UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Eritréia conquista a independência em abril de 1993
Por Caio Luiz Cardoso Sampaio*
Especial para o Fovest
A Eritréia compreende uma estreita faixa de terra no litoral do mar Vermelho, região do Chifre Africano habitada por vários povos, como os galla, amhara, tigre, nilotas e somalis de religião muçulmana e cristã. A ocupação começou com os italianos em 1885, expulsos pelos ingleses com a Segunda Guerra Mundial.

Em 1952, a ONU coloca a Eritréia como uma região autônoma dentro da Etiópia. Aos poucos, o imperador etíope Hailé Selassié foi limitando essa autonomia, eliminada em 1962. Os eritreus reagem com a criação da FPLE (Frente Popular de Libertação da Eritréia), iniciando a luta armada pela independência.

Até o início dos anos 80, a superioridade militar etíope reprimiu a FPLE. Com a seca que assolou a região a partir de 1983, o governo etíope enfraquece. Os eritreus vencem a batalha de Afabet (1988) e passam para a ofensiva.

Em 1990, tomam o importante porto de Massawa. Um ano depois (maio/91) ocupam Asmara (hoje, sua capital). A queda do ditador etíope Mengisto H. Marian, na mesma época, facilitou a vitória. O líder da FPLE, Isaias Afewerki, cria um governo provisório e negocia com a Etiópia um plebiscito (abril/93), que decidiu a independência.

O novo país é um dos mais pobres do mundo, colocado em 168º na lista de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU. Em junho de 1998, ocorrem violentas lutas por problemas de fronteiras entre a Eritréia e a Etiópia.

Veja se aprendeu

1. A Eritréia é o mais novo país africano, com aproximadamente 150 mil km2 e uma população de 3,5 milhões de habitantes. A região africana na qual o país encontra-se é uma das mais pobres do mundo sendo chamada de:

a- África Ocidental
b- Saholl
c- Chifre Africano
d- Magreb
e- Kalahari

02. A Eritréia ocupa uma importante posição estratégica na região do estreito de Bab El Mandeb, que controla o acesso dos petroleiros à rota do canal de Suez. O mar que banha sua costa é:

a- Adriático
b- Vermelho
c- Ormuz
d- Shat El Arab
e- Pérsico

Gabarito: 1-c, 2-b
*Caio Luiz Cardoso Sampaio é professor de geografia do CPV Vestibulares
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões