UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Componentes da célula
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
 

Em todas as células eucariotas encontram-se duas regiões fundamentais: o núcleo e o citoplasma. Envolvendo ambos e isolando a célula do meio extracelular, existe a membrana plasmática. O núcleo contém grande parte do material genético da célula e o citoplasma é a região intracelular entre a membrana plasmática e o núcleo.

Membrana plasmática

A membrana plasmática envolve a célula e isola o citoplasma do meio extracelular. É formada por duas camadas de lipídios (moléculas insolúveis na água) e proteínas, sendo, por isso, chamada de lipoproteica. A composição da membrana plasmática muda conforme o tipo de célula e o organismo. Nos mamíferos, a quantidade de lipídios das membranas plasmáticas varia conforme a idade e saúde do animal. Nas plantas e nas bactérias, essa composição muda conforme as condições ambientais, como luz e temperatura.

Nos animais, as membranas plasmáticas constituem-se de fosfolipídios - principalmente glicerofosfolipídios e esfingomielinas -, glicolipídios e colesterol. Esses lipídios alinham-se em fileiras e formam duas camadas em que as cadeias carbônicas ficam frente à frente. No meio da dupla camada lipídica, existem proteínas específicas inseridas parcial ou transversalmente. Estas proteínas não são fixas: podem deslizar ao longo do plano da membrana. Este modelo de organização da membrana celular é conhecido como "mosaico fluido".

Proteínas
As proteínas da membrana realizam diversas tarefas, entre elas inclui-se a bomba de sódio e potássio - relacionada ao equilíbrio iônico celular. São elas também que concedem permeabilidade seletiva à membrana plasmática, determinando o que entra e o que sai da célula (em condições ideais).

Por meio das proteínas da membrana, as células:

  • Secretam moléculas que atuam sobre células distantes.

  • Influenciam outras células por contato físico direto.

  • Estabelecem canais de comunicação entre células próximas (há trocas de pequenas moléculas informacionais).


  • Citoplasma

    O citoplasma corresponde à região entre o núcleo e a membrana celular. Ele é formado por uma matriz coloidal (chamada de matriz citoplasmática ou hialoplasma) onde estão imersas as organelas celulares e o citoesqueleto.

    Organelas citoplasmáticas
    As organelas são estruturas que se encontram imersas no citoplasma e são responsáveis pela maioria das atividades metabólicas da célula. A seguir veremos as funções das principais organelas:

  • retículo endoplasmático liso: formado por membranas achatadas que formam uma rede de tubos. Sua função se relaciona principalmente ao metabolismo de lipídios, transporte e armazenamento de substâncias.

  • retículo endoplasmático rugoso ou ergastoplasma: estrutura similar ao retículo endoplasmático liso, porém com pequenas estruturas, chamadas ribossomos, aderidas a sua membrana. Sua principal função é a síntese de proteínas.

  • complexo de Golgi: organela formada por um sistema de sacos achatados e vesículas do retículo endoplasmático liso. Sua principal função está ligada à secreção celular.

  • mitocôndrias: organela na forma de um pequeno bastão, responsável pela respiração celular (oxidação gradual de glicose, com desprendimento de energia). Possui uma membrana externa e outra interna, provida de invaginações chamadas cristas, ao longo das quais estão fixadas moléculas de enzimas que promovem as reações geradoras de energia. O espaço interno da mitocôndria é chamado de matriz e contem uma série de enzimas além de material genético.

  • lisossomos: pequenas vesículas revestidas por membranas simples, que contêm enzimas necessárias aos processos de digestão intracelular.

  • centríolo: geralmente ocorrem aos pares e são formados por estruturas proteicas chamadas de microtúbolos.Sua função se relaciona com a orientação das fibras do fuso, durante a divisão das células animais (nos vegetais superiores, não existe centríolo).

  • plastos: organelas encontradas apenas nas células vegetais, responsáveis pela fotossíntese ou armazenamento de substâncias. São envoltos por um sistema de duas membranas e seu espaço interno é chamado de estroma. O estroma contém enzimas, material genético e uma série de vesículas achatadas chamadas de tilacoides. Nos tilacoides da maioria dos plastos encontram-se os pigmentos fotossintetizantes, dentre os quais o mais comum e importante é a clorofila (presente nos cloroplastos), que catalisa o início da fotossíntese.


  • Além destas organelas, no citoplasma existem vacúolos, zonas de armazenamento de substâncias (e inclusões minerais), grânulos de proteínas e outras moléculas inertes.

     
    índiceÍNDICE DE REVISÕES
    ÚLTIMAS REVISÕES








    Mais Revisões