Semana 7 Português
 Unimep
 "Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa.", os vocábulos em destaque são, respectivamente:
Cesgranrio
 Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento:
 UFPA
 No trecho: "(O Rio) não se industrializou, deixou explodir a questão social, fermentada por mais de dois milhões de favelados, e inchou, à exaustão, uma máquina administrativa que não funciona...", a preposição a (que está contraída com o artigo a traduz uma relação de:
 Fuvest
 No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai à caça do soldado desertor que realizou assalto a trem com confederados. (O Estado de S. Paulo, 15/09/95)
 O uso da preposição com permite diferentes interpretações da frase acima.
 a) Reescreva-a de duas maneiras diversas, de modo que haja um sentido diferente em cada uma.
 b) Indique, para cada uma das reações, a noção expressa da preposição com.
Resposta:
 a) 1. No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai à caça do soldado desertor que realizou assalto a trem que levava confederados.
 2. No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai à caça do soldado desertor, que, com confederados, realizou assalto a trem.
 
 b) Na frase 1, com indica a relação continente-conteúdo, (trem-soldados), como em copo com água. Na frase 2, com indica "em companhia de". Em 1, com introduz um adjunto adnominal (de trem); em 2, introduz um adjunto adverbial de companhia.
 Universidade Federal do Mato Grosso
 "... e come de meu pão e bebe de meu vinho." (Rubem Braga)
 Nesse trecho, as expressões de meu pão e de meu vinho exercem a mesma função sintática. Indique-a e justifique o emprego da preposição.
Resposta:
Função: objeto direto preposicionado. A preposição indica uma ideia de partição, de comer e beber uma parte do todo.
UPF
Assinale a melhor opção, considerando os períodos propostos.
Período n. 1 - "Enquanto corria, um único pensamento: vou ser campeão da equipe."
Período n. 2 - "Negrinho do Pastoreio", o escravo humilde, que por humilde, foi louvado e é cantado eternamente.
Os termos grafados, nos períodos 1 e 2, são respectivamente:
 Vunesp-SP
 Na oração "grossos ribeiros açodados saltavam com fragor de pedra em pedra..." o substantivo destacado ocupa o núcleo do sujeito (grossos ribeiros açodados). Baseando-se nesse comentário, analise a frase abaixo e indique as funções sintáticas que nela exercem os substantivos destacados: "Brancas rochas, pelas encostas, alastravam a sólida nudez do seu ventre polido pelo vento e pelo sol..."
Resposta:
 "encostas": núcleo do adjunto adverbial de lugar;
 
 "nudez": núcleo do objeto direto.
 Fuvest
 "Súbito deu-me a consciência um repelão..."
 a) Substitua súbito por outra palavra ou expressão que conserve o mesmo sentido.
 b) Dê a classe gramatical da palavra súbito no contexto transcrito.
Resposta:
a) Repentinamente, subitamente substituem a palavra súbito sem alterar o sentido do texto.
b) A classe gramatical da palavra súbito é advérbio indicando circunstância de tempo no texto.
Universidade Federal do Acre
Transcreva os advérbios e as locuções adverbiais que ocorrem em:
"Ele já andava meio desconfiado vendo as flores minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes." (Graciliano Ramos)
Resposta:
Advérbios: já, meio.
Locução adverbial: com desgosto.
UFC
A opção em que há um advérbio exprimindo circunstância de tempo é:
Cescem
 O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768:
 
 
Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:
UFPR
 "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
 
 Que vive de guardar alheio gado;
 
 De tosco trato, de expressões grosseiro,
 
 Dos frios gelado e dos sóis queimado.
 
 Tenho próprio casal e nele assisto
 
 Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
 
 Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
 
 E mais as finas lãs, de que me visto. 
  
 Graças, Marília bela,
 
 Graças à minha Estrela!" 
  
A presente estrofe reflete a temática predominante no período: