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13/06/2010 - 21h15

Prova da Unesp foi bem elaborada, dizem professores do Objetivo

Da Redação
Em São Paulo
Professores do Curso e Colégio Objetivo ouvidos pelo UOL Vestibular consideraram a prova da primeira fase do vestibular de inverno da Unesp (Universidade Estadual Paulista), no geral, de nível médio e com enunciados claros. No entanto, o tamanho dos textos -em especial nas provas de português e inglês- pode ter causado alguma dificuldade aos candidatos.


Segundo o professor Nelson Dutra, de português, o exame manteve a tradição da Unesp. "Se houver sempre uma prova da Unesp, ela sempre é textual", disse. De acordo com ele, a alternativa correta para muitas das questões era "praticamente uma transcrição literal" do texto. Já a prova de inglês, segundo a professora Maria Cristina Armaganijan, foi basicamente de interpretação de texto. "O aluno tinha que ter o hábito de leitura [na língua], afirmou.

A professora Vera Lúcia da Costa Antunes, de geografia, elogiou a multidisciplinaridade do exame. "Foi uma prova analítica, de conclusão", disse. Para o coordenador de história do Objetivo, Daily de Matos Oliveira, o teste da sua área tentou abranger todos os conteúdos possíveis dentro de uma prova de vestibular. "[O aluno tinha que] Estar antenado com os últimos acontecimentos."

Já segundo o professor de filosofia José Maurício Mazzucco, a prova da área foi "inteligente e interessante." "Não foi conteudista. Não ficava perguntando nome de obras, pensadores, pensamentos. Foi uma prova de interpretação de textos."

Exatas


Para o professor Luiz Augusto de Barros, de biologia, os tópicos da disciplina eram apoiados em fatos da atualidade. "Foram temas bastante atuais. Questões muito bem feitas, sem qualquer furo ou equivoco."

A prova de química, segundo o professor Alessandro Nery, não exigia muito raciocínio ou contas por parte do aluno. "Ela tinha enunciados claros, sem problemas de dubiedade", afirmou. Já em física, o candidato não precisou fazer muitas contas, de acordo com o professor José Carlos Garcia. "Os temas que foram abordados foram relevantes para a disciplina", disse.

Segundo Giuseppe Nobilioni, de matemática, duas das oito questões tinham enunciados curtos, que exigiam conhecimento da disciplina. "As outras seis eram contextualizadas, com texto bastante longo, mas muito bem redigidas. Exigiam resolução curta. Se o aluno tivesse paciência de ler, conseguia resolver rapidamente", afirmou.


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