Questão 82 Geografia

Unicamp 2008 - 2a fase
Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado o Conselho Nacional de Geografia, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Uma das atribuições do IBGE era produzir estatísticas básicas sobre a população brasileira, por meio de Censos. Também caberia ao Instituto produzir informações cartográficas, bem como propor e instituir uma regionalização do território brasileiro. As figuras abaixo dizem respeito a dois momentos históricos da regionalização do território brasileiro. Pergunta-se:


a) Qual o principal critério utilizado para instituir a regionalização do território brasileiro em 1940? Qual a principal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar o seu território?
b) Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foi desmembrado de qual Estado? Por que ele foi inserido na região Norte do Brasil?

Resposta:

a) O IBGE elabora a divisão regional do Brasil em 1940, visando organizar o conhecimento sobre o país, promover programas de ensino e estabelecer um quadro nacional oficial para as informações estatísticas. A divisão regional do país é feita a partir da geografia física, como se fazia na época, tentando definir cada grande região brasileira a partir dos fatos físicos, destacando entre eles um que seria o principal.

b) O estado de Tocantins foi desmembrado do estado de Goiás. Ele foi inserido na região Norte do país devido às suas características físicas, humanas e econômicas semelhantes aos desta região, atendendo aos critérios da atual divisão regional do Brasil.
Essa inserção é polêmica e criticada por vários autores que defendem a ideia do estado de Tocantins na região Centro-Oeste por apresentar também semelhanças com essa região. No estado de Tocantins existe uma verdadeira transição dos aspectos físicos, humanos e econômicos entre as regiões Norte e Centro-Oeste.

UOL Cursos Online

Todos os cursos