Questão 107 Português

Univas 2008

"Google e YouTube são símbolos de era: a era do acesso livre. Os especialistas chamam a fase atual da Internet de "web 2.0". Há um sem número de definições para o termo. Ele exprime acima de tudo um ideal. Na era 2.0, você pode entrar num computador, não necessariamente o seu, em qualquer lugar do mundo, e ter acesso a qualquer coisa produzida em qualquer lugar, de graça. Também pode criar comunidades e dar a sua contribuição. Movidos por essa idéia é que Brin e Page, criadores da Google, iniciaram uma cruzada para pôr todo o conteúdo do mundo na Internet – a começar pelos livros. Se os livros resumem os conhecimentos produzidos pela humanidade, são as imagens que representam a cultura dos tempos atuais. O YouTube é exatamente isso: uma enorme biblioteca de imagens.

Ao permitir o livre acesso a elas, Hurley e Chen iniciaram uma revolução na forma como nos relacionamos com a mídia, em especial com o vídeo. Outro representante dessa tendência é o BitTorrent, programa criado pelo americano Bram Choen que permite a qualquer um baixar qualquer filme na internet, independentemente de sua duração. Para o usuário, o Torrent uma evolução do YouTube, que permite apenas baixar vídeos de curta duração (dez minutos, para amadores). Em 2006, ficou claro que uma das utilidades da web é dar acesso a livros, filmes, músicas, em suma, a quase todo o conhecimento humano. (Revista Época, 1 de janeiro de 2007, p. 137).

Considere as inferências e, observando as alternativas, assinale a opção que, de acordo com as respostas abaixo, podem ser feitas, a partir da leitura desse texto.

1. Estamos lidando com fronteiras móveis, em contínua expansão.

2. O YouTube, o BitTorrent e outras inovações na internet e fora dela nos convidam à ação, à participação.

3. Nesta era do 2.0 da internet, podemos produzir conteúdos, ter acesso livre e participação numa grande rede de criação de arte e conhecimento.

4. A era do livre acesso opera em todos os níveis da sociedade.

UOL Cursos Online

Todos os cursos