Questão 103 Português

Unicamp 2002

Quando o treinador Leão foi escolhido para dirigir a seleção brasileira de futebol, o jornal Correio Popular publicou um texto com muitas imprecisões, do qual consta a seguinte passagem:
"Durante sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso. Cada atitude e cada declaração eram pensadas com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, 53 anos, e Édson, 58, são médicos." (Correio Popular, Campinas, 20/10/2000).

a) O que aconteceria com Leão se ele, efetivamente, ficasse "aprimorando seus defeitos"? Reescreva o trecho de maneira a eliminar o equívoco.
b) A expressão "por outro lado", no início do segundo período, contribui para tornar o trecho incoerente. Por quê?
c) Por que o emprego da palavra "racionalismo" é inadequado nessa passagem?

Resposta:

a) Ele não se tornaria um atleta / goleiro de destaque; OU: teria sido um mau atleta / goleiro.

b) Porque sua função normal é introduzir um argumento (sentido, fato) contrário ao anterior, o que não mocorre neste texto, já que treinar não se opõe a ser disciplinado (ou arredio).

c) Porque o texto leva a concluir, a partir do fato de que alguém fez um curso superior, que quem tem curso superior é racionalista, ou seja, adepto de uma filosofia ou doutrina (provavelmente, o texto confunde racional com racionalista).

UOL Cursos Online

Todos os cursos