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O inglês, a leitura e o vestibular (2)
Celina Bruniera*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
As provas de língua inglesa dos exames vestibulares têm exigido do aluno cada vez mais o domínio da leitura. Os textos apresentados são dos mais variados gêneros e temas, sendo que alguns deles contam com um vocabulário complexo. Há, no entanto, alguns procedimentos que podem ajudar o aluno a ser bem sucedido no exame.

Já falamos do quanto é importante, antes de iniciar a leitura do texto propriamente, levantar hipóteses sobre o conteúdo do mesmo e levantar o conhecimento prévio sobre o gênero textual em questão. São duas estratégias que contribuem de forma significativa para que o aluno tome conhecimento, mesmo que ainda superficialmente, do que lhe espera.

Leitura das questões
Além disso, depois dessa leitura mais superficial, vale a pena ler as questões propostas pelo examinador. Esse procedimento faz com que o aluno saiba orientar a leitura do texto para os aspectos da avaliação que realmente interessam. Como nos exames vestibulares o aluno não conta com muito tempo para a realização da prova, é fundamental racionalizar o uso do tempo.

Selecionamos para exemplificar o que dizemos um dos textos da prova de inglês do vestibular da FUVEST de 1998. Sobre esse texto foram elaboradas oito questões, mas discutiremos apenas duas delas. Você encontra as outras questões em anexo.

Antes de iniciar uma leitura mais detalhada, observe que o texto de Clives Davis foi publicado no jornal "The Sunday Times". Essa informação, localizada no final do texto,
pode nos dar uma idéia do gênero textual em questão.

Atenção aos detalhes
O título também pode ajudar. "Various artists" vem seguido de alguns dados importantes e fáceis de identificar: a palavra song (música) diante da palavra Brasil (destaque para Brasil com "s"), a palavra CD e um preço em libras, moeda britânica. Podemos levantar a hipótese de que se trata de um breve comentário sobre um CD de música brasileira.

Agora, vamos proceder a leitura das duas primeiras questões. Na questão de número um o aluno deve apenas escolher a alternativa em que há uma interrogativa possível para "The spirit lives on". Há uma dupla exigência: o aluno deve ter entendido o enunciado e deve saber como elaborar interrogativas em inglês.

Segunda leitura
A segunda questão, embora pareça genérica porque tem como enunciado "de acordo com o texto", tematiza o problema da influência estrangeira na música brasileira.

Feita essa análise mais superficial, podemos fazer uma leitura detalhada do texto tendo como orientação os aspectos levantados. Vale lembrar que é fundamental ler o texto a partir do que se sabe, portanto tentando construir o sentido do mesmo a partir das palavras conhecidas.

(FUVEST 98) VARIOUS ARTISTS
Brasil: A Century of Song
Blue Jacket CD 5001/4-2, £ 44.49

The spirit lives on.
Whether or not Brazil can hold out against the steady march of MTV and the multinational McDonaldisation of pop music, the legacy surveyed in this four-volume potpourri is reassuringly luxuriant and multifaceted. First impressions are not entirely encouraging, since several important figures are missing from the play list: although Milton Nascimento contributes two numbers to the final disc, devoted to contemporary strands of that amorphous entity, MPB _ Musica Popular Brasileira _ you will look in vain for Gilberto Gil, Caetano Veloso or Elis Regina. But Joao Gilberto, Gal Costa and the guitarist Baden Powell, among many others, do make an appearance elsewhere. Carnival, understandably, gets a whole disc to itself. The section on folk and traditional forms even throws in a field recording of a candomble religious rite, preceded by an overdue reminder that Carmen Miranda amounted to more than a model for gaudy headwear.

Clives Davis
[The Sunday Times, 27 July 1997]

1. Choose the question for the statement: "The spirit lives on."

a. Where does the spirit live ?
b. What does the spirit live on ?
c. Which lives on ?
d. Who lives on the spirit ?
e. What lives on ?

2. According to the passage,

a. Brazilian music has lost its identity.
b. Brazilian pop music is being jeopardized by foreign influences.
c. MPB's attempts to resist the invasion of American music have been in vain.
d. Brazil will hardly resist the invasion of foreign music.
e. There has been a steady stream of programmes about MPB on MTV.

Espírito da MPB
Você, muito provavelmente, encontrou dificuldades para ler o texto. No entanto, voltaremos às questões e nos concentraremos naquilo que é mais importante para darmos conta da prova.

Para responder a questão de número um, você precisa saber que o texto ao dizer "The spirit lives on" ressalta a permanência do "espírito" da música brasileira nos quatro volumes da coleção de CDs. Pois bem, a única interrogativa possível para essa afirmação é "What lives on?", a alternativa "e". Isso porque não há alusão a "onde" (where), nem a "quem" (who), exigências das letras "a" e "d".

A questão com "which", proposta na letra "c", requer a presença do referente. Por exemplo: Which car do you like most? E a questão "b" não faz sentido. A tradução ao pé da letra seria "o que o espírito permanece, vive?"

A alternativa "e" teria como resposta "The spirit does.", ou seja, "o espírito permanece, vive".

Primeira responde a segunda
A questão de número um já nos ajuda a responder a segunda. Isso porque se o espírito da música brasileira permanece na coletânea, não podemos dizer que "a música brasileira perdeu sua identidade (alternativa a), nem que a resistência da invasão da música americana na MPB foi em vão (alternativa c) e, ainda, que o Brasil dificilmente resistirá à invasão da música estrangeira (alternativa d).

A alternativa "e" não faz sentido porque afirma que há programas sobre MPB na MTV. O texto não aborda essa questão. Ficamos, então, com a alternativa "b" em que se diz que "a música popular brasileira está ameaçada pelas influências estrangeiras." O texto se refere a isso quando parte do condicional "whether or not Brazil can hold out against the steady march of MTV and the multinacional McDonaldisation of pop music...", ou seja, "se o Brasil pode ou não se segurar em relação à constante marcha da MTV e ao processo de McDonaldização da música popular" o que dá margem à interpretação de que a música brasileira está ameaçada por influências estrangeiras.

Observe que sem ter lido as questões antes de iniciarmos uma leitura mais detalhada do texto, teríamos demorado muito mais tempo para resolver essas questões.
* Celina Bruniera é mestre em Sociologia da Educação pela USP e assessora educacional para a área de linguagem
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