Questão 7 Português

Os versos seguintes fazem parte do poema "Um chamado João" de Carlos Drummond de Andrade em homenagem póstuma a João Guimarães Rosa. Trabalhe a questão que segue a partir da leitura do poema.

                        Um chamado João

João era fabulista?                                                         Mágico sem apetrechos,

fabuloso?                                                                        civilmente mágico, apelador

fábula?                                                                            de precípites prodígios acudindo

Sertão místico disparando                                               a chamado geral?

no exílio da linguagem comum?

 

Projetava na gravatinha                                                (...)

a quinta face das coisas

inenarrável narrada?

Um estranho chamado João                                         Ficamos sem saber o que era João

para disfarçar, para farçar                                             e se João existiu

o que não ousamos compreender?                              deve pegar.

(...)

(Carlos Drummond de Andrade, em Correio da Manhã, 22-11-1967, publicado em Rosa, J.G. Sagarana, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.)

a) No título, "chamado" sintetiza dois sentidos com que a palavra aparece no poema. Explique esses dois sentidos, indicando como estão presentes nas passagens em que "chamado" se encontra.

b) Na primeira estrofe do poema, "fábula" é derivada em "fabulista" e "fabuloso". Mostre de que modo a formação morfológica e a função sintática das três palavras contribuem para a formação da imagem de Guimarães Rosa.

Resposta:

a) Em "um estranho chamado João", a palavra "chamado" significa indicar um nome, no caso, o nome de João a quem se refere o poema. Em "a chamado geral?" o termo tem o sentido de invocação. Como se muitos leitores convocassem João a escrever como escrevia. Percebe-se isso nos versos anteriores até a expressão "acudindo".

b)  As expressões "fabulista", "fabuloso" e "fábula" são, no poema, características atribuídas a João Guimarães Rosa. Elas atuam como adjetivos, sendo a última uma derivação imprópria, já que originalmente "fábula" é um  substantivo. As três palavras exercem a função sintática de predicativos do sujeito.

Considerando que Rosa é um escritor que trabalha a palavra aplicando os processos de formação e que seu desempenho lingüístico é um traço marcante e constantemente destacado, Drummond quis, possivelmente, usar os recursos de João para falar de João. Assim, o poeta nos diz que João é um grande ("fabuloso") contador ("fabulista") de histórias ("fábulas").

UOL Cursos Online

Todos os cursos