|
'Trocadilho' facilita compreensão de ondas Por Alexandre Magno Montibeller Imagine um pequeno trecho de corda, na qual uma das extremidades esteja fixa, com a outra você possa fazer movimentos alternados para cima e para baixo. Repare que esta "perturbação" na corda, faz com que o ponto marcado nela sofra um rebaixamento, e em seguida, uma elevação, até voltar a posição inicial. Lembre-se que o mesmo ocorreria com uma boia nas ondas do mar. O movimento dessa perturbação é o que chamamos de onda.
l: lê-se lâmbda
Caro vestibulando, isso não passa de um "trocadilho" para memorizar a expressão matemática de ondulatória que costuma "cair" nos vestibulares.
Acompanhe o processo abaixo para entender o "trocadilho" V = DS Dt Então para DS = l e Dt = T Teremos : T e como: f =1 T Vem que V:
Cuidado com as unidades: O ouvido humano consegue ouvir sons desde aproximadamente 20Hz até 20.000Hz. Considerando que o som se propaga no ar com velocidade de módulo 330 m/s, qual o intervalo de comprimentos de onda detectado pelo ouvido humano? ATENÇÃO: |
ÚLTIMAS REVISÕES |
Mais Revisões |