UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Eleições reafirmam ideal francês
Por Roberto Nasser*
Especial para o Fovest
Sempre que participamos de eleições, devemos lembrar de como é importante a democracia, palavra que vem do grego "demos" (povo) e "kratia", de "kratos" (governo, autoridade). Foi em Atenas, com as reformas de Clístenes (508-507 a.C.), que o cidadão ateniense começou a decidir sobre os destinos da "pólis", a cidade-estado grega.

Apesar de ter sido escravista, a democracia ateniense concedeu a todos os cidadãos de Atenas (não eram assim considerados os escravos, mulheres e estrangeiros), independentemente de sua condição social, o direito de expressar sua vontade política na Assembléia ("ágora").

Em seu sentido mais atual, as origens da democracia e dos direitos do cidadão encontram-se na Revolução Francesa (1789) e nos filósofos iluministas. Destes, Jean Jacques Rousseau, em obras como o "Contrato Social", procurou resolver a questão da legitimidade do poder fundado no contrato social, no qual há uma separação entre soberano e governo e o povo possui uma soberania inalienável.

Com a Revolução Francesa, o Antigo Regime é deposto, e o Liberalismo consolida-se. As palavras "liberdade, igualdade e fraternidade" ganham sentido universal, assim como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789.

Quando nós, brasileiros, votamos, além de termos escolhido nossos representantes, reafirmamos também os princípios da democracia liberal, difundidos a partir da Revolução Francesa.

Veja se aprendeu

1. (Mack-96) Acerca da participação política na Grécia Antiga, é correto afirmar que:

a) em Esparta, espartíatas, mulheres e periecos escolhiam membros da Gerúsia.
b) em Atenas, os eupátridas, mulheres, demiurgos e metecos escolhiam seus representantes na Assembléia Popular.
c) em Esparta, os espartíatas, hilotas e periecos escolhiam os membros da Ápela.
d) em Atenas, apenas os cidadãos participavam da Assembléia Popular.
e) em Atenas, todos os habitantes da cidade, exceto os escravos, participavam da Assembléia Popular.

2. (Mack-96) Assinale a alternativa incorreta relativa à Revolução Francesa

a) A convocação dos Estados Gerais, primeiro passo para a Revolução Francesa, foi decorrente de uma crise financeira que afligia o Estado francês.
b) A Assembléia Constituinte aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que estabeleceu o direito à igualdade de todos perante a lei.
c) Foi característica do Período do Terror o radicalismo político na figura de Robespierre.
d) A sociedade francesa era estratificada em três ordens, respectivamente: Clero, Nobreza e Burguesia.
e) A fim de garantir os direitos individuais, foram mantidas as Corporações de Ofício e Guildas mercantis ou artesanais existentes.

Gabarito: 1-d, 2-e
*Roberto Nasser é professor de história do Colégio Bandeirantes
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões