Questão 118 História do Brasil

UFMG 2006
Analise esta charge:


Essa charge foi publicada no início dos anos1960, momento em que as disputas da Guerra Fria começaram a envolver, com mais intensidade, a América Latina. De maneira zombeteira e irônica, o autor interpreta as relações políticas entre os EUA e os países latino-americanos, representados, na charge, por, respectivamente, John F. Kennedy e uma figura feminina.

a) A partir da análise da charge, INTERPRETE o significado político dessa imagem.
b) A orientação diplomática do Governo brasileiro à época - especialmente no que diz respeito a Cuba - reforçou a polarização ideológica que abriu caminho ao Golpe de 1964. ANALISE os traços mais importantes da política externa brasileira em vigor nos primeiros anos da década de 1960.

Resposta:

a) A charge faz alusão à preocupação do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em relação aos efeitos da Revolução Cubana de 1959, que libertara Cuba da órbita do imperialismo norte-americano, sobre a América Latina.

b) Jânio Quadros, o então presidente do Brasil, com sua política externa de abertura comercial e diplomática que incluíam aproximações com a República Popular China e a defesa da Revolução Cubana, chegando a condecorar Che Guevara, alardeou as forças políticas conservadoras internas, representadas pela UDN, e entrou em rota de colisão com os Estados Unidos, criando um terreno fértil em termos de polarização ideológica, para a realização Golpe Militar de 1964.

UOL Cursos Online

Todos os cursos