Semana 22 Biologia

Fuvest - 2a fase
O diagrama a seguir é uma pirâmide de energia.


a) O que representa a largura de cada nível do diagrama?
b) Por que a largura de um nível não pode ser maior que a do nível abaixo dele?

Resposta:

a) Quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte.
b) A energia sempre diminui na passagem dos níveis tróficos. O fluxo de energia é unidirecional.

Vunesp
O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e, iniciando-se pelos produtores,

UFV-MG
O gráfico abaixo representa as curvas de sobrevivência (log), em dez anos de estudo, de duas populações distintas e iniciais com 1000 cervídeos cada, vivendo em áreas diferentes, sendo uma com densidade de 10 indivíduos/km2 (I), e outra com densidade de 25 indivíduos/km2 (II).


Com base no gráfico, cite:

a) o percentual de indivíduos, da população I, que morreram antes dos primeiros 7 anos.
b) o tempo (anos) no qual a população II ficou com 50% de sobreviventes e a área (km) ocupada.
c) o número da população que sofreu maior influência da densidade ao longo do tempo de estudo, e o fator abiótico responsável por esta influência, sugerido por esses dados.

Resposta:

a) Após 7 anos morreram aproximadamente 900 animais, isso corresponde a 90% da população inicial.
b) Aproximadamente 0,5 ano (6 meses). A população II tem uma densidade de 25 animais por quilômetro quadrado, como eram inicialmente em 1000 animais a área ocupada era de 40 quilômetros quadrados.
c) A população II, por ter maior densidade demográfica, sofreu mais com o impacto da densidade. Uma população muito numerosa representa sobrepastoreio, que esgota os recursos naturais, de forma mais marcante, o solo.

UFSC
Considere que em determinada região existam 6 populações de seres vivos. A população 1 é constituída de vegetais e a população 6 de microorganismos decompositores. A população 2 se alimenta da população 4 que, por sua vez, se alimenta somente da população 1. A população 5 se alimenta da população 2 e da população 4. Por fim, a população 3 se alimenta da população 5.

De acordo com estas informações, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

PUC Rio 2002
Os pesticidas orgânicos foram desenvolvidos a partir da década de 40 do Século XX. Sua grande eficácia contra pragas da lavoura surpreendeu a todos. Por outro lado, sua alta persistência no ambiente resultou, após algum tempo, num grande índice de mortalidade de aves, as quais não entravam em contato direto com esses produtos. Este fato se relaciona ao conceito ecológico de magnificação trófica, que significa:

UOL Cursos Online

Todos os cursos