UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Resolva questões utilizando a regra de três
Por Alvair Rogério Rossetti*
Especial para o Fovest
MOLARIDADE
Ou concentração molar, é a quantidade de matéria (SOLUTO), em moles, por volume de SOLUÇÃO, em litros.

Faremos a resolução de todos os exercícios por regras de três, evitando a "decoreba" de fórmulas.

Exemplo 1: A quantidade de matéria do soluto, em mols, existente em 500 mililitros de uma solução de ácido sulfúrico com concentração 6,0 mol/L é:

Resolução: concentração 6 mol/L, significa que cada litro de solução tem 6 moles de ácido sulfúrico, logo em meio litro (500 mL) teremos 3 moles.

Exemplo 2: Uma solução aquosa de hidróxido de sódio 2 molar tem quantos gramas de hidróxido de sódio por litro?

Resolução: 2 molar significa que cada litro de solução tem 2 moles de hidróxido de sódio (NaOH).
A fórmula do hidróxido de sódio tem uma hidroxila (OH-1) por que o Sódio pertence ao grupo 1 da tabela periódica.
Calculamos a massa, em gramas,de um mol de hidróxido de sódio:(23+16+1=40).
Como 1 mol tem massa igual a 40 gramas, dois moles terão massa igual a 80 gramas.
Logo a solução tem 80 gramas de hidróxido de sódio por litro de solução.

Exemplo 3: 0,9 gramas de glicose (Mol=180) por litro de sangue de um adulto é considerado normal, logo concentração em mol/litro é:

Resolução: a concentração é igual a 0,9 gramas por litro. A massa molar da glicose ou o mol da glicose é igual a 180 gramas, logo 0,9 gramas será 0,005 partes do mol. Monte a regra de três: 180 gramas corresponde a um mol, logo 0,9 gramas corresponde a "X" partes do mol.

Exemplo 4: A concentração de cálcio e fósforo, em mols por litro, no leite MUMU é, respectivamente:
(dados: massas atômicas Ca = 40, P = 31)

Composição média por litro:
Calorias: 651 kcal Cálcio: 1160 mg
Vitamina B1: 1,7 mg Carboidratos: 45 g
Proteínas: 31,7 g Fósforo: 960 mg
Gordura: 35 g

Resolução: Observe os dados, para o cálcio temos 1160 miligramas por litro e para o fósforo temos 960 miligramas por litro.
40 gramas é a massa de um mol de cálcio, logo 1160 mg ou 1,16 gramas corresponde a 0,029 partes do MOL. Monte a regra de três.


1 mol ---- 40 g

X -------- 1,16g X=0,029 mol.

31 gramas de fósforo corresponde a um mol, logo 960 miligramas ou 0,96 gramas corresponde a "x". Monte a regra de três.

1 mol ---- 31 g

X -------- 0,96 g X = 0,031


Exemplo 5: O uso do flúor na água para consumo doméstico é uma das medidas que reúne eficácia e baixo custo na prevenção da cárie dental. Quando na concentração 5,0 x 10 -5mol/L de íons fluoreto, qual o volume de solução, em litros, que se deve ingerir para consumir uma massa de 2,85 miligramas de íons fluoreto?
Dado: íon-grama do fluoreto = 19g
Resolução: Se acharmos a quantos moles corresponde 2,85 mg, poderemos calcular o volume, pois sabemos quantos moles tem por litro de íons flúor. 19 gramas é a massa de um mol de íons de flúor, logo 2,85 miligramas ou 2,85x10-3 gramas tem "x" moles de íons flúor. Monte a regra de três e vais achar 0,15x10-3 do mol de flúor.

Do exercício sabemos que 5,0 x 10-5 do mol existe em um litro de solução, logo 0,15 x 10-3 do mol terá 3 litros. Monte a regra de três.

GEOMETRIA E POLARIDADE DAS MOLÉCULAS

TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS

Em uma molécula os elétrons participantes das ligações entre o elemento central e os átomos ao seu redor se localizam no espaço de maneira que a repulsão entre eles seja a mínima possível. Estas ligações são chamadas zonas de repulsão.

IMPORTANTE: se no átomo central sobrarem par de elétrons que não participaram de nenhuma ligação, estes pares também serão considerados como uma zona de repulsão.

Entenda por zonas de repulsão uma ligação covalente simples, dupla, tripla, dativa e par de elétron não usado em ligação.

Assim, se houver duas zonas de repulsão e dois átomos ligados ao átomo central, os átomos irão se dispor em lados opostos do átomo central, formando um segmento de reta (linear).

Se forem três zonas de repulsão e três átomos ligados ao átomo central, os átomos irão se dispor nos vértices de um triângulo equilátero, ficando no meio do triângulo o átomo central (trigonal plana).

Se forem quatro zonas de repulsão e quatro átomos ligados ao átomo central, os átomos irão se dispor nos vértices de um tetraedro, ficando no meio do tetraedro o átomo central (tetraédrica).
*Alvair Rogério Rossetti ensina química no Rio Grande do Sul há mais de dez anos
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões