UOL Vestibular Notícias
 

12/06/2010 - 07h00

Mais de 300 mil candidatos fazem vestibular neste domingo

Da Redação
Em São Paulo
Pelo menos 307.298 candidatos devem entrar em sala de aula neste domingo (13) por causa das provas dos vestibulares de 13 instituições públicas e privadas em todo o país.

São elas: a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); as PUCs (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo e Minas Gerais; a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), de São Paulo; a Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), entidade que reúne oito instituições; Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana); a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); a Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia); a UEG (Universidade Estadual de Goiás); a UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú), no Ceará; a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros); e a Insper, de São Paulo.

O UOL Vestibular trará resolução comentada por professores do Curso e Colégio Objetivo das provas da PUC-SP e da Unesp, ao final de cada exame.

1) Unesp
A instituição faz as provas de sua primeira fase a partir das 14h. Foram mais de 9 mil inscrições para 550 vagas. Os gabaritos serão divulgados às 18h30. Ao final da prova, professores do Curso e Colégio Objetivo vão fazer a resolução comentada.



O exame começa às 14h, e os candidatos devem chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência, às 13h. É necessário apresentar cédula de identidade para ter acesso ao local e levar lápis preto número dois, apontador, borracha e caneta esferográfica com tinta azul ou preta.

O exame terá duração de quatro horas e meia e será composto por 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada núcleo: ciências humanas (elementos de história, geografia e filosofia), ciências da natureza e matemática (física, química, biologia e matemática) e linguagens e códigos (língua portuguesa, literatura, arte, educação física e língua inglesa).

2) PUC-SP
A partir das 8h30, começam também as provas do processo seletivo unificado da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Estão em disputa 1.721 vagas. Destas, 1.195 são para a PUC-SP, 476 para as Faculdades Integradas Rio Branco e 50 para a Faculdade Santa Marcelina. O candidato deverá comparecer ao local indicado com meia hora de antecedência.



O gabarito oficial será divulgado na segunda-feira (14), a partir das 10h. Depois da prova, o UOL Vestibular terá a resolução comentada, também pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

Serão 45 questões objetivas de múltipla escolha, sendo cinco perguntas de cada uma das seguintes disciplinas: língua portuguesa, física, literatura, biologia, história, química, geografia, língua inglesa e matemática. Os vestibulandos também deverão responder quatro perguntas analítico-expositivas, divididas em história/geografia, matemática/física, biologia/química e redação.

3) Etecs
Instituição que reúne o maior número de inscritos entre todas - são 189.407, que disputam 59.354 vagas em 76 cursos técnicos -, as provas do vestibulinho de inverno das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais, de São Paulo) começam às 13h30. Os portões serão abertos às 12h45 e fechados às 13h30.



A prova terá 50 questões objetivas sobre conhecimentos comuns de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O candidato deverá levar um documento original de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto e borracha.

4)Uerj
A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) faz, também no domingo, o primeiro exame de qualificação. Quase 67 mil candidatos estão inscritos e as provas começam às 9h. A instituição recomenda que eles cheguem aos locais de exame às 8h.

O gabarito das provas do primeiro exame deve ser divulgado no próprio domingo, às 15h, e o resultado deve sair no dia 22, no site da instituição.

O candidato que for aprovado na qualificação terá que fazer nova inscrição para o exame discursivo. O segundo exame de qualificação está previsto para o dia 12 de setembro.

5) Acafe (SC)
O vestibular de inverno do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), entidade que reúne oito instituições, acontece a partir das 13h. Participam da seleção 10.903 candidatos, que disputam uma das 4.134 vagas distribuídas em 125 cursos. A previsão é que o gabarito seja divulgado na segunda-feira (14), a partir das 10h.



A prova terá uma redação e 60 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 10 questões de português; sete de matemática, física, química, biologia, geografia e história; quatro de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e literatura.

Será obrigatória a apresentação do documento de identidade, com foto, original ou fotocópia autenticada. Para realizar a prova, o candidato deve levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis ou lapiseira e borracha.

6) FEI
O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Paulo, encerra no domingo a realização das provas do processo seletivo 2010 de inverno, a partir das 8h30, nos campi São Bernardo e Liberdade.

São oferecidas 1.576 vagas, distribuídas nos cursos de engenharia, ciência da computação e administração. As provas serão realizadas no campus de São Bernardo do Campo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972), para os cursos de engenharia, ciência da computação e administração/SBC, e no campus Liberdade (rua Tamandaré, 688, São Paulo) para administração/SP.

Os gabaritos serão divulgados até as 14h. A previsão é que o resultado final seja publicado dia 17 de junho.

7) PUC Minas
Mais de 7,4 mil candidatos vão disputar neste domingo 5.445 vagas na PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), em Belo Horizonte e na região metropolitana. Os horários das provas estão nos cartões de inscrição que os estudantes receberam.

Serão oito provas de múltipla escolha (língua portuguesa e literatura, história, geografia, língua estrangeira, matemática, física, biologia e química) e a redação. O gabarito deve ser divulgado às 18h30.

8) Outras
Pelo menos mais seis instituições também realizam seus processos seletivos neste final de semana. Entre elas, duas federais: a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), na qual cerca de 6,5 mil candidatos disputam 480 vagas a partir das 8h30 do domingo; e a Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia), que tem provas a partir das 8h e 740 inscritos para 84 vagas.

Entre as estaduais, estão a UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú), no Ceará, que terá provas de manhã e à tarde, a partir das 8h; a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), em Minas Gerais, com exames a partir das 8h; e a UEG (Universidade Estadual de Goiás), que faz suas provas da primeira fase do vestibular a partir das 13h.

Além delas, a particular Insper, de São Paulo, realiza o exame de seleção a partir das 13h. O gabarito deve ser divulgado no dia 17.

Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host