Questão 53 História Geral

UFMG 2011

Leia este trecho:

Este fluxo de prata é despejado em um país protecionista, barricado de alfândegas. Nada sai ou entra em Espanha sem o consentimento de um governo desconfiado, tenaz em vigiar as entradas e as saídas de metais preciosos. Em princípio, a enorme fortuna americana vem, portanto, terminar num vaso fechado. Mas o fecho não é perfeito [...] Ou dir-se-ia tão comumente que os Reinos de Espanha são as "Índias dos outros Reinos Estrangeiros".

(BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico à época de Felipe II. Lisboa: Martins Fontes, 1983-1984, v.1,p. 523-527.)

1. Identifique a prática econômica a que se faz referência nesse texto.

2. Cite o principal objetivo dessa prática.

3. Mas o fecho não era perfeito [...] Ou dir-se-ia tão comumente que os Reinos de Espanha são as "Índias dos outros Reinos Estrangeiros".

Explique o sentido histórico dessa frase.

Resposta:

1. Refere-se ao metalismo, prática adotada pelos países mercantilistas durante a época moderna;

2. O principal objetivo é o entesouramento, ou seja, o acúmulo de metais preciosos na nação, estes considerados como sinônimos de riqueza;

3. A frase destaca a imperfeição do sistema, na medida em que a Espanha não consegue reter os metais preciosos que explora de suas colônias americanas. Nesse sentido, assim como as colônias garantem a riqueza da Espanha, esta, ao precisar de outros produtos de nações europeias, garante a riqueza dessas nações. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos