Semana 20 Química

Fuvest 2010

Na dupla hélice do DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas de cada cadeia. Duas dessas bases são a citosina (C) e a guanina (G).


a) Mostre a fórmula estrutural do par C-G, indicando claramente as ligações de hidrogênio que nele existem.

No nosso organismo, a síntese das proteínas é comandada pelo RNA mensageiro, em cuja estrutura estão presentes as bases uracila (U), citosina (C), adenina (A) e guanina (G).
A ordem em que aminoácidos se ligam para formar uma proteína é definida por tríades de bases, presentes no RNA mensageiro, cada uma correspondendo a um determinado aminoácido. Algumas dessas tríades, com os aminoácidos correspondentes, estão representadas na tabela da folha de respostas. Assim, por exemplo, a tríade GUU corresponde ao aminoácido valina.
Letra da esquerda: G Letra do meio: U Letra da direita: U

b) Com base na tabela da folha de respostas e na estrutura dos aminoácidos aqui apresentados, mostre a fórmula estrutural do tripeptídeo, cuja sequência de aminoácidos foi definida pela ordem das tríades do RNA mensageiro, que era GCA, GGA, GGU. O primeiro aminoácido desse tripeptídeo mantém livre seu grupo amino.

 

Resposta:

Fuvest 2011

Os componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica:


Nessa fórmula, os grupos R, R' e R'' representam longas cadeias de carbono, com ou sem ligações duplas.
A partir dos óleos vegetais, pode-se preparar sabão ou biodiesel, por hidrólise alcalina ou transesterificação, respectivamente. Para preparar sabão, tratam-se os triglicerídeos com hidróxido de sódio aquoso e, para preparar biodiesel, com metanol ou etanol.

a) Escreva a equação química que representa a transformação de triglicerídeos em sabão.
b) Escreva uma equação química que representa a transformação de triglicerídeos em biodiesel.

Resposta:

Fuvest 2011

Recentemente, foi preparado um composto A que é insolúvel em água. No entanto, quando misturado com água saturada de gás carbônico, forma-se uma solução que contém o íon B. Quando a solução resultante é aquecida, o gás carbônico é eliminado, e se formam duas camadas, uma de água e outra de composto A. Essas transformações reversíveis podem ser representadas pela seguinte equação química:


O composto A está sendo testado em um novo processo de extração do óleo de soja. No processo atual, utiliza-se hexano para extrair o óleo dos flocos de soja, formando uma solução. Em seguida, o hexano é separado do óleo de soja por destilação.
O novo processo, utilizando o composto A em vez de hexano, pode ser representado pelo seguinte esquema:


a) Descreva o que deve ser feito nas etapas X e Y para se obter o resultado mostrado no esquema.
b) Explique por que, no processo de extração do óleo de soja, é vantajoso evitar a destilação do solvente hexano.

Resposta:

a) Na etapa X, foi adicionada água saturada de CO2. Podemos verificar, pelo esquema, que flocos de soja foram extraídos com o composto A, formando uma solução (mistura homogênea) e, com a adição de água saturada de CO2 (etapa X), o equilíbrio da reação citada é deslocado para a direita, formando íons solúveis em água e que não se misturam com o óleo, o que configura um sistema bifásico.
Na etapa Y, o sistema foi aquecido, provocando o desprendimento de CO2.
A solução de B (íons) com água saturada de CO2, sendo aquecida (etapa Y), desloca o equilíbrio da reação para a esquerda, eliminando o CO2 e formando a substância A insolúvel em água (sistema bifásico).

b) No processo de destilação do solvente hexano, energia é consumida para provocar a vaporização do hexano.
Algumas desvantagens desse processo em relação ao novo sugerido podem ser: maior consumo de energia, presença de traços de hexano no óleo de soja, emissão de solvente volátil tóxico para o ar (contribui para o efeito estufa, para o smog fotoquímico e é cancerígeno).
No processo sugerido, toda substância A é reaproveitada (evitando perda de material), obedecendo de forma mais adequada à química verde.

ITA 2011

A reação catalisada do triacilglicerol com um álcool (metanol ou etanol) produz glicerol (1,2,3-propanotriol) e uma mistura de ésteres alquílicos de ácidos graxos de cadeia longa, mais conhecido como biodiesel. Essa reação de transesterificação envolve o equilíbrio representado pela seguinte equação química balanceada:


em que R', R'', R''' = cadeias carbônicas dos ácidos graxos e R = grupo aquil do álcool reagente

A respeito da produção do biodiesel pelo processo de transesterificação, são feitas as seguintes afirmações:
I. O hidróxido de sódio é dissolvido completamente e reage com o agente transesterificante para produzir água e o íon alcóxido.
II. Na transesterificação catalisada por álcali, os reagentes empregados nesse processo devem ser substancialmente anidros para prevenir a formação de sabões.
III. Na reação de produção do biodiesel pela rota etílica, com catalisador alcalino, o alcóxido formado inibe a reação de saponificação.

Das afirmações acima, está(ão) CORRETA (S) apenas

ITA 2011

A combustão de um composto X na presença de ar atmosférico ocorre com a formação de fuligem. Dos compostos abaixo, assinale a opção que contém o composto X que apresenta a maior tendência de combustão fuliginosa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos