Questão 56 História do Brasil
UNIFESP - 2011
"(...) o paulista nunca se afez às coisas do mar. É homem do interior. A palavra interior é das que mais usa o paulista. É no sertão que está a terra boa e não na beirada do oceano, como no Norte."
(Rubem Borba de Morais. Prefácio do livro de Saint-Hilaire, Viagem à província de São Paulo, 1819.)
O texto alude às diferenças históricas existentes entre São Paulo e o Norte do Brasil (atual Nordeste brasileiro), que remontam ao início da colonização portuguesa.
a) Quais condições geográficas e econômicas favoreceram a colonização litorânea de Pernambuco e do Recôncavo baiano nos séculos XVI e XVII?
b) Explique a razão da rápida ocupação econômica do Oeste Velho paulista, a partir de 1830.
Resposta:
a) A colonização dessas regiões foi determinada pela necessidade de obtenção de um gênero lucrativo, de grande comercialização na Europa, como o açúcar, sendo que a terra e o clima do norte eram favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar.
b) A ocupação do interior de São Paulo foi limitada nos primeiros séculos de colonização. A grande ocupação após 1830 está diretamente relacionada à expansão da cafeicultura, uma vez que a chamada "terra roxa", que abunda nessa região, era muito adequada a esse gênero agrícola. A expansão da industrialização na Europa e Estados Unidos no século XIX foi fundamental para a expansão das exportações de café brasileiro.