Semana 24 Química

Fuvest 2009

Aminas primárias e secundárias reagem diferentemente com o ácido nitroso:


a) A liberação de N2 (g), que se segue à adição de HNO2, permite identificar qual dos seguintes aminoácidos?


Explique sua resposta.

Uma amostra de 1,78 g de certo α-aminoácido (Isto é, um aminoácido no qual o grupo amino esteja ligado ao carbono vizinho ao grupo -CO2H) foi tratada com HNO2, provocando a liberação de nitrogênio gasoso. O gás foi recolhido e, a 25oC e 1 atm, seu volume foi de 490 mL.
b) Utilizando tais dados experimentais, calcule a massa molar desse α-aminoácido, considerando que 1 mol de α-aminoácido produz 1 mol de nitrogênio gasoso.
c) Escreva a fórmula estrutural plana desse α-aminoácido, sabendo-se que, em sua estrutura, há um carbono assimétrico.

Dados:
a 25oC e 1 atm, volume molar = 24,5 L/mol;
massas molares (g/mol): H ....1; C ..... 12; N ...... 14; O ..... 16.

Resposta:

Fuvest 2009

A reação de hidratação de alguns alcinos pode ser representada por

em que R e R1 são dois grupos alquila diferentes.

a) Escreva as fórmulas estruturais dos isômeros de fórmula C6H10 que sejam hexinos de cadeia aberta e não ramificada.
b) A hidratação de um dos hexinos do item anterior produz duas cetonas diferentes, porém isoméricas. Escreva a fórmula estrutural desse Alcino e as fórmulas estruturais das cetonas assim formadas.
c) A hidratação do hex-3-ino (3-hexino) com água monodeuterada (HOD) pode ser representada por:


Escreva as fórmulas estruturais de X, Y e Z. Não considere a existência de isomeria cis-trans.

Resposta:

Unicamp 2010

Um estudo publicado na Revista n. 149 mostra pesquisas sobre a utilização da glicerina (um triol), um sub-produto da produção de biodiesel, para obtenção de polipropileno, um plástico amplamente utilizado. A motivação partiu deles e no início achei difícil retirar da glicerina (C3H8O3) os átomos de oxigênio para transformá-la em propeno (C3H6), lembra um pesquisador da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

a) levando em conta as estruturas das moléculas da glicerina e do propeno, explique por que uma dessas substâncias é gasosa e a outra é líquida em condições ambiente, evidenciando qual é a líquida e qual é a gasosa.
b) O texto da revista ainda informa: 540 kg de óleo a que são acrescentados 54 kg de metanol, resultam em 540 kg de biodiesel e 54 kg de glicerina. Essa glicerina vai resultar em 27 kg de propeno e posteriormente na mesma quantidade de polipropileno. Do ponto de vista rigorosamente estequiométrico e considerando a quantidade de glicerina obtida, a produção de propeno seria maior, menor ou igual à descrita no texto da revista. Justifique.

Resposta:

Unicamp 2011

Em algumas construções antigas encontram-se paredes feitas de peças de mármore (CaCO3), juntadas umas às outras por uma "cola especial". Essa "cola especial" também pode se formar na produção de queijos no processo convencional. Se nas construções antigas a produção dessa "cola especial" foi proposital, na produção de queijos ela é indesejável e deve ser evitada, pois leva à formação de macrocristais na massa do queijo. Essa "cola especial" é o lactato de cálcio, que, no caso de construções, foi obtido a partir da reação da superfície do mármore com o ácido lático do soro do leite, enquanto que no caso do queijo ele se origina no processo de maturação do queijo a baixa temperatura.

a) Sabendo que a fórmula do ácido lático é CH3CHOHCOOH, e considerando as informações dadas, escreva a equação química da reação de formação da "cola especial" nas construções antigas.
b) Na fabricação de queijo Cheddar, pesquisas recentes sugerem que a adição de 1% em massa de gluconato de sódio é a quantidade ideal para se evitar a formação de macrocristais de lactato de cálcio. Considerando essa informação e os dados abaixo, explique por que não seria apropriado usar uma quantidade nem maior nem menor que 1% nesse processo.

Dados de solubilidade dos possíveis sólidos que podem se formar: lactato gluconato de cálcio = 52; lactato de cálcio = 9; gluconato de cálcio = 3. Valores em gramas de íon cálcio por litro de solução.

Resposta:

ITA 2008

Uma amostra de um ácido dicarboxílico com 0,104 g de massa é neutralizada com 20 cm3 de uma solução aquosa 0,1 mol L-1 em NaOH. Qual das opções abaixo contém a fórmula química do ácido constituinte da amostra?

UOL Cursos Online

Todos os cursos