Semana 22 Química

ITA 2011

Assinale a opção que apresenta o ácido mais forte, considerando que todos se encontram nas mesmas condições de concentração, temperatura e pressão.

Fuvest 2011

Os componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica:


Nessa fórmula, os grupos R, R' e R' representam longas cadeias de carbono, com ou sem ligações duplas.
A partir dos óleos vegetais, pode-se preparar sabão ou biodiesel, por hidrólise alcalina ou transesterificação, respectivamente. Para preparar sabão, tratam-se os triglicerídeos com hidróxido de sódio aquoso e, para preparar biodiesel, com metanol ou etanol.

a) Escreva a equação química que representa a transformação de triglicerídeos em sabão.
b) Escreva uma equação química que representa a transformação de triglicerídeos em biodiesel.

Resposta:

Unicamp 2009

Antes das provas de 100 e 200 metros rasos, viu-se, como prática comum, os competidores respirarem rápida e profundamente (hiperventilação) por cerca de meio minuto. Essa prática leva a uma remoção mais efetiva do gás carbônico dos pulmões imediatamente antes da corrida e ajuda a aliviar as tensões da prova. Fisiologicamente, isso faz o valor do pH sanguíneo se alterar, podendo chegar a valores de até 7,6.

a) Mostre com uma equação química e explique como a hiperventilação faz o valor do pH sanguíneo se alterar.
b) Durante esse tipo de corrida, os músculos do competidor produzem uma grande quantidade de ácido lático, CH3CH(OH)COOH, que é transferido para o plasma sanguíneo. Qual é a fórmula da espécie química predominante no equilíbrio ácido-base dessa substância no plasma, ao término da corrida? Justifique com cálculos.

Dados: Ka do ácido lático = 1,4 x 10-4. Considerar a concentração de H+ = 5,6 x 10-8 mol L-1 no plasma.

Resposta:

Unicamp 2011

Em algumas construções antigas encontram-se paredes feitas de peças de mármore (CaCO3) juntadas umas às outras por uma "cola especial". Essa "cola especial" também pode se formar na produção de queijos no processo convencional. Se nas construções antigas a produção dessa "cola especial" foi proposital, na produção de queijos ela é indesejável e deve ser evitada, pois leva à formação de macrocristais na massa do queijo. Essa "cola especial" é o lactato de cálcio, que, no caso das construções, foi obtido a partir da reação da superfície do mármore com o ácido lático do soro do leite, enquanto que no caso do queijo ele se origina no processo de maturação do queijo a baixa temperatura.

a) Sabendo que a fórmula do ácido lático é CH3CHOHCOOH, e considerando as informações dadas, escreva a equação química da reação de formação da "cola especial" nas construções antigas.
b) Na fabricação de queijo Cheddar, pesquisas recentes sugerem que a adição de 1% em massa de gluconato de sódio é a quantidade ideal para se evitar a formação de macrocristais de lactato de cálcio. Considerando essa informação e os dados abaixo, explique por que não seria apropriado usar uma quantidade nem maior nem menor que 1% nesse processo.

Dados de solubilidade dos possíveis sólidos que podem se formar: lactato gluconato de cálcio = 52; lactato de cálcio = 9; gluconato de cálcio = 3. Valores em gramas de íon cálcio por litro de solução.

Resposta:

Unicamp 2011

Xampus e condicionadores utilizam as propriedades químicas de surfatantes para aumentar a molhabilidade do cabelo. Um xampu típico utiliza um surfatante aniônico, como o lauril éter sulfato de sódio (A), que ajuda a remover a sujeira e os materiais oleosos dos cabelos. Um condicionador, por sua vez, utiliza um surfatante catiônico, como o cloreto de lauril trimetil amônio (B), que é depositado no cabelo e ajuda a diminuir a repulsão entre os fios limpos dos cabelos, facilitando o pentear.


a) Considerando a estrutura do xampu típico apresentado, explique como ele funciona, do ponto de vista das interações intermoleculares, na remoção dos materiais oleosos.
b) Considerando-se as informações dadas e levando-se em conta a estrutura química desses dois surfatantes, a simples mistura dessas duas substâncias levaria a um "produto final ineficiente, que não limparia nem condicionaria". Justifique essa afirmação.

Resposta:

a) Os materiais oleosos são predominantemente apolares. Analisando a estrutura apresentada do xampu (A), verifica-se a presença de uma cadeia carbônica longa, de caráter apolar, que interage com o material oleoso. Na extremidade da cadeia, a parte iônica, de caráter polar, interage com a água, efetuando a remoção do material oleoso.
b) De acordo com as estruturas fornecidas, a mistura dos dois compostos promove a interação entre a parte catiônica de B e a parte aniônica de A, havendo a neutralização das cargas elétricas. Desta forma, ocorre a formação de um sal que, por ser pouco solúvel em água, tem sua remoção dificultada, o que leva a um produto final ineficiente, pois a nova estrutura não apresenta as características de um agente surfatante.

UOL Cursos Online

Todos os cursos