Questão 103 Geografia

Unicamp 2007
A expansão e reprodução do "complexo cafeeiro" não significou apenas o aumento físico da produção de café, mas sobretudo um processo de criação de novos "espaços" para a acumulação, que se fez acompanhar de efeitos multiplicadores ao nível da urbanização. Ou seja, estrutura-se o sistema urbano paulista, que passa a contar com capitais acumulados e que são transferidos para o comércio, a indústria e os serviços.
(Barjas Negri, Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo (1880 - 1990). Campinas: Editora da Unicamp, 1996, p. 34-35).

A partir do texto acima responda:
a) O que caracteriza o chamado "complexo cafeeiro"?
b) Qual é o papel das ferrovias na dinamização do complexo cafeeiro em relação à criação de novos espaços para a acumulação?
c) Por que e como ocorreram as relações entre o complexo cafeeiro e o sistema urbano paulista?

Resposta:

a) O "complexo cafeeiro" pode ser entendido como a economia que se formou em relação à produção, escoamento, comercialização e exportação do café no Estado de São Paulo, principalmente entre a segunda metade do século XIX e a década de 1930. Esse "complexo cafeeiro" permitiu a formação de capitais que, conforme o enunciado da questão, possibilitaram a dinamização do comércio, serviço e indústria. O emprego de mão-de-obra imigrante assalariada em São Paulo conferiu a particularidade desse Estado como mercado consumidor destacável no processo de industrialização brasileira que se acentuou no século XX.

b) As ferrovias permitiram a integração de áreas cada vez mais distantes do porto de Santos. As ocorrências dos solos férteis de origem basáltica, terra roxa, no interior de São Paulo, exigiram uma via de transporte mais rápida e com maior capacidade de escoamento. O uso desses solos férteis permitiram ganhos de produtividade que deram maior competitividade ao café nacional, estimulando assim sua contínua expansão até 1930. Desse modo, o norte, noroeste e oeste do Estado passaram a integrar o "complexo cafeeiro" paulista.

c) O "complexo cafeeiro" estimulou a dinamização das relações comerciais, exigindo uma infraestrutura urbana em diversas cidades que fosse compatível com o volume da produção e dos capitais movimentados. Da mesma forma, as ferrovias instaladas para o escoamento da produção cafeeira permitiram um aumento dos fluxos de trocas comerciais entre cidades como Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo e Santos, fazendo dessas cidades importantes pólos econômicos para as suas regiões.

UOL Cursos Online

Todos os cursos