UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Coulomb explica a força da união de elétrons com o núcleo
Por Leandro André de Souza*
Grandezas físicas, tais como a carga elétrica, quando existem em quantidades discretas em vez de variar continuamente, são chamadas de quantizadas. O quantum de carga (e) é tão pequeno que a natureza corpuscular da eletricidade não se manifesta em experiências macroscópicas, da mesma forma que não "sentimos" os átomos presentes no ar que respiramos.

Coulomb (1736-1806) contribuiu muito para a compreensão dos fenômenos eletromagnéticos, enunciando a lei que leva seu nome. A importância da Lei de Coulomb transcende a descrição das forças que atuam entre esferas e bastões carregados.

Essa lei, quando incorporada à estrutura da física quântica, descreve as forças que ligam os elétrons de um átomo ao seu núcleo, as forças que unem os átomos para formar as moléculas e as forças que ligam os átomos e as moléculas entre si para formar os sólidos e os líquidos. Assim, a maioria das forças relacionadas com nossa experiência diária que não é de natureza gravitacional é de natureza elétrica.

A força transmitida por um cabo de aço é essencialmente elétrica, porque, se supusermos um plano imaginário que corta o cabo perpendicularmente, é apenas a atração elétrica entre átomos de lados opostos deste plano que impede o cabo de se romper. Nós mesmos somos um conjunto de núcleos e elétrons ligados numa configuração estável pelas forças de Coulomb.
*Leandro André de Souza é professor de física da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões