Questão 22 Física

Unicamp 2009 - 2a fase
Grandes construções representam desafios à engenharia e demonstram a capacidade de realização humana. Pontes com estruturas de sustentação sofisticadas são exemplos dessas obras que coroam a mecânica de Newton.

a) A ponte pênsil de São Vicente (SP) foi construída em 1914. O sistema de suspensão de uma ponte pênsil é composto por dois cabos principais. Desses cabos principais partem cabos verticais responsáveis pela sustentação da ponte. O desenho esquemático da figura 1 abaixo mostra um dos cabos principais (AOB), que está sujeito a uma força de tração exercida pela torre no ponto B. A componente vertical da tração tem módulo igual a um quarto do peso da ponte, enquanto a horizontal tem módulo igual a 4,0 x 10 elevado a 6 N. Sabendo que o peso da ponte é P = 1,2 x 10 elevado a 7 N, calcule o módulo da força de tração .
b) Em 2008 foi inaugurada em São Paulo a ponte Octavio Frias de Oliveira, a maior ponte estaiada em curva do mundo. A figura 2 mostra a vista lateral de uma ponte estaiada simplificada. O cabo AB tem comprimento L = 50 m e exerce, sobre a ponte, uma força de módulo igual a 1,8 x 10 elevado a 7 N. Calcule o módulo do torque desta força em relação ao ponto O. Dados: sen 45o = cos 45o =

 

Resposta:

a) T = 5 x 10 elevado a 6 N (errata)
b) 4,5 x 10 elevado a 8 N.m

UOL Cursos Online

Todos os cursos