Questão 46 História Geral

UERJ 2011


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jan_van_Eyck_001.jpg

Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que nos vem à mente é a dos grandes artistas e de suas obras mais famosas. Isso nos coloca a questão: por que razão o Renascimento implica esse destaque tão grande dado às artes visuais? De fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista. E mais do que isso, acabaram espelhando os impulsos mais marcantes do processo de evolução das relações sociais e mercantis.
NICOLAU SEVCENKO (Adaptado de O Renascimento. São Paulo: Atual; Campinas: Ed. Unicamp, 1984.)

As diversas manifestações da cultura renascentista na Europa ocidental, entre os séculos XIV e XVI, estiveram relacionadas à criação de novos valores e práticas sociais que se confrontaram com aqueles da sociedade medieval.
Cite aspectos da cultura renascentista que justifiquem a sua importância para o início dos Tempos Modernos.

 

Resposta:

Aspectos do Renascimento: valorização do indivíduo, abandono do teocentrismo, defesa dos ideais humanistas, defesa dos valores burgueses, valorização da liberdade individual, utilização da razão na explicação do mundo, visão mais natural e humanizada da religião.
O início da modernidade coincide com o período de expansão das atividades mercantis e de ascensão da classe burguesa. Os valores do renascimento expressam uma nova visão de mundo na qual a capacidade de criação e de ação humana se destaca.

UOL Cursos Online

Todos os cursos