Semana 26 História do Brasil

UFMG 2006
Analise esta charge:


Essa charge foi publicada no início dos anos1960, momento em que as disputas da Guerra Fria começaram a envolver, com mais intensidade, a América Latina. De maneira zombeteira e irônica, o autor interpreta as relações políticas entre os EUA e os países latino-americanos, representados, na charge, por, respectivamente, John F. Kennedy e uma figura feminina.

a) A partir da análise da charge, INTERPRETE o significado político dessa imagem.
b) A orientação diplomática do Governo brasileiro à época - especialmente no que diz respeito a Cuba - reforçou a polarização ideológica que abriu caminho ao Golpe de 1964. ANALISE os traços mais importantes da política externa brasileira em vigor nos primeiros anos da década de 1960.

Resposta:

a) A charge faz alusão à preocupação do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em relação aos efeitos da Revolução Cubana de 1959, que libertara Cuba da órbita do imperialismo norte-americano, sobre a América Latina.

b) Jânio Quadros, o então presidente do Brasil, com sua política externa de abertura comercial e diplomática que incluíam aproximações com a República Popular China e a defesa da Revolução Cubana, chegando a condecorar Che Guevara, alardeou as forças políticas conservadoras internas, representadas pela UDN, e entrou em rota de colisão com os Estados Unidos, criando um terreno fértil em termos de polarização ideológica, para a realização Golpe Militar de 1964.

UEG 2010
Na década de 1960, as Américas foram sacudidas por um verdadeiro furacão: a Revolução Cubana. Iniciada em 1959, devastou as estruturas políticas até então existentes. Figuras como Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Che Guevara tornaram-se ícones da juventude do período e foram "imitados" por jovens de todo o mundo que buscavam contestar os regimes políticos e o poder tradicional.
Tendo isso em conta,
a) cite duas causas que expliquem a Revolução Cubana;
b) analise as relações entre o governo de Jânio Quadros e os líderes cubanos no período.

Resposta:

a) Espera-se que o candidato discorra sobre alguns dos seguintes tópicos:
- Interferência norte-americana nos assuntos internos de Cuba ("Emenda Platt");
- Ditadura de Fulgêncio Batista;
- Desigualdade social;
- Guerra Fria.

b) Espera-se que o candidato possa assinalar a ambiguidade de um presidente eleito pela sigla direitista UDN e, ao mesmo tempo, ter condecorado Che Guevara.

UOL Cursos Online

Todos os cursos