UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Entenda o funcionamento do computador
Tarso Paulo Rodrigues*
Especial para a Folha de S. Paulo
O computador é uma máquina capaz de armazenar e processar números, textos, sons e imagens, codificando as informações em conjuntos numéricos formados pelos algarismos 1 e 0, ou seja, em sequência de bits.

Bit é a menor unidade lógica de um computador. Só existem dois tipos de bit, o bit 1 e o bit 0, que, por serem unidades lógicas muito pequenas, se agrupam e formam conjuntos maiores, de 8, 16 ou 32 bits.

Quando pressionamos a letra "A" no teclado do computador, essa simples informação é armazenada em sua memória como uma sequência numérica de oito bits: 01010100. Esse conjunto de oito bits forma um byte.

Por exemplo, a palavra "mar" exige três bytes para ser armazenada. Todas as informações que transitam dentro do computador utilizam esse sistema de transmissão.

O computador trata as imagens como se fossem matrizes de pontos, denominados pixels, de "picture cells", ou células de figura. O pixel é a menor parte de uma imagem digitalizada, e cada um desses pontos possui a informação que determina a sua cor.

A imagem está subdividida em um grande número desses quadradinhos, os pixels, como se fossem ladrilhos de um mosaico, que por serem muito pequenos e próximos, dificilmente são percebidos pelo olho, o que faz a imagem parecer contínua.

Quanto maior o número de pontos da tela, mais nítidas são as imagens produzidas, exigindo da máquina uma maior capacidade de armazenamento e processamento.

Uma interessante questão do vestibular Mauá-2003: "Fotografias coloridas são armazenadas em formato digital como matrizes de pontos (pixels) cada qual composto por três bytes. Sequências de 24 fotografias estáticas por segundo podem constituir um filme. Quantos bytes serão necessários para armazenar, em um computador, um filme de 30 segundos de duração, se cada fotografia apresentar resolução de 200 por 200 pontos?".

Podemos inicialmente calcular o número de pontos que um grupo de 24 fotografias ocupa: 24 x 200 x 200 = 960 mil pontos. Como o filme tem a duração de 30 segundos, determinamos, então, o número total de pontos exigidos: 960 mil pontos x 30 = 28,8 milhões de pontos. Lembrando que cada ponto é composto por três bytes, podemos concluir que a resposta da questão é 86,4 milhões de bytes.
*Tarso Paulo Rodrigues é professor e coordenador de física do Colégio Augusto Laranja
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões