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Gramática ganha novo enfoque no vestibular
Thaís Nicoleti de Camargo*
Especial para a Folha de S. Paulo
Hoje os principais vestibulares do país levam em conta que os fatos gramaticais só podem ser efetivamente compreendidos no contexto em que se inserem. Isso leva muita gente a dizer apressadamente que os exames não exigem mais gramática.

Na verdade, a mudança na abordagem da gramática exprime a consciência de que a análise linguística não tem um fim em si. Longe de cobrar a reprodução mecânica de tarefas escolares, o examinador quer saber em que nível o estudante entende o que lê.

Consideremos uma frase como "Saiu a francesa". A ocorrência ou não de crase no "a" depende do contexto em que tenha sido produzida. Se a intenção era dizer que alguém saiu de fininho, ou seja, à moda francesa, ocorre crase. Mas, se a ideia era dizer que uma mulher francesa saiu, não ocorre crase, e o "a" é apenas um artigo.

Num período como "Seu caráter teria de ser posto a mais dura prova", a ocorrência de crase, mais uma vez, depende do que se quer dizer. A frase escrita dessa maneira indica que o caráter de certa pessoa teria de ser posto a uma prova ainda mais dura do que aquela a que já tinha sido submetido. Mas, se houvesse um acento grave no "a", a situação seria diferente: estaríamos dizendo que a pessoa deveria ser submetida à mais dura de todas as provas.

Como vemos, é a intenção do texto que determina a sua análise.

O enunciado "Queria escrever versos", por exemplo, pode ser lido como um período simples ou como um período composto. Se a sequência "queria escrever" for uma locução verbal, o período será simples, mas, se os dois verbos representarem duas ações, o período será composto. Para fazer a interpretação exata, será preciso recorrer ao contexto: se a pessoa queria escrever versos, e não romances ou contos, "queria escrever" é uma locução verbal, ou seja, dois verbos com o valor de um só (versos é o objeto da declaração). Mas, se a pessoa queria escrever versos, e não fazer outra coisa qualquer - compor músicas, por exemplo -, o objeto da declaração é "escrever versos", complemento do verbo querer, e o período é composto.
*Thaís Nicoleti de Camargo é consultora de língua portuguesa da Folha
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