Questão 96 Geografia
Unicamp 2009 - 2a fase
Recentemente, a relação entre a expansão da produção de agrocombustíveis e a produção de alimentos entrou na agenda política internacional. Considerando esse fato, responda às questões:
a) No Brasil, a produção de agrocombustíveis tem forte base na cultura da cana-de-açúcar. Aponte o principal impacto sócio-econômico advindo do crescimento da produção de cana-de-açúcar e identifique os principais Estados brasileiros em que essa expansão vem ocorrendo mais fortemente.
b) A implementação de uma política de soberania ou segurança alimentar tem sido indicada como alternativa à crise de alimentos. Quais os principais objetivos das políticas de segurança alimentar?
Resposta:
a) A expansão do cultivo da cana-de-açúcar a partir das décadas de 1970 e 1980, com o advento do Pró-Álcool, trouxe vários impactos socioeconômicos, como concentração fundiária, com a absorção de pequenas e médias propriedades; migração de trabalhadores para as cidades; um aumento da exploração do trabalho volante, ao mesmo tempo em que diminuiu o número de contratos de trabalho no campo. Houve também uma redução de áreas dedicadas ao cultivo de alimentos, como arroz e o feijão, fazendo subir os seus preços. Os estados em que está ocorrendo grande expansão recente são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
b) Os objetivos das políticas de segurança alimentar são assegurar o abastecimento de alimentos, na proposta de combate à fome, assegurar a produção da agricultura familiar, hoje ameaçada pela expansão da agricultura empresarial de produtos com destino ao mercado externo e à indústria.