Questão 62 B História Geral

UNESP - 2010

Leia atentamente o texto.

O período de pré-independência assistiu ao nascimento de uma literatura de identidade, na qual os americanos glorificavam seus países, proclamavam seus recursos e louvavam seu povo. Enquanto mostravam a seus compatriotas as suas qualidades, esses autores apontavam as qualificações dos americanos para os cargos públicos e na verdade para o autogoverno. Os próprios termos instilavam confiança por repetição – pátria, país, nação, nossa América, nós americanos. Embora ainda se tratasse de um nacionalismo mais cultural do que político e não fosse incompatível com a unidade imperial, mesmo assim ele preparava as mentes dos homens para a independência, ao lembrar-lhes que a América tinha recursos independentes e as pessoas para administrá-los.

(John Lynch. As origens da independência da América Espanhola. Leslie Bethell: História da América Latina, 2001.)

Indique os principais motivos que levaram as colônias espanholas à independência.

Resposta:

O texto trata de elementos político-culturais que antecederam a Independência da América espanhola, destacando o embrião de nacionalismo, muito mais como uma identidade antimetropolitana. A elite colonial – os criollos – criaram uma identidade própria, nem europeu, nem índio, que se julgava capaz tanto do ponto de vista político como econômico e a ideia de liberdade, oriunda do iluminismo europeu, foi fundamental para solidificar esse "nacionalismo".

A luta pela independência teve forte conteúdo econômico, dado o interesse em romper o pacto colonial e possibilitar o comércio direto com outras nações, a partir dos interesses locais, além de eliminar os tributos impostos pela Espanha.

UOL Cursos Online

Todos os cursos