UOL Vestibular Notícias
 

13/06/2010 - 09h59

Em "clima de Copa", Uerj realiza primeiro exame de qualificação do vestibular

André Naddeo
No Rio de Janeiro
A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) realiza neste domingo (13) a primeira etapa do seu vestibular para mais de 66 mil candidatos. Às 9h, em ponto, os portões foram fechados para o início da prova que é a primeira etapa do processo seletivo. O candidato aprovado ganha o direito de se inscrever para o segundo exame, discursivo, a ser realizado em setembro.

A dois dias da estreia do Brasil na Copa do Mundo, muita gente vestiu e usou a camisa da seleção brasileira como amuleto. "Em época de Copa do Mundo essa camisa é sagrada, tinha que vir com ela para dar sorte na prova", afirmou Marton Neto, 16, em busca de uma vaga no curso de direito. "Copa do Mundo é isso mesmo, vim com minha camisa, mando vibrações positivas para eles lá [na África do Sul] e eles mandam para mim. Fica tudo certo", disse Felipe Nunes, outro candidato para estudar direito.

CAMISA DA SELEÇÃO PARA DAR SORTE

  • Marcos Pinto/UOL

    "Copa do Mundo é isso mesmo, vim com minha camisa, mando vibrações positivas para eles e eles mandam para mim", disse Felipe Nunes

Bruna Egues, 19, também veio com a camisa da seleção, mas não esqueceu de um outro "acessório": "Eu sempre trago chocolate, que sempre me ajuda na prova. É Brasil na Copa, chocolate na prova e se Deus quiser uma vaga aqui na Uerj", brincou a estudante que sonha em cursar nutrição. "Estou bem tranquila e confiante", completou.

Tranquilidade também para Ana Carolina Arena, 16. Ainda cursando o segundo ano do ensino médio, a prova deste domingo para ela é para ganhar experiência. "Quero desenho industrial e estou fazendo mais para pegar ritmo, saber como funciona um vestibular. Venho mais relaxada, sem obrigação nenhuma", contou.

Bem diferente de Bárbara e Jorge Mesquita: pai e filha estavam ansiosos para o início do exame. Difícil saber quem estava mais nervoso. "Eu falo para ela ter calma, você pode saber muito e chegar na hora ficar nervoso, dar um branco e esquecer tudo. Isso é que não pode acontecer. Mas nem vou ficar falando muito para ela não ficar nervosa", desconversou. Bárbara, que busca uma vaga em comunicação social espera que possa, "ao menos", pegar bastante experiência. "Acho que a parte de exatas será a mais complicada para mim", disse a estudante.

Dia dos namorados


O vestibular da Uerj acabou sendo "ingrato" para quem pensava em curtir o Dia dos Namorados no último sábado. Para muitos vestibulandos, a "comemoração" foi fazer uma revisão para chegar afiado para a prova deste domingo.

"Não fizemos nada. Fiz apenas uma revisão de química, descansei e mais nada. Nem trocamos presentes, foi bem chato, [a prova] poderia ser uma semana antes, ou uma depois. A hora é de vestibular, final de semana que vem a gente curte", explicou Jéssica Gomes, 21, atrás de uma vaga em medicina.

O namorado Daniel Nigri foi solidário a companheira e veio com ela ao local da prova. "Não gostei nem um pouco, né? Mas estou do lado dela, tenho que ajudar, depois a gente aproveita".

Outro que não aproveitou nada desta data foi Jorge Perciúncula, 19, prestando vestibular para estudar história. "Foi ruim isso, mas a hora é de se focar mesmo. Não estudei muito, mas acho que dá para conseguir uma vaga, sim", afirmou.

Os candidatos ao vestibular da Uerj têm até às 13h para finalizar o exame de múltipla escolha. A partir das 10h o portão é reaberto para quem já tiver finalizado a prova.

Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host