UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Vocabulário deve ser aprimorado
Da Folha de S.Paulo
Para quem ainda está inseguro com a prova de inglês, a saída até o início dos vestibulares é a dedicação regular. "O grande problema dos alunos é o vocabulário limitado. Para melhorar a curtíssimo prazo é importante que ele tenha contato diário com a língua. Leituras de 15, 30 minutos por dia são uma boa estratégia", afirma o coordenador de inglês do Etapa, Alahkin de Barros Filho.

"Eu sugiro que os candidatos escolham assuntos com os quais têm afinidade para ler. Com textos de saúde, futebol, cinema, o aluno vai aprender para o vestibular", diz.

O professor explica que os três principais vestibulares do Estado -USP, Unesp e Unicamp- cobram, principalmente, interpretação. Segundo ele, a Unesp é a que mais traz questões específicas de gramática. "Mesmo assim, o aluno precisa ter uma base gramatical, senão fica difícil a compreensão de texto. Sem o conhecimento das normas, não dá para entender o sentido dos tempos verbais", diz. "O que vai resolver é o estudo formal voltado para o vestibular, complementado com as leituras prazerosas."

Adriana Chap Chap Brossi, 18, vai prestar medicina no final do ano e estuda inglês como "passatempo". "Nunca fiquei sem estudar o inglês. Fazer os testes é até uma forma de relaxar. Eu leio a teoria e faço os exercícios de interpretação", diz. "No começo do ano, eu ainda lia livros em inglês. Agora parei, porque não dá mais tempo", afirma.

Curso de línguas
A professora Sirlene Aparecida Aarão, do Anglo, acrescenta que um curso de línguas pode não ser a opção ideal para o vestibulando. "Neste momento, o aluno precisa se focar na leitura. Os cursos de inglês tratam das quatro habilidades, que são a leitura, a escrita, a fala e a audição."

"O tempo que falta é muito pouco", afirma Maria Cristina Armaganijan, do Objetivo. "Na escola de inglês, o estudante vai ter que fazer prova e pode ter que começar em nível muito básico. Isso pode não ajudar na prova", diz.
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões