Questão 58 Biologia

Fuvest 2005 - 2a fase
Foram realizados cruzamentos entre uma linhagem pura de plantas de ervilha com flores púrpuras e grãos de pólen longos e outra linhagem pura, com flores vermelhas e grãos de pólen redondos. Todas as plantas produzidas tinham flores púrpuras e grãos de pólen longos. Cruzando-se essas plantas heterozigóticas com plantas da linhagem pura de flores vermelhas e grãos de pólen redondos, foram obtidas 160 plantas:
62 com flores púrpuras e grãos de pólen longos,
66 com flores vermelhas e grãos de pólen redondos,
17 com flores púrpuras e grãos de pólen redondos,
15 com flores vermelhas e grãos de pólen longos.
Essas frequências fenotípicas obtidas não estão de acordo com o esperado, considerando-se a Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente).

a) De acordo com a Segunda Lei de Mendel, quais são as freqüências esperadas para os fenótipos?
b) Explique a razão das diferenças entre as freqüências esperadas e as observadas.

Resposta:

a) A característica de flores púrpuras é representada pelo alelo dominante V; e a de flores vermelhas, pelo v. A característica de grãos de pólen longos é representada pelo alelo dominante R; e a de grãos de pólen redondos, pelo r. Sendo assim, o genótipo dos parentais é:
VVRR e vvrr.
A F1 resultante do cruzamento entre eles é: VvRr.
Cruzando a F1 resultante com plantas da linhagem pura de flores vermelhas e grãos de pólen redondos (vvrr), teremos de acordo com a 2a Lei de Mendel as seguintes frequências fenotípicas:


b) A provável razão dessa diferença se deve ao fato dos genes em questão (para cor da flor e formato do grão de pólen) possivelmente estarem localizados no mesmo cromossomo (linkage, ligação fatorial ou ligação gênica), alterando a freqüência determinada pela 2a Lei de Mendel.

UOL Cursos Online

Todos os cursos