha de S. Paulo.

a) Em São Paulo, entende-se por "encanador" o que no Rio de Janeiro se entende por "bombeiro" e, em Lisboa, por "canalizador". Isto permitiria afirmar que, em algum desses lugares, ocorre um uso equivocado da língua portuguesa? Justifique sua resposta.
b) Uma reforma que viesse a uniformizar a ortografia da língua portuguesa em todos os países que a utilizam evitaria o problema de comunicação ocorrido entre o jornalista e a secretária. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

Resposta:

a) Não se trata de equívoco, mas de variações ou diferenças entre os dialetos do português falados em Portugal e nas cidades brasileiras mencionadas. No caso, as diferenças são lexicais, ou seja, dizem respeito ao vocabulário empregado e às variações regionais no sentido das palavras.

b) Não, pois a uniformização ortográfica não afeta as diferenças lexicais, que dizem respeito ao emprego do vocabulário e ao sentido das palavras.

Fuvest 2011 - 2a fase
No plano cartesiano Oxy, considere a parábola P de equação y = -4x2 + 8x + 12 e a reta r de equação y = 3x + 6. Determine:

a) Os pontos A e B, de intersecção da parábola P com o eixo coordenado Ox, bem como vértice V da parábola P.
b) O ponto C, de abscissa positiva, que pertence à intersecção de P com a reta r.
c) A área do quadrilátero de vértices A, B, C e V.

Resposta:

a) A (3;0) e B(-1;0) ou A (-1;0) e B(3;0) V(1;16)
b) P (2;12)
c) A = 36

Fuvest 2010 - 1a fase
Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura.


O movimento do ímã, em direção ao anel,

Fuvest 2008 - 1a fase
Em uma experiência, um longo fio de cobre foi enrolado, formando dois conjuntos de espiras E1 e E2, ligados entre si e mantidos muito distantes um do outro. Em um dos conjuntos, E2, foi colocada uma bússola, com a agulha apontando para o Norte, na direção perpendicular ao eixo das espiras.


O eixo do conjunto de espirais E2 tem direção leste-oeste.
A experiência consistiu em investigar possíveis efeitos sobre essa bússola, causados por um ímã, que é movimentado ao longo do eixo do conjunto de espiras E1.

Foram analisadas três situações:
I. Enquanto o ímã é empurrado para o centro do conjunto das espiras E1.
II. Quando o ímã é mantido parado no centro do conjunto das espiras E1.
III. Enquanto o ímã é puxado, do centro das espiras E1, retornando a sua posição inicial.

Um possível resultado a ser observado, quanto à posição da agulha da bússola, nas três situações dessa experiência, poderia ser representado por

Unicamp 2008 - 2a fase
O alicate-amperímetro é um medidor de corrente elétrica, cujo princípio de funcionamento baseia-se no campo magnético produzido pela corrente. Para se fazer uma medida, basta envolver o fio com a alça do amperímetro, como ilustra a figura abaixo.


a) No caso de um fio retilíneo e longo, pelo qual passa uma corrente i, o módulo do campo magnético produzido a uma distância r do centro do fio é dado por , onde . Se o campo magnético num ponto da alça circular do alicate da figura for igual a 1,0 x 10-5 T, qual é a corrente que percorre o fio situado no centro da alça do amperímetro?
b) A alça do alicate é composta de uma bobina com várias espiras, cada uma com área A = 0,6 cm2. Numa certa medida, o campo magnético, que é perpendicular à área da espira, varia de zero a 5,0 x 10-6 T em 2,0 x 10-3 s. Qual é a força eletromotriz induzida, ε, em uma espira? A lei de indução de Faraday é dada por: onde Φ é o fluxo magnético, que, nesse caso, é igual ao produto do campo magnético pela área da espira.

Resposta:

a) i = 1,25 A
b) Φ = 1,5 x 10-7 V

Unicamp 2007 - 2a fase
Numa tela de televisor de plasma, pequenas células contendo uma mistura de gases emitem luz quando submetidas a descargas elétricas. A figura abaixo mostra uma célula com dois eletrodos, nos quais uma diferença de potencial é aplicada pra produzir a descarga. Considere que os eletrodos formam um capacitor de placas paralelas, cuja capacitância é dada por , onde, ε0 = 8,9 x 10-12 F/M, A é a área de cada eletrodo e d é a distância entre os eletrodos.


a) Calcule a capacitância da célula.
b) A carga armazenada em um capacitor é proporcional à diferença de potencial aplicada, sendo que a constante de proporcionalidade é a capacitância. Se uma diferença de potencial igual a 100 V for aplicada nos eletrodos da célula, qual é a carga que será armazenada?
c) Se a carga encontrada no item b) atravessar o gás em 1 μs (tempo de descarga), qual será a corrente média?

Resposta:

a) C ≈ 1,1x 10-14 F
b) Q ≈ 1,1 x 10-12 C
c) i ≈ 1,1 x 10-6 A

Unicamp 2007
A expansão e reprodução do "complexo cafeeiro" não significou apenas o aumento físico da produção de café, mas sobretudo um processo de criação de novos "espaços" para a acumulação, que se fez acompanhar de efeitos multiplicadores ao nível da urbanização. Ou seja, estrutura-se o sistema urbano paulista, que passa a contar com capitais acumulados e que são transferidos para o comércio, a indústria e os serviços.
(Barjas Negri, Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo (1880 - 1990). Campinas: Editora da Unicamp, 1996, p. 34-35).

A partir do texto acima responda:
a) O que caracteriza o chamado "complexo cafeeiro"?
b) Qual é o papel das ferrovias na dinamização do complexo cafeeiro em relação à criação de novos espaços para a acumulação?
c) Por que e como ocorreram as relações entre o complexo cafeeiro e o sistema urbano paulista?

Resposta:

a) O "complexo cafeeiro" pode ser entendido como a economia que se formou em relação à produção, escoamento, comercialização e exportação do café no Estado de São Paulo, principalmente entre a segunda metade do século XIX e a década de 1930. Esse "complexo cafeeiro" permitiu a formação de capitais que, conforme o enunciado da questão, possibilitaram a dinamização do comércio, serviço e indústria. O emprego de mão-de-obra imigrante assalariada em São Paulo conferiu a particularidade desse Estado como mercado consumidor destacável no processo de industrialização brasileira que se acentuou no século XX.

b) As ferrovias permitiram a integração de áreas cada vez mais distantes do porto de Santos. As ocorrências dos solos férteis de origem basáltica, terra roxa, no interior de São Paulo, exigiram uma via de transporte mais rápida e com maior capacidade de escoamento. O uso desses solos férteis permitiram ganhos de produtividade que deram maior competitividade ao café nacional, estimulando assim sua contínua expansão até 1930. Desse modo, o norte, noroeste e oeste do Estado passaram a integrar o "complexo cafeeiro" paulista.

c) O "complexo cafeeiro" estimulou a dinamização das relações comerciais, exigindo uma infraestrutura urbana em diversas cidades que fosse compatível com o volume da produção e dos capitais movimentados. Da mesma forma, as ferrovias instaladas para o escoamento da produção cafeeira permitiram um aumento dos fluxos de trocas comerciais entre cidades como Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo e Santos, fazendo dessas cidades importantes pólos econômicos para as suas regiões.

Fuvest 2009
A reforma do gás natural com vapor de água é um processo industrial de produção de hidrogênio, em que também se gera monóxido de carbono. O hidrogênio, por sua vez, pode ser usado na síntese de amônia, na qual reage com nitrogênio. Tanto a reforma do gás natural quanto a síntese da amônia são reações de equilíbrio. Na figura, são dados os valores das constantes desses equilíbrios em função dos valores da temperatura. A curva de K1 refere-se à reforma do gás natural e a de K2, à síntese da amônia. As constantes de equilíbrio estão expressas em termos de pressões parciais, em atm.


a) Escreva a equação química balanceada que representa a reforma do principal componente do gás natural com vapor de água.
b) Considere um experimento a 450oC, em que as pressões parciais de hidrogênio, monóxido de carbono, metano e água são, respectivamente, 0,30; 0,40; 1,00 e 9,00 atm. Nessas condições, o sistema está em equilíbrio químico? Justifique sua resposta por meio de cálculos e análise da figura.
c) A figura permite concluir que uma das reações é exotérmica e a outra, endotérmica. Qual é a reação exotérmica? Justifique sua resposta.

Resposta:

Unicamp 2008

Se o caso era cozinhar, Rango não tinha problemas. Ele preparou a massa do bolo da festa utilizando um fermento químico à base de carbonato ácido (bicarbonato) de sódio. Rango começou bem cedo essa preparação, pois Estrondosa vivia reclamando que depois que o gás passou a ser o gás de rua, parecia que o forno havia ficado mais lento para assar. Perdido nessas maravilhas que rodeavam a atividade na cozinha, Rango se refestelava com os conceitos químicos.

a) "Antes de usar o fermento, eu coloquei um pouco dele em água e houve um desprendimento de gás. Isso me indicou que o fermento estava adequado para ser utilizado no bolo. Qual é a equação química da reação que eu acabei de observar?"
b) "Se a reclamação de Estrondosa sobre o gás combustível for verdadeira, o gás liquefeito de petróleo (butano) deve fornecer uma energia maior que o gás de rua (metano), considerando-se uma mesma massa de gás queimado... Será que essa hipótese é verdadeira?"

Dados: entalpias de formação em kJ mol-1: butano = -126, metano = -75, gás carbônico = -394 e água = -242

Resposta:

Unicamp 2010

Uma equipe do instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) propõe um sistema de captação de gás metano nos reservatórios de usinas hidrelétricas localizadas na bacia do rio Amazonas (essa proposta está esquematicamente representada na figura abaixo):


O primeiro passo é a colocação de uma membrana (1) para impedir que as turbinas (2) das hidrelétricas suguem águas ricas em metano. Essa membrana seria fixada a bóias (3) na superfície e ancorada no fundo por pesos e, assim, a água que entraria nas turbinas viria de camadas superficiais de represa, com menor concentração de metano. Um sistema de dutos de captação (4) coletaria a água rica em metano no fundo da represa e a levaria para a extração do gás em um sistema (5) de vaporização. O metano poderia ser queimado em uma termelétrica (6), gerando energia limpa e redução de uma fonte do aquecimento global.
Adaptado da Revista n. 138.

a) Considerando o texto e a figura, escreva o respectivo número de cada um dos círculos da figura, e explique por que a concentração de metano é maior na região sugerida pelos pesquisadores.
b) O texto afirma que a queima do metano na termelétrica gera energia e leva a uma redução do aquecimento global. Nesse contexto, escreva a equação química da combustão do gás metano. Explique como essa combustão leva a uma redução do aquecimento global, tendo como base a equação química e o conhecimento químico.

Resposta:

Fuvest
Qual a diferença, no desenvolvimento embrionário, entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos telolécitos?

Fuvest 2009

Aminas primárias e secundárias reagem diferentemente com o ácido nitroso:


a) A liberação de N2 (g), que se segue à adição de HNO2, permite identificar qual dos seguintes aminoácidos?


Explique sua resposta.

Uma amostra de 1,78 g de certo α-aminoácido (Isto é, um aminoácido no qual o grupo amino esteja ligado ao carbono vizinho ao grupo -CO2H) foi tratada com HNO2, provocando a liberação de nitrogênio gasoso. O gás foi recolhido e, a 25oC e 1 atm, seu volume foi de 490 mL.
b) Utilizando tais dados experimentais, calcule a massa molar desse α-aminoácido, considerando que 1 mol de α-aminoácido produz 1 mol de nitrogênio gasoso.
c) Escreva a fórmula estrutural plana desse α-aminoácido, sabendo-se que, em sua estrutura, há um carbono assimétrico.

Dados:
a 25oC e 1 atm, volume molar = 24,5 L/mol;
massas molares (g/mol): H ....1; C ..... 12; N ...... 14; O ..... 16.

Resposta:

Fuvest 2009

A reação de hidratação de alguns alcinos pode ser representada por

em que R e R1 são dois grupos alquila diferentes.

a) Escreva as fórmulas estruturais dos isômeros de fórmula C6H10 que sejam hexinos de cadeia aberta e não ramificada.
b) A hidratação de um dos hexinos do item anterior produz duas cetonas diferentes, porém isoméricas. Escreva a fórmula estrutural desse Alcino e as fórmulas estruturais das cetonas assim formadas.
c) A hidratação do hex-3-ino (3-hexino) com água monodeuterada (HOD) pode ser representada por:


Escreva as fórmulas estruturais de X, Y e Z. Não considere a existência de isomeria cis-trans.

Resposta:

Unicamp 2010

Um estudo publicado na Revista n. 149 mostra pesquisas sobre a utilização da glicerina (um triol), um sub-produto da produção de biodiesel, para obtenção de polipropileno, um plástico amplamente utilizado. A motivação partiu deles e no início achei difícil retirar da glicerina (C3H8O3) os átomos de oxigênio para transformá-la em propeno (C3H6), lembra um pesquisador da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

a) levando em conta as estruturas das moléculas da glicerina e do propeno, explique por que uma dessas substâncias é gasosa e a outra é líquida em condições ambiente, evidenciando qual é a líquida e qual é a gasosa.
b) O texto da revista ainda informa: 540 kg de óleo a que são acrescentados 54 kg de metanol, resultam em 540 kg de biodiesel e 54 kg de glicerina. Essa glicerina vai resultar em 27 kg de propeno e posteriormente na mesma quantidade de polipropileno. Do ponto de vista rigorosamente estequiométrico e considerando a quantidade de glicerina obtida, a produção de propeno seria maior, menor ou igual à descrita no texto da revista. Justifique.

Resposta:

Unicamp 2011

Em algumas construções antigas encontram-se paredes feitas de peças de mármore (CaCO3), juntadas umas às outras por uma "cola especial". Essa "cola especial" também pode se formar na produção de queijos no processo convencional. Se nas construções antigas a produção dessa "cola especial" foi proposital, na produção de queijos ela é indesejável e deve ser evitada, pois leva à formação de macrocristais na massa do queijo. Essa "cola especial" é o lactato de cálcio, que, no caso de construções, foi obtido a partir da reação da superfície do mármore com o ácido lático do soro do leite, enquanto que no caso do queijo ele se origina no processo de maturação do queijo a baixa temperatura.

a) Sabendo que a fórmula do ácido lático é CH3CHOHCOOH, e considerando as informações dadas, escreva a equação química da reação de formação da "cola especial" nas construções antigas.
b) Na fabricação de queijo Cheddar, pesquisas recentes sugerem que a adição de 1% em massa de gluconato de sódio é a quantidade ideal para se evitar a formação de macrocristais de lactato de cálcio. Considerando essa informação e os dados abaixo, explique por que não seria apropriado usar uma quantidade nem maior nem menor que 1% nesse processo.

Dados de solubilidade dos possíveis sólidos que podem se formar: lactato gluconato de cálcio = 52; lactato de cálcio = 9; gluconato de cálcio = 3. Valores em gramas de íon cálcio por litro de solução.

Resposta:

Unicamp 2008 - 2a fase
As retas de equações y = ax + b e y = cx são ilustradas na figura abaixo. Sabendo que o coeficiente b é igual à média aritmética dos coeficientes a e c.


a) expresse as coordenadas dos pontos P, Q e R em termos dos coeficientes a e b.
b) determine a, b e c sabendo que a área do triângulo POR é o dobro da área do triângulo ORQ e que o triângulo OPQ tem área 1.

Resposta:

a) P = (- b/a; 0); Q = (0; b); R = [b/2(b - a); b(2b - a)/2(b - a)]

b) a = -8, b = 4, c = 16

Unicamp 2007 - 2a fase
Seja dada a reta x - 3y + 6 = 0 no plano xy.

a) Se P é um ponto qualquer desse plano, quantas retas do plano passam por P e formam um ângulo de 45o com a reta dada acima?
b) Para o ponto P com coordenadas (2,5), determine as equações das retas mencionadas no item (a).

Resposta:

a) Duas retas: m1 = 2 e m2 = -1/2

b) 2x - y + 3 = 0 e 2x - y + 1 = 0

Fuvest 2007 - 2a fase
Na figura ao lado, os pontos A1, A2, A3, A4, A5, A6 são vértices de um hexágono regular de lado 3 com centro na origem O de um sistema de coordenadas no plano. Os vértices A1 e A4 pertencem ao eixo x. São dados também os pontos B = (2,0) e C = (0,1).


Considere a reta que passa pela origem O e intersecta o segmento no ponto P, de modo que os triângulos OPB e OPC tenham a mesma área. Nessas condições, determine

a) a equação da reta .
b) os pontos de intersecção da reta com o hexágono.

Resposta:

a) x - 2y = 0

b)

Fuvest 2011 - 2a fase


Com base na tabela e em seus conhecimentos:
a) Analise a presença de mão de obra familiar nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, relacionando-a com as atividades agropecuárias predominantes em cada um deles.
b) Tendo em vista o fato de que a mão de obra familiar é majoritária no Brasil, analise os dados de pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais no Estado de São Paulo, considerando as transformações agrárias ocorridas, nesse estado, a partir dos anos 1950.

Resposta:

a) No estado do Rio Grande do Sul a predominância absoluta da mão-de-obra familiar é decorrente do processo de ocupação da região. Predominam populações de origem européia, em pequenas propriedades, cuja produção agropecuária, visa atender às necessidades da comunidade local, produzindo portanto produtos como algodão (tecidos), couro (calçados), carne, milho, trigo (alimentos).

b) No estado de São Paulo, a ocupação mais significativa do espaço rural se deu a partir da expansão da lavoura cafeeira, caracterizada pela grande propriedade monocultora voltada para a exportação, limitando dessa forma, o trabalho familiar.

Unicamp 2010 - 2a fase
O campesinato neste continente (América Latina) sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo à procura delas. Ora consegue-as por ocupações e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em função da política de preços que leva à perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crédito para a lavoura. Perde-as ainda em função de determinações mais estruturais do processo de acumulação capitalista no campo em cada conjuntura - proletarização, subordinação à agroindústria ou transformação do segmento de produtores familiares numa determinada área em bolsão de reserva para o capital enquanto mão-de-obra disponível para exploração eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietário permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os "tubarões" da agricultura de exportação.
(Ana Maria Motta Ribeiro, "Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa", em Ana Maria Motta Ribeiro: Jorge Atílio S. Lulianelli (orgs.). Narcotráfico e violência no campo. Rio de janeiro: DP&A, 2000, p. 24).

a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo "grilagem"?
b) Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil?

Resposta:

a) Grilagem é a posse, ocupação indireta, fundada em documento fraudulento. O grileiro se apossa de terra de terceiro ou devoluta a partir de título falso, ou de título legitimo que lhe confere dimensão menor.
O termo grilagem designa a prática de falsificação de documentos na qual são empregados grilos para alterar o aspecto do papel, dando-lhe uma aparência antiga.

b) Se a terra é mal distribuída, se poucos têm acesso a terra, um grande número de trabalhadores fica impossibilitado de trabalhar e assegurar sua subsistência, deslocando-se em busca de trabalho e/ou oportunidades para outras regiões. As grandes propriedades podem, ainda, ser improdutivas, o que não contribui efetivamente para a geração de empregos e para a fixação da população em algumas áreas rurais.

Unicamp 2007 - 2a fase
A expansão e reprodução do "complexo cafeeiro" não significou apenas o aumento físico da produção de café, mas sobretudo um processo de criação de novos "espaços" para a acumulação, que se fez acompanhar de efeitos multiplicadores ao nível da urbanização. Ou seja, estrutura-se o sistema urbano paulista, que passa a contar com capitais acumulados e que são transferidos para o comércio, a indústria e os serviços.
(Barjas Negri, Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo (1880-1990). Campinas: Editora da Unicamp, 1996, p. 34-35).

A partir do texto acima responda:
a) O que caracteriza o chamado "complexo cafeeiro"?
b) Qual é o papel das ferrovias na dinamização do complexo cafeeiro em relação à criação de novos espaços para a acumulação?
c) Por que e como ocorreram as relações entre o complexo cafeeiro e o sistema urbano paulista?

Resposta:

a) O complexo cafeeiro pode ser entendido como o conjunto de condições criado pelo café: produção agrícola, acúmulo de capital, desenvolvimento do sistema financeiro, ampliação do sistema de transportes (ferrovias e portos), diversidade das atividades econômicas e ampliação do mercado consumidor.

b) As ferrovias foram fundamentais para a interiorização do processo produtivo e para a criação de novos núcleos urbanos, os quais por sua vez ampliaram a acumulação e circulação do capital proveniente da exportação do café.

c) A cidade de São Paulo passa a controlar os fluxos financeiros e o comercio do café, dinamizando e ampliando o espaço urbano, atraindo grandes contingentes populacionais - internos e externos - e fazendo crescer a infra-estrutura urbana para atender a crescente demanda decorrente do complexo cafeeiro.

Unicamp 2009 - 2a fase
Recentemente, a relação entre a expansão da produção de agrocombustíveis e a produção de alimentos entrou na agenda política internacional. Considerando esse fato, responda às questões:

a) No Brasil, a produção de agrocombustíveis tem forte base na cultura da cana-de-açúcar. Aponte o principal impacto sócio-econômico advindo do crescimento da produção de cana-de-açúcar e identifique os principais Estados brasileiros em que essa expansão vem ocorrendo mais fortemente.
b) A implementação de uma política de soberania ou segurança alimentar tem sido indicada como alternativa à crise de alimentos. Quais os principais objetivos das políticas de segurança alimentar?

Resposta:

a) A expansão do cultivo da cana-de-açúcar a partir das décadas de 1970 e 1980, com o advento do Pró-Álcool, trouxe vários impactos socioeconômicos, como concentração fundiária, com a absorção de pequenas e médias propriedades; migração de trabalhadores para as cidades; um aumento da exploração do trabalho volante, ao mesmo tempo em que diminuiu o número de contratos de trabalho no campo. Houve também uma redução de áreas dedicadas ao cultivo de alimentos, como arroz e o feijão, fazendo subir os seus preços. Os estados em que está ocorrendo grande expansão recente são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins.

b) Os objetivos das políticas de segurança alimentar são assegurar o abastecimento de alimentos, na proposta de combate à fome, assegurar a produção da agricultura familiar, hoje ameaçada pela expansão da agricultura empresarial de produtos com destino ao mercado externo e à indústria.

Unicamp 2010 - 2a fase
O Efeito Hall consiste no acúmulo de cargas dos lados de um fio condutor de corrente quando esse fio está sujeito a um campo magnético perpendicular à corrente. Pode-se ver na figura (i) no espaço de resposta uma fita metálica imersa num campo magnético B, perpendicular ao plano da fita, saindo do papel. Uma corrente elétrica atravessa a fita, como resultado do movimento dos elétrons que têm velocidade v, de baixo para cima até entrar na região de campo magnético. Na presença do campo magnético, os elétrons sofrem a ação da forma magnética, FB, deslocando-se para um dos lados da fita. O acúmulo de cargas com sinais opostos nos lados da fita dá origem a um campo elétrico no plano da fita, perpendicular à corrente. Esse campo produz uma força elétrica FE, contrária à força magnética, e os elétrons param de ser desviados quando os módulos dessas forças se igualam, conforme ilustra a figura (ii) no espaço de resposta. Considere que o módulo do campo elétrico nessa situação é E = 1,0 x 10-4 V/m.


a) A fita tem largura L = 2,0 cm. Qual é a diferença de potencial medida pelo voltímetro V na situação da figura (ii)?
b) Os módulos da força magnética e da força elétrica da figura (ii) são dados pelas expressões FB = qvB, e FE = qE, respectivamente, q sendo a carga elementar. Qual é a velocidade dos elétrons? O módulo do campo magnético é B = 0,2 T.

Resposta:

a) U = 2,0 x 10-6 V
b) v = 5,0 x 10-6 m/s

Fuvest 2008 - 1a fase
Um objeto de ferro, de pequena espessura e em forma de cruz, está magnetizado e apresenta dois pólos Norte (N) e dois pólos Sul (S).


Quando esse objeto é colocado horizontalmente sobre uma mesa plana, as linhas que melhor representam, no plano da mesa, o campo magnético por ele criado, são as indicadas em

Fuvest 2007 - 1a fase
Uma bússola é colocada sobre uma mesa horizontal, próxima a dois fios compridos, F1 e F2, percorridos por correntes de mesma intensidade. Os fios estão dispostos perpendicularmente à mesa e a atravessam.


Quando a bússola é colocada em P, sua agulha aponta na direção indicada. Em seguida, a bússola é colocada na posição 1 e depois na posição 2, ambas equidistantes dos fios. Nessas posições, a agulha da bússola indicará, respectivamente, as direções

UNESP - 2010

Desde a década de 1980 vários governos brasileiros adotaram planos econômicos que pretendiam controlar a inflação. Entre as características destes planos, podemos destacar

UNICAMP - 2011

Vinte anos depois da promulgação da Constituição de 1988, é difícil imaginar como um país com graves problemas econômicos e recém-saído de uma longa ditadura militar foi capaz de escrever seu futuro numa Constituição que foi chamada de "Constituição Cidadã".

(Adaptado de Ricardo Amaral, "Memórias da última batalha ideológica". http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI12361-15273,00.html. Acesso em 18/11/2010.)

a) Por quais razões a Constituição de 1988 foi apelidada "Constituição Cidadã"?

b) Quais eram os "graves problemas econômicos" que afetavam o Brasil no contexto de transição da ditadura militar para o regime democrático?

Resposta:

a) Assim denominada pelo Deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte, valorizava o resgate das liberdades democráticas e de um conjunto de direitos que reforçavam a participação política e demais direitos políticos, após vinte e um anos de ditadura.

b) Os "anos 80" são normalmente entendidos como "a década perdida" devido aos problemas econômicos e a estagnação vivida pelo país. O problema mais evidente era a inflação, que durante o governo Sarney atingiu o mais alto índice de nossa história e foi responsável pela elaboração de quatro planos econômicos diferentes. A dívida externa, o desemprego e o atraso no desenvolvimento industrial são outros problemas da época.

UNICAMP - 2011

É interessante notar que o Brasil "padece" de quase todas as "patologias" institucionais identificadas como fatores responsáveis pela elevação do custo de governar: tem um sistema presidencialista; é uma federação; possui regras eleitorais que combinam um sistema de lista aberta com representação proporcional; tem um sistema multipartidário com partidos políticos considerados débeis na arena eleitoral; e tem sido governado por uma ampla coalizão no Congresso.

(Adaptado de Carlos Pereira e Bernardo Mueller, "Comportamento estratégico em presidencialismo de coalizão: as relações entre o Executivo e Legislativo na elaboração do orçamento brasileiro". Dados – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 2002, v. 45, n. 2, p. 2.)

 

Resposta:

a) O Senado é um organismo legislativo que representa os Estados da Federação, por isso todos os estados têm o mesmo número de representantes – três – com um total de 81 membros com mandato de 8 anos. Já a Câmara dos Deputados representa a população dos estados e o número é definido proporcionalmente, sendo o número máximo 70 e o mínimo 8, com mandato de quatro anos.

b) O Estado é a instituição política que organiza uma determinada sociedade a partir de uma legislação complexa, que normalmente congrega elementos da mesma nação e é, portanto, permanente; já o governo é responsável pela administração do Estado em seu dia, desde a elaboração das leis que regem o Estado até a sua execução, em seus mais diferentes níveis, e normalmente existe por um período definido (um mandato em democracias).

UNESP - 2011

A campanha pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente da República do Brasil, em 1984, intitulada "Diretas Já!",

UNESP - 2010

No início dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista

FUVEST - 2011

África vive (...) prisioneira de um passado inventado por outros.

Mia Couto, Um retrato sem moldura, In: HERNANDEZ, Leila,

(A África na sala de aula.São Paulo: Selo Negro, p.11, 2005.)

A frase acima se justifica porque

Fuvest 2011 - 1a fase
O filamento de uma lâmpada incandescente, submetido a uma tensão U, é percorrido por uma corrente de intensidade i. O gráfico abaixo mostra a relação entre i e U.


As seguintes afirmações se referem a essa lâmpada.
I. A resistência do filamento é a mesma para qualquer valor da tensão aplicada.
II. A resistência do filamento diminui com o aumento da corrente.
III. A potência dissipada no filamento aumenta com o aumento da tensão aplicada.

Dentre essas afirmações, somente

Unicamp 2007 - 2a fase
O diagrama abaixo representa um circuito simplificado de uma torradeira elétrica que funciona com uma tensão U = 120 V. Um conjunto de resistores RT = 20 Ω é responsável pelo aquecimento das torradas e um cronômetro determina o tempo durante o qual a torradeira permanece ligada.


a) Qual é a corrente que circula em cada resistor RT quando a torradeira está em funcionamento?
b) Sabendo-se que essa torradeira leva 50 segundos para preparar uma torrada, qual é a energia elétrica total consumida no preparo dessa torrada?
c) O preparo da torrada só depende da energia elétrica total dissipada nos resistores. Se a torradeira funcionasse com dois resistores RT de cada lado da torrada, qual seria o novo tempo de preparo da torrada?

Resposta:

a) i = 2,0 A
b) E = 2,4 x 104 J
c) t ≈ 33,3 s

Fuvest 2008 - 1a fase
Uma estudante quer utilizar uma lâmpada (dessas de lanterna de pilhas) e dispõe de uma bateria de 12 V. A especificação da lâmpada indica que a tensão de operação é 4,5 V e a potência elétrica utilizada durante a operação é de 2,25 W.


Para que a lâmpada possa ser ligada à bateria de 12 V, será preciso colocar uma resistência elétrica, em série, de aproximadamente

Fuvest 2007 - 1a fase
Na cozinha de uma casa, ligada à rede elétrica de 110 V, há duas tomadas A e B. Deseja-se utilizar, simultaneamente, um forno de microondas e um ferro de passar, com as características indicadas.


Para que isso seja possível, é necessário que o disjuntor (D) dessa instalação elétrica, seja de, no mínimo,

Unicamp 2011 - 2a fase


Uma placa retangular de madeira, com dimensões 10 x 20 cm, deve ser recortada conforme mostra a figura ao lado. Depois de efetuado o recorte, as coordenadas do centro de gravidade da placa (em função da medida w) serão dadas por


em que XCG é a coordenada horizontal e YCG é a coordenada vertical do centro de gravidade, tomando o canto inferior esquerdo como a origem.

a) Defina A(w), a função que fornece a área da placa recortada em relação a W. Determine as coordenadas do centro de gravidade quando A(w) = 150 cm2.
b) Determine uma expressão geral para w(XCG), a função que fornece a dimensão w em relação à coordenada XCG, e calcule YCG quando XCG = 7/2 cm.

Resposta:

a) A(w) = 200 - 5w; xCG = 25/6 cm e yCG = 25/3 cm
b) w(xCG) = 80(5 - xCG)/(15 - 2xCG); yCG = 17/2

Na figura abaixo, a reta r tem equação no plano cartesiano Oxy. Além disso, os pontos B0, B1, B2, B3 estão na reta r, sendo B0 = (0,1). Os pontos A0, A1, A2, A3 estão no eixo Ox, com A0 = O = (0.0). O ponto Di, pertence ao segmento para 1≤ i ≤3. Os segmentos são paralelos ao eixo Oy, os segmentos são paralelos ao eixo Ox e a distância entre Bi e Bi + 1 é igual a 9, para 0≤ i ≤ 2.


Nessas condições:
a) Determine as abscissas de A1, A2, A3.
b) Sendo Ri o retângulo de base Ai Ai + 1 e altura Ai + 1 Di + 1 para 0 ≤ i ≤ 2, calcule a soma das áreas dos retângulos R0, R1 e R2.

Resposta:

a) x1 = 3, x2 = 6, x3 = 9
b) AR0 + AR1 + AR2 = 9 (1 + 6√2)

Fuvest 2011

Maçaricos são queimadores de gás utilizados para produzir chamas de elevadas temperaturas, como as requeridas para soldar metais. Um gás combustível, muito utilizado em maçaricos, é o acetileno, C2H2, sendo que a sua combustão pode ser promovida com ar atmosférico ou com oxigênio puro.

a) Escreva a equação química balanceada da combustão completa do acetileno com oxigênio puro.
b) Em uma oficina de solda, existem dois cilindros idênticos, um deles contendo oxigênio puro (cilindro A) e o outro, ar atmosférico (cilindro B). Sabendo que, no interior dos dois cilindros, as condições de pressão e temperatura são as mesmas, qual dos dois cilindros contém a maior massa gasosa? Explique.
c) A temperatura da chama do maçarico é maior quando se utiliza a mistura de oxigênio e acetileno do que quando se usa a mistura de ar atmosférico e acetileno, mesmo estando os reagentes em proporção estequiométrica nos dois casos. Considerando as substâncias gasosas que recebem o calor liberado na combustão, em cada caso, explique essa diferença de temperatura.

 

Resposta:

Unicamp 2011 - 2a fase
As discussões sobre a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte iniciaram-se no começo da década de 1970, definindo os primeiros diagnósticos sobre o inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica na qual a usina será instalada. Em fevereiro de 2010, foi concedida a licença ambiental para a construção da usina, considerada a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.

a) Em qual bacia hidrográfica será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, e em qual unidade federativa será localizada?
b) Aponte um impacto ambiental e um impacto sócio-econômico decorrentes da instalação e do funcionamento de uma usina hidrelétrica de grande porte no bioma em que será instalada a usina de Belo Monte.

Resposta:

a) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será construída na macro bacia hidrográfica do rio Amazonas, mais especificamente localizada na sub bacia hidrográfica do rio Xingu, localizado no estado do Pará.
b) A usina será instalada no interior da bacia amazônica caracterizada por ser uma área de baixa declividade recoberta por densa floresta equatorial com uma biodiversidade extremamente rica. A instalação de uma hidrelétrica em áreas com tais características provocará a inundação de extensos setores da floresta amazônica provocando sua destruição, além é claro de alterar radicalmente a dinâmica da vida dos ribeirinhos locais. Reservas indigenas do Xingu terão o ciclo de seu rio alterado o que acabará afetando a sua capacidade pesqueira e, por conseguinte, de subsistência; outras tantas tribos e comunidades terão que se realocar e se adaptar às mudanças trazidas pelas áreas de alagamento.

Fuvest 2010
Leia este trecho do poema de Vinicius de Moraes

Mensagem à Poesia

Não posso
Não é possível
Digam-lhe que é totalmente impossível
Agora não pode ser
É impossível
Não posso.
Digam-lhe que estou tristíssimo, mas não posso ir esta noite ao seu encontro.

Contem-lhe que há milhões de corpos a enterrar
Muitas cidades a reerguer, muita pobreza pelo mundo.
Contem-lhe que há uma criança chorando em alguma parte do mundo
E as mulheres estão ficando loucas, e há legiões delas carpindo
A saudade de seus homens; contem-lhe que há um vácuo
Nos olhos dos párias, e sua magreza é extrema; contem-lhe
Que a vergonha, a desonra, o suicídio rondam os lares, e é preciso reconquistar a vida
Façam-lhe ver que é preciso eu estar alerta, voltado para todos os caminhos
Pronto a socorrer, a amar, a mentir, a morrer se for preciso.
Vinicius de Moraes, Antologia Poética.

a) No trecho, o poeta expõe alguns dos motivos que o impedem de ir ao encontro da poesia. A partir da observação desses motivos, procure deduzir a concepção dessa poesia ao encontro da qual o poeta não poderá ir: como se define essa poesia? Quais suas características principais? Explique sucintamente.
b) Na "Advertência", que abre sua Antologia Poética, Vinicius de Moraes declarou haver "dois períodos distintos", ou duas fases, em sua obra. Considerando-se as características dominantes do trecho, a qual desses períodos ele pertence? Justifique sua resposta.

Resposta:

a) Trata-se da poesia lírica, centrada no "eu" e indiferente à dor alheia. A ela, Vinicius opõe a dura realidade social e o sofrimento do próximo.

b) Pertence à segunda fase. Nela, Vinicius de distancia do misticismo dos primeiros anos, aderindo à temática do cotidiano e às questões sociais.

UNICAMP - 2010

Após o Ato Institucional nº 5, a ditadura firmou-se. A tortura foi o seu instrumento extremo de coerção, o último recurso de repressão política desencadeada pelo AI 5. Ela se tornou prática rotineira por conta da associação de dois conceitos. O primeiro relaciona-se com a segurança da sociedade: o país está acima de tudo, portanto vale tudo contra aqueles que o ameaçam. O segundo associa-se à funcionalidade do suplício: havendo terroristas, os militares entram em cena, o pau canta, os presos falam e o terrorismo acaba.

(Adaptado de Elio Gaspari, A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 13, 17.)

a) Segundo o texto, de que maneiras o regime ditatorial implantado no Brasil após 1964 justificava a tortura aos opositores?

b) Por que o AI 5 representou uma ruptura com a legalidade?

Resposta:

a) Segundo o texto, a tortura constituiu-se num instrumento eficaz no combate ao terrorismo. Tal prática justificava-se pela segurança da sociedade preconizada na Doutrina da Segurança Nacional em vigência na época. 

b) Integrado ao conjunto das medidas de exceção durante a Ditadura Militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985, o Ato Institucional nº 5 (AI – 5) foi considerado o "golpe dentro do golpe", pois estabeleceu o efetivo fechamento do regime na medida em que determinou o fechamento do Congresso, a cassação de mandatos e a suspensão do habeas corpus, entre outras medidas. 

Unicamp 2002
Veja e leia a tira abaixo, publicada no Caderno Imóveis, da Folha de S. Paulo de 06/08/2000:


a) Para apreender o humor dessa tira, o leitor deve compartilhar com o autor de uma opinião, não necessariamente correta, sobre características associadas à arquitetura. Que características são essas?

b) A tira leva à conclusão de que Pequeno Castor é um sonhador. Dê dois sentidos de "sonhador" e explique como cada um deles pode se relacionar com a escolha profissional anunciada por Pequeno Castor.

Resposta:

a) Inventividade, criatividade, ousadia, novidade, anti-convencionalismo.

b) "Sonhador" pode significar utópico ou desligado / irrealista. A tira mostra que ou Pequeno Castor é utópico (porque imagina mudar a arquitetura absolutamente convencional de sua aldeia) ou é desligado / irrealista (porque nunca arranjará trabalho como arquiteto numa tribo cujas moradias são absolutamente iguais - a cultura não favorece a inventividade).

Unicamp 2002

A breve tira abaixo fornece um bom exemplo de como o contexto pode afetar a interpretação e até mesmo a análise gramatical de uma sequência linguística.


Fonte: O Estado de S. Paulo, 24/09/2000.

"Queria te dizer que te amo
incondicionalmente,
indiscutivelmente,
apaixonadamente,
perdidamente,
loucamente,
docemente...

Homemente!

a) Supondo que a fala da moça fosse lida fora do contexto dessa tira, como você a entenderia? Se a fala da moça fosse considerada uma continuação da fala do rapaz, poderia ser entendida como uma única palavra, de derivação não prevista na língua portuguesa. Que palavra seria e o que significaria?
b) As duas leituras possíveis para a fala da moça não estão em contradição; ao contrário, reforçam-se. O que significará essa fala, se fizermos simultaneamente as duas leituras?

Resposta:

a) Os homens são mentirosos.

b) "Homemente"; à moda dos homens, do jeito dos homens. Que é próprio / típico / natural dos homens mentir.

Unicamp 2002

Quando o treinador Leão foi escolhido para dirigir a seleção brasileira de futebol, o jornal Correio Popular publicou um texto com muitas imprecisões, do qual consta a seguinte passagem:
"Durante sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso. Cada atitude e cada declaração eram pensadas com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, 53 anos, e Édson, 58, são médicos." (Correio Popular, Campinas, 20/10/2000).

a) O que aconteceria com Leão se ele, efetivamente, ficasse "aprimorando seus defeitos"? Reescreva o trecho de maneira a eliminar o equívoco.
b) A expressão "por outro lado", no início do segundo período, contribui para tornar o trecho incoerente. Por quê?
c) Por que o emprego da palavra "racionalismo" é inadequado nessa passagem?

Resposta:

a) Ele não se tornaria um atleta / goleiro de destaque; OU: teria sido um mau atleta / goleiro.

b) Porque sua função normal é introduzir um argumento (sentido, fato) contrário ao anterior, o que não mocorre neste texto, já que treinar não se opõe a ser disciplinado (ou arredio).

c) Porque o texto leva a concluir, a partir do fato de que alguém fez um curso superior, que quem tem curso superior é racionalista, ou seja, adepto de uma filosofia ou doutrina (provavelmente, o texto confunde racional com racionalista).

Fuvest 2011

Os componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica:


Nessa fórmula, os grupos R, R' e R' representam longas cadeias de carbono, com ou sem ligações duplas.
A partir dos óleos vegetais, pode-se preparar sabão ou biodiesel, por hidrólise alcalina ou transesterificação, respectivamente. Para preparar sabão, tratam-se os triglicerídeos com hidróxido de sódio aquoso e, para preparar biodiesel, com metanol ou etanol.

a) Escreva a equação química que representa a transformação de triglicerídeos em sabão.
b) Escreva uma equação química que representa a transformação de triglicerídeos em biodiesel.

Resposta:

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