UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Dengue
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
 

A dengue é uma doença causada por vírus chamados de arbovírus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes aegypiti. É um problema de saúde pública, principalmente em países tropicais cujo clima propicia a reprodução do mosquito vetor.

a) Agente etiológico: variedades de vírus pertencentes ao grupo dos arbovírus.

b) Contágio: através da picada do Aedes aegypiti contaminado pelo vírus.

c) Ciclo de vida: o vírus se reproduz no interior do mosquito vetor e se instala em seu intestino e glândulas salivares. Quando a fêmea contaminada pica um humano, ela injeta uma substância anticoagulante, produzida por suas glândulas salivares, juntamente com os vírus. Ao se alimentar do sangue de uma pessoa doente, a fêmea do mosquito se contamina e passa a ser o vetor do vírus.

d) Sintomas: podem ser diferentes, dependendo da variedade do vírus e se a pessoa já contraiu a doença anteriormente - ou pode também ser assintomática. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, dor no corpo, dor na região atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, cansaço e mal-estar. No caso de uma variedade mais grave, a dengue hemorrágica, a coagulação sanguínea é prejudicada, ocasionando hematomas e hemorragias.

e) Profilaxia: eliminar os focos do mosquito. A fêmea coloca seus ovos em locais contendo água limpa e parada. Então, evitar acúmulo de água em vasos, restos de lixo, entre outros, auxilia no controle da propagação do vetor.

 
índiceÍNDICE DE REVISÕES
ÚLTIMAS REVISÕES








Mais Revisões