Semana 27 Literatura

UFG

Diversos motivos narrativos compõem a trama de "Campo Geral", texto da obra Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa. Qual o motivo narrativo principal para a composição do enredo desse conto?

Universidade Anhembi Morumbi
(adaptado)

Texto I
Olhou curtamente! Levou a mão ao cinturão? Não. A gente, era que assim previa, a falsa noção do gesto. Só disse, subitamente ouviu-se: – "Moço, o senhor vá, se recolha. Sucede que o meu saudoso irmão é que era um diabo de danado..."
Disse isso, baixo e mau-som. Mas se virou para os presentes. Seus dois outros manos, também. A todos, agradeciam. Se não é que não sorriam, apressurados. Sacudiam dos pés a lama, limpavam as caras do respingado. Doricão, já fugaz, disse, completou: – "A gente, vamos embora, morar na cidade grande..." O enterro estava acabado. E outra chuva começava.

Texto II
Alvava. Assim; mas era também o exato, grande, o repentino amor – o acima. Sinésio olhou mais sem fechar o rosto, aplicou o coração, abriu bem os olhos. Sorriu para trás. Maria Exita. Socorria-a a linda claridade. Ela – ela! Ele veio para junto. Estendeu também as mãos para o polvilho – solar e estranho: o ato de quebrá-lo era gostoso, parecia um brinquedo de menino. Todos o vissem, nisso, ninguém na dúvida. E seu coração se levantou. – "Você, Maria, quererá, a gente, nós dois, nunca precisar se separar? Você, comigo, vem e vai? Disse, e viu. O polvilho, coisa sem fim. Ela tinha respondido: –"Vou demais." Desatou um sorriso. Ele nem viu. Estavam lado a lado, olhavam para a frente. Nem viam a sombra da Nhatiaga, que quieta e calada, lá, no espaço do dia.
Sinésio e Maria Exita – a meios-olhos, perante o refulgir, o todo branco. Acontecia o não-fato, o não-tempo, silêncio em sua imaginação. Só o um-e-outra, um em-si-juntos, o viver em ponto sem parar, coraçãomente: pensamento, pensamor. Alvor. Avançavam, parados, dentro da luz, como se fosse no dia de Todos os Pássaros.

a) Com base na leitura de Primeiras Estórias, de onde foram extraídos os fragmentos acima, indique alguns recursos utilizados por Guimarães Rosa em sua pesquisa da palavra.

b) Identifique os contos de Primeiras Estórias a partir dos textos acima.

Resposta:

a) Guimarães Rosa era um grande pesquisador da língua e são seus recursos a aglutinação e repetição de palavras, o emprego de aliterações, assonâncias, silepses, anacolutos, inversões de frases feitas, provérbios sertanejos, a prosa rimada, o vocabulário coloquial e o aportuguesamento de palavras estrangeiras.

b) Texto I: "Os Irmãos Dagobé"
Texto II: "Substância"

UEL

O trabalho com a linguagem por meio da recriação de palavras e a descrição minuciosa da natureza, em especial da fauna e da flora, são uma constante na obra de João Guimarães Rosa. Esses elementos são recursos estéticos importantes que contribuem para integrar as personagens aos ambientes onde vivem, estabelecendo relações entre natureza e cultura. Em "Sarapalha", conto inserido no livro Sagarana, de 1946, referências do mundo natural são usadas para representar o estado febril de Primo Argemiro.

Com base nessa afirmação, assinale a alternativa em que a descrição da natureza mostra o efeito da maleita sobre a personagem Argemiro:

UFV

O romance regionalista dos anos 30, em cuja temática insere-se a obra Fogo Morto, abordou as questões socioeconômicas do Nordeste brasileiro. Dentre as seguintes alternativas, apenas uma NÃO confirma a declaração acima. Assinale-a:

UPE

Apenas no século XX, as vozes femininas fizeram-se ouvir oficialmente na Literatura brasileira, em obras de estilos e gêneros diferentes. Entre elas, três das mais conhecidas estão citadas abaixo. Correlacione essas autoras com algumas das características de suas obras.

1) Clarice Lispector
2) Rachel de Queirós
3) Cecília Meireles

( ) Sua ficção introspectiva e nebulosa apresenta figurantes vencidos pelo mundo exterior e pelo fato objetivo e se situa, sempre, em ambientes urbanos.
( ) Em sua poesia, delicada e intimista, canta a perda amorosa e a solidão. É considerada como neo-simbolista.
( ) Em suas narrativas valorizou, com linguagem coloquial, o universo regional nordestino e a experiência da vida rural.

A sequência correta é:

UOL Cursos Online

Todos os cursos