UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Big Bang confirma o princípio da conservação da energia
Tarso Paulo Rodrigues*
Especial para a Folha de S. Paulo
Os cientistas afirmam que a energia desenvolvida no "Big Bang", a explosão primordial que originou o Universo há aproximadamente 14 bilhões de anos, é a mesma que a dos dias atuais e será a mesma no futuro.

A teoria confirma um dos alicerces da física, o princípio da conservação da energia, que garante que a energia total de um sistema jamais desaparece, não pode ser destruída nem surge do nada. A energia se apresenta de várias formas, que se transformam continuamente umas nas outras, mas permanece sempre constante. Por exemplo, quando esfregamos as mãos uma na outra, a energia mecânica associada ao movimento das mãos (energia cinética) transforma-se em energia térmica (as mãos se aquecem) e em energia sonora (som característico de esfregar as mãos).

O tema "energia" tem sido frequente nos últimos vestibulares, principalmente no que se relaciona à geração de energia elétrica. Vale lembrar que o colapso de energia elétrica que o país atravessou entre 2001 e 2002 obrigou o governo, as indústrias e a comunidade científica a rediscutirem fontes alternativas para a produção de energia.

No Brasil, a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas, que têm como fonte principal a energia mecânica armazenada na água represada a uma certa altura (energia potencial). Essa energia é transformada, durante a queda da água, em energia cinética, que faz com que as pás das turbinas girem, acionando o eixo do gerador e produzindo, assim, eletricidade.

Nas regiões mais distantes das hidrelétricas centrais, a energia elétrica também pode ser obtida de outras fontes, como é o caso das usinas termoelétricas, em que a eletricidade é gerada pela queima de combustíveis, como carvão, óleo, derivados do petróleo e, atualmente, bagaço da cana-de-açúcar (biomassa).

Em algumas regiões do Nordeste, a energia elétrica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos (energia eólica). Nas usinas nucleares, a energia é obtida por meio da fissão nuclear, que é a quebra de núcleos grandes em núcleos menores pelo bombardeamento de nêutrons.

O material físsil ou fissionável (urânio enriquecido), que "explode" na reação nuclear, libera grande quantidade de energia, que aciona as pás da turbina que movimentarão o gerador elétrico. Na próxima coluna, voltaremos ao assunto. Até lá!
*Tarso Paulo Rodrigues é professor e coordenador de física do Colégio Augusto Laranja
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões