Semana 20 Biologia

UFU 2006
Com relação à reprodução humana, marque a alternativa correta.

FUNESO/UNESF 2009
As DST são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios. São transmitidas, principalmente, nas relações sexuais. A DST causada pela bactéria Treponema pallidum, adquirida por contato sexual com pessoa contaminada, por beijo ou por transfusão de sangue chama-se:

FUNESO/UNESF 2009
A AIDS é uma patologia que vem se disseminando tanto nacional como mundialmente, atingindo, segundo alguns, o nível de epidemia. Pode-se afirmar, porém, que não há risco de transmissão do vírus da AIDS:

Unifesp 2007
Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem

UFSJ 2010
Observe a seguinte tabela:


Analise as afirmativas abaixo:

I. O aumento da distribuição de preservativos (camisinha), pode refletir na redução do crescimento populacional e na disseminação de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).
II. O número de preservativos femininos distribuído reflete a ineficiência do método tanto na contracepção quanto na prevenção de DSTs.
III. Do ponto de vista prático o preservativo masculino é mais eficiente na prevenção de DSTs, uma vez que, o preservativo feminino é exclusivamente vaginal, não protegendo os parceiros em outras modalidades sexuais.
IV. Não é recomendado o uso simultâneo de ambos os preservativos (masculino e feminino), pois o atrito entre os preservativos pode rompê-los, anulando sua eficiência.
V. A pílula do dia seguinte é um método eficaz de prevenção de DSTs, uma vez que sua ação além de evitar a concepção, elimina eventuais vírus e bactérias infectantes. O custo desse método, entretanto, não permite sua popularização.

De acordo com essa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas:

UFLA 2007
A figura abaixo representa as transformações de um folículo ovariano ao longo de um ciclo menstrual.


Com base na figura, responda:

a) Cite o nome da estrutura A e sua função.
b) O que ocorre na fase indicada em C?
c) Qual a função da progesterona na fase indicada em D?
d) Ocorreu ou não a fecundação?

Resposta:

a) Nome: Corpo lúteo. Função: produzir progesterona
b) Ovulação
c) Promover a irrigação do endométrio, possibilitando a nidação.
d) Sim, uma vez que não ocorreu descamação do endométrio.

UFOP 2008
Sobre o processo de reprodução humana, assinale a alternativa correta:

UFU 2004
A espermatogênese e a ovulação, processos fundamentais na reprodução humana, dependem da ação de alguns hormônios. Marque a alternativa que indica os hormônios que têm influencia nesses eventos.

UCS 2006
A espermiogênese caracteriza-se por uma série de modificações celulares que permitem a formação de um espermatozoide viável. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dessas modificações.

UFU 2007
Durante a ovulogênese na espécie humana, nem sempre se observa a fase de óvulo. Quando observado, este tipo celular será encontrado

UOL Cursos Online

Todos os cursos