Questão 81 Geografia

Unicamp 2009
Os dados recentes sobre analfabetismo no Brasil e nos países da América Latina e Caribe, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2008), revelam importante aspecto das diferenças regionais.


a) Em termos regionais qual a situação da distribuição das taxas de analfabetismo no Brasil? De que maneira isso influencia a manutenção das desigualdades regionais?
b) Entre os países citados, qual apresenta a maior taxa de analfabetismo? De que maneira a situação política desse país contribui para explicar tal fato?

Resposta:

a) As taxas de analfabetismo no Brasil refletem a profunda desigualdade sócio-econômica entre as regiões. Enquanto o Nordeste apresenta uma taxa de 19,9%, a região Sul tem taxas de 5,4%.
Como o nível educacional é fundamental para inserção do indivíduo no mercado de trabalho, as regiões onda as taxas de analfabetismo são maiores apresentarão um número de desempregados e trabalhadores na informalidade também maiores, perpetuando essas desigualdades regionais.

b) O Haiti, considerado o país mais pobre da América, possui a maior taxa de analfabetismo, com 37,9%, sendo que desde a década de 90, o país passa por profunda instabilidade política, o que acabou resultando no agravamento da crise econômica. A partir de 2004, a ONU tem destacado várias missões na tentativa de promover uma estabilização política na região, inclusive com a participação do Brasil

UOL Cursos Online

Todos os cursos