UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Lei de Newton é base da mecânica
Leandro André de Souza*
Especial para a Folha
Dinâmica é a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos e suas causas. Sabemos que o movimento é afetado pela aplicação de uma força que, inicialmente pode ser relacionada com o esforço muscular. Por exemplo, uma pessoa pode aplicar força para executar determinadas tarefas, como jogar bola.

Força é o resultado da interação entre corpos e pode produzir equilíbrio, variação de velocidade e deformação. O valor da força (F) é diretamente proporcional à aceleração que produz.

A segunda Lei de Newton, juntamente com a primeira e a terceira leis, constituem a base da mecânica, ou seja, são os princípios sobre os quais se apoia o estudo dos movimentos que ocorrem na natureza. A equação F = m.a é a expressão algébrica dessa lei, podendo ser "lida" assim: a aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à força que atua sobre ele e tem a mesma direção e o mesmo sentido dessa força.

Algumas considerações sobre o peso (P) de um corpo: é a força com que a Terra atrai este corpo; é uma grandeza vetorial, pois trata-se de uma força; é a força que faz com que o corpo caia, nas proximidades da superfície da Terra, com a aceleração da gravidade g; usando a segunda Lei de Newton para o caso do peso, vem: P = m.g; não é constante, pois g varia de um local para outro.
*Leandro André de Souza é professor de física e ciências da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões