Semana 18 Geografia
Fuvest 2008 - 2a fase
A distribuição espacial dos frigoríficos de carne bovina no Brasil obedece a lógicas distintas. Por exemplo, algumas empresas distribuem seus frigoríficos por diferentes estados, em função de problemas sanitários.
No entanto, é possível observar a existência de algumas importantes concentrações espaciais, a exemplo das destacadas no mapa com os números 1 e 2.
Nesse sentido, explique a concentração de frigoríficos
a) na área 1, citando, ao menos, duas características geográficas dessa área.
b) na área 2, considerando, ao menos, um aspecto físico-natural e um histórico-geográfico dessa área.
Resposta:
a) a região 1 no mapa corresponde ao oeste de São Paulo, noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e sul do Mato Grosso do Sul. São áreas de expansão da criação pecuária a partir da colonização no século XIX e do desenvolvimento do agropecuário ao longo da década de 1970 em diante, a partir da estrutura latifundiária.
b) A região 2 corresponde a Campanha Gaúcha. São áreas naturais de campos ou pradarias (coxilhas: superfícies em forma de colinas suavemente onduladas), favoráveis a pecuária extensiva. Os terrenos favoráveis atraíram colonos a partir do século XVIII. A princípio jesuítas e posteriormente colonos açoreanos.
ENEM 2007
Texto para as questões 2 e 3
Aumento de produtividade
Nos últimos anos, verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O gráfico abaixo apresenta dados referentes à agricultura desse país, no período compreendido entre 1948 e 2004.
Com base nas informações acima, pode-se considerar fator relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no período de 1948 a 2004,
ENEM 2007
A respeito da agricultura estadunidense no período de 1948 a 2004, observa-se que
ENEM 2007
Há diversas maneiras de o ser humano obter energia para seu próprio metabolismo utilizando energia armazenada na cana-de-açúcar. O esquema abaixo apresenta quatro alternativas dessa utilização.
A partir dessas informações, conclui-se que