UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Entenda a formação da chuva ácida
Renato Tadeu*
Especial para a Folha de S.Paulo
Atualizado em 08/09/09, às 15h07

Pense no dia-a-dia dos vestibulandos, em sua maioria jovens, e compare com o dos examinadores, geralmente adultos experientes. Difícil encontrar muita coisa em comum, não é?

Criar questões conciliando esses dois mundos é um desafio que os bons vestibulares conseguem superar. Para isso, informações que talvez não façam parte do cotidiano de estudantes são incluídas no enunciado das questões, privilegiando o raciocínio, e não a memorização.

Veja um bom exemplo: ITA/ 2001 - "Quando relâmpagos ocorrem na atmosfera, energia suficiente é fornecida para a iniciação da reação de nitrogênio com oxigênio, gerando monóxido de nitrogênio, o qual, em seguida, interage com o oxigênio, gerando dióxido de nitrogênio, um dos responsáveis pela acidez de chuvas. Escreva as reações...".

Como todos os dados estão no próprio texto, basta segui-los:

N2(g)+O2(g) -> 2NO(g)
2NO(g)+O2 -> 2NO2(g)
2NO2(g)+H2O(l) -> HNO3(aq)+HNO2(aq)

Mas, para enfrentar outras situações, é importante aprender mais sobre chuva ácida. Você sabia que a chuva é naturalmente ácida? O responsável é o gás CO2, existente no ar, que, ao reagir com a água, produz o ácido carbônico, determinando um pH próximo de 5,6 para a chuva. Veja a reação que ocorre:

CO2(g)+H2O -> H2CO3(aq)

Porém alguns gases poluentes atmosféricos aumentam a acidez da chuva (o pH fica menor que 5,6), prejudicando, principalmente, a vegetação. Um deles é o dióxido de enxofre (SO2), um gás tóxico e de cheiro forte. Esse gás é produzido sobretudo na queima de certos combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, que possuem enxofre como impureza. A queima do óleo diesel, que tem maior teor de impureza, causa mais impacto ao ambiente do que a gasolina. As etapas de formação de chuva com ácido sulfúrico são:

2SO2(g)+O2 -> 2SO3(g)
SO3(g)+H2O(l) -> H2SO4(aq)

Outra forma de chuva ácida é a com ácido nítrico. Com a alta temperatura dentro dos motores dos automóveis, o nitrogênio e o oxigênio do ar reagem, produzindo óxidos de nitrogênio que, com a água, formam o ácido nítrico, como apresentado nas reações da questão do ITA.
*Renato Tadeu é professor e diretor do Anglo (Atibaia, Jundiaí e Bragança Paulista) e do Colégio Leonardo da Vinci
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões