UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Conheça as origens da globalização
Por Roberto Nasser*
Especial para o Fovest
Globalização é uma palavra constante nos meios de comunicação. Para muitos historiadores, esse processo de interligação do mundo começou com a expansão comercial marítima européia dos séculos 15, 16, a chamada Era das Grandes Navegações. Que fatores permitiram ao homem europeu romper com os laços do mundo medieval e lançar-se na conquista dos "mares nunca dantes navegados"?

O primeiro foi a crise de crescimento do século 15. A produção agrícola não atendia às necessidades dos centros urbanos; a produção artesanal desses centros não encontrava mercados suficientes no campo; o comércio internacional, além de escoar os poucos metais preciosos que a Europa possuía, tinha preços altos em função dos intermediários existentes entre o produtor e o comprador final. A solução era alargar a Europa por meio do comércio e da expansão marítima.

O segundo fator foi a aliança entre burguesia e reis nas monarquias nacionais. Um empreendimento da grandeza das grandes navegações só seria possível com um Estado centralizado, aliado ao capital da burguesia. O terceiro fator foi o avanço técnico e científico (caravelas, bússola, sextante, astrolábio, desenvolvimento da cartografia e da astronomia), possibilitando as condições tecnológicas para as navegações. O quarto fator estava no campo das mentalidades. Renascimento e grandes navegações fizeram parte da mesma aventura humana.
*Roberto Nasser é professor de História do Colégio Bandeirantes
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões