UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Sempre leia com atenção as questões
Paulo César Bacelar Pinheiro*
Especial para a Folha
Ainda que a prova de português da primeira fase da Fuvest preze a gramática normativa, ela deve ser respondida considerando aqueles outros fatores já mencionados que irão concorrer para um resultado final satisfatório.

Antes da incursão pelos itens que devem ser lembrados, é fundamental esclarecer que o melhor alicerce para o sucesso no vestibular é a preparação prévia - a leitura bem feita de todos os títulos pedidos e o estudo efetivo da matéria anunciada nos programas entregues aos candidatos.

Diante da prova, procure fazer leituras atentas de cada questão, observe as diferenças entre as alternativas de resposta. Nesse momento, é bom saber que as grandes universidades buscam estudantes que sejam sobretudo bons leitores e que saibam manusear adequadamente a língua durante a expressão escrita. Evidentemente a prova é elaborada para identificar esses candidatos.

Na leitura de cada questão, destaque o comando ao redor do qual o enunciado é estruturado. Procure por pronomes interrogativos ou por verbos no modo imperativo.

Com a informação do que está sendo pedido, execute a estratégia de eliminar as opções das quais você tem certeza da incorreção.

Retire essas alternativas eliminadas de seu campo visual, marque-as de forma a ficar evidente para você que ali está uma possibilidade de resposta que não pode ser considerada.

Pondere apenas a respeito daquelas que você não conseguiu eliminar com seu conhecimento. Diminua sua área de dúvida e, por conseguinte, aumente suas chances de acerto.

Para isso, vale relembrar que há uma técnica para a montagem do teste. Além da resposta certa, ele apresenta uma quase certa, duas que têm um grau médio de dificuldade e uma outra completamente errada.

Utilize de maneira racional seus conhecimentos para alcançar o que se espera.

Depois de tudo isso, não se pode esquecer de que não apenas o teste possui uma técnica de construção, a prova como um todo também o possui.

Divida o número de questões da prova de português pelo número de alternativas e você chegará a quantas vezes a resposta correta incidirá em cada alternativa.

Há de haver um exato equilíbrio no número de vezes em que você marca cada alternativa. Se houver concentração de respostas numa única opção, é hora de parar e rever cuidadosamente cada uma delas.

É isso aí, todas as orientações já foram detalhadas anteriormente, porém nas vésperas do exame é extremamente producente ratificar o que pode ser importante e de utilidade.

Interessante também manter a calma para poder olhar objetivamente a prova e ter condições de executar todas os estratagemas dos quais se pode lançar mão.

Para finalizar, vestibular não é mais aquele monstro horroroso que povoava os pesadelos dos estudantes de outrora nem a famosa caixinha de surpresas que dizem que é o futebol.

Vestibular é o encontro que se tem marcado com um daqueles desafios que a vida coloca várias vezes na trajetória de todos e, acredite, que nem de longe é o pior. Tem que ser enfrentado e vencido.
*Paulo César Bacelar Pinheiro é professor de português do Colégio Agostiniano Mendel
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões